quarta-feira, 5 de setembro de 2018

A história sobre o misterioso Mar do Diabo


Fonte de inspiração para diversos filmes, livros e séries, o Triângulo das Bermudas é considerado por muitas pessoas como o local mais misterioso do planeta, devido à quantidade de desaparecimentos que já ocorreram na região. No entanto, no Oceano Pacífico existe um local que também é conhecido devido aos mistérios que o rodeiam, como desaparecimentos e atividades paranormais.

Fique a saber mais sobre o enigmático Mar do Diabo
Elfandarilha
© Shutterstock

O que é o Mar do Diabo?
Também conhecido como o Triângulo do Dragão, o Mar do Diabo é uma área geográfica localizada no Oceano Pacífico, perto da costa do Japão.
Elfandarilha
© Public Domain

Localização
O Triângulo situa-se perto de Miyake, uma ilha que localizada a 100 quilômetros do sul de Tóquio.
Elfandarilha
© Wikimedia/Creative Commons

O Triângulo das Bermudas do Oceano Pacífico
A área também já foi chamada por muitos de Triângulo das Bermudas do Oceano Pacífico, devido ao 'fenômeno paranormal' que ocorre nas águas traiçoeiras.
Elfandarilha
© iStock

Reputação
A reputação do Mar do Diabo já existe há décadas, devido às histórias que rodeiam o desaparecimento de inúmeras embarcações.
Elfandarilha
© iStock

Desaparecimentos estranhos
Durante a década de 1950 foram várias as embarcações que desapareceram na área, juntamente com as respectivas tripulações.
Elfandarilha
© iStock

Desaparecimentos enigmáticos
Entre 1950 e 1954, nove navios de carga terão desaparecido no Oceano Pacífico. Alegadamente, todas as embarcações possuíam radiotransmissores e não existiam indícios de complicações meteorológicas.
Elfandarilha
© Shutterstock

Investigação
O governo japonês enviou a sua própria equipe de investigação até ao local, na embarcação Kaiyo Maru, mas esta nunca regressou.
Elfandarilha
© Wikimedia/Creative Commons

Tragédia
Os destroços do Kaiyo Maru foram mais tarde recuperados, no entanto nunca foi descoberto o paradeiro dos 31 elementos da tripulação.
Elfandarilha
© iStock

Dragões maus
O termo Triângulo do Dragão é proveniente de fábulas chinesas, que falam sobre dragões que vivem por baixo da superfície. De acordo com estas histórias antigas, de forma a saciar a fome os dragões atacariam as embarcações que passassem. Estas fábulas tiveram um grande impacto sobre muitas histórias misteriosas que giram em torno do Mar do Diabo.
Elfandarilha
© Shutterstock

Teorias
Muitos procuraram descobrir mais sobre o misterioso Mar do Diabo, com teorias que vão desde perturbações eletromagnéticas até viagens no tempo.
Elfandarilha
© Shutterstock

Vórtice Perverso
Ivan T. Sanderson afirmava que o Triângulo do Dragão era um dos 12 Vórtices Perversos do mundo. A teoria refere que um Vórtice Perverso é uma área geográfica que está ligada a 'aberrações eletromagnéticas', sendo a causa de desaparecimentos inexplicáveis. O Triângulo das Bermudas é o Vórtice Perverso mais popular.
Elfandarilha
© Public Domain

Atividade paranormal
De acordo com algumas lendas, mesmo os navios mais robustos não conseguem resistir à força paranormal que paira na área. Em 1989, Charles Berlitz, escritor, arqueólogo e mergulhador, escreveu um livro onde afirmava que o local tinha uma 'natureza malvada', que tornava-o antinatural e instável.
Berlitz fazia referência a OVNIs e outros objetos estranhos que alegadamente teriam sido avistados sobre o Japão, ao longo de séculos.
Elfandarilha
© iStock

Em busca da verdade
Para contradizer estas teorias ilógicas, o escritor norte-americano Larry Kusche publicou um livro, em 1995, onde afirmava que forneceria respostas reais ao mistério marítimo. A pesquisa de Kusche concluiu que a embarcação Kaiyo Maru, que pertencia ao governo japonês, naufragou devido a um vulcão ou maremoto. E mais, também descobriu um pormenor extremamente importante. O Kaiyo Maru não foi enviado para investigar os misteriosos desaparecimentos. Afinal era uma embarcação de pesquisa que se destinava a recolher vestígios vulcânicos no local.
Elfandarilha
© iStock

Possível verdade
Kusche também contradisse a teoria de Berlitz, de que os navios que desapareceram eram enormes e transportavam toneladas, referindo que eram na verdade pequenas embarcações de pesca. Ele também explicou que durante os anos 50 os recursos navais eram escassos ou de pouca confiança. Devido a isso, muitas embarcações, mesmo as que tinham radiotransmissores, não conseguiam pedir ajuda.
Da correspondência que trocou com oficiais navais japoneses, Kusche concluiu que a maioria das embarcações teriam provavelmente naufragado na costa do Japão.
Elfandarilha
© iStock

Vulcões Subaquáticos
Os vulcões subaquáticos encontram-se ao longo de cristas oceânicas, expelindo lava, dióxido de carbono e outros elementos para o oceano. Estes são regularmente monitorizado por cientistas.
Elfandarilha
© Getty Images

Zona perigosa
Aparentemente os japoneses não sabiam que existia um interesse global em torno do Mar do Diabo, até Kusche ter contactado a Embaixada dos Estados Unidos, em Tóquio. A área nem sequer estava rotulada pelo governo como uma zona perigosa.
Elfandarilha
© iStock

Fatos
A história que está por trás do Mar do Diabo ou Triângulo do Dragão recebeu tamanha atenção pelo mundo, que foram criadas inúmeras teorias que resultaram, ao que parece, numa história inventada.
Elfandarilha
© iStock

Fonte: MSN

"O mistério gera curiosidade e a curiosidade é a base do desejo humano para compreender." 
- Neil Armstrong -