Fala-se em ataque cardíaco, mal súbito, isso é mito. O máximo que pode acontecer ao sonâmbulo, caso ele seja acordado durante uma crise de sonambulismo é um belo susto. Sim, acordá-lo quando estiver andando pela casa não é muito diferente de despertar alguém que esteja dormindo na cama.
Segundo o neurologista Luciano Ribeiro, do Instituto do Sono da Unifesp "Durante a crise de sonambulismo, a pessoa sai do estado de sono profundo, mas não fica totalmente consciente". O sonâmbulo ativa suas funções motoras durante o sono, explica Luciano Ribeiro. Mas isso ocorre antes de ele entrar na fase REM (sigla em inglês) para movimento rápido dos olhos, o período em que as pessoas mais sonham. "Apesar da atividade, sua consciência permanece adormecida."
A consequência disso é que a pessoa levanta-se, abre a geladeira, janelas, muda móveis de lugar. Pode inclusive sofrer um acidente, como rolar escada abaixo ou tropeçar. Convém reconduzir o sonâmbulo até a cama sem despertá-lo. Se não conseguir, acorde-o sem qualquer receio. Afinal entre levar um susto e um eventual acidente, opta-se sempre pelo primeiro.
Apesar de não haver mal algum em acordar o sonâmbulo é importante ressaltar os cuidados a serem tomados pela família ou o próprio. Guardar objetos cortantes e perfurantes, trancar portas e janelas e evitar qualquer situação que possa causar perigo à pessoa no momento em que ocorra o episódio.
* Minha coragem foi a de um sonâmbulo, que simplesmente vai...
- Clarice Lispector -