Apesar de não saber como chegam aos humanos, cientistas defendem que vírus ATCV-1 ataca o cérebro e limita a aprendizagem e a memória.
Diz um grupo de cientistas norte-americanos que a estupidez é causada por um vírus e que ataca o DNA e que torna os infectados menos inteligentes. Isso porque o ATCV-1 prejudica a atividade do cérebro, sobretudo ao nível da aprendizagem e da memória.
Eram um total de 90 indivíduos participando do estudo e Investigadores da Escola de Medicina John Hopkins e da Universidade de Nebraska descobriram vestígios do vírus na garganta de 40 participantes.
Aqueles que estavam infectados apresentaram piores resultados em testes de inteligência, nomeadamente menor capacidade de concentração e de percepção espacial. Até então, o vírus ATCV-1 só havia sido identificado em algas verdes nos lagos e rios, desconhecendo-se, ainda, com infecta o ser humano. Citado pelo jornal The Independent, Robert Yolken, o virologista que liderou o estudo, destacou que "este é um exemplo notável que mostra que os micro-organismo inócuos que carregamos podem afetar o comportamento e a cognição."
Significa dizer que Einstein estava certo ao dizer que a estupidez humana era infinita?
* Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. - Albert Einstein -