domingo, 16 de setembro de 2018

Conheça 16 entre os mais fascinantes animais pré-históricos!


O reino animal está repleto de espécies diferentes que habitam os mares, a terra e o céu. No passado, isso também acontecia e existiram determinadas espécies que foram extintas. Há milhões de anos, estas espécies habitavam o planeta e até eram 'donos' de alguns territórios.

Conheça animais pré-históricos que habitaram o planeta há milhões de anos!

Mamute
Estes animais extinguiram-se há 'apenas' 4500 anos atrás e habitavam em regiões de clima frio e temperado do planeta, segundo o site Newdinosaurs. Foram encontrados vários fósseis deste animal em países da Europa, norte da Ásia (principalmente Sibéria) e América do Norte, comprovando a vida desta espécie nestes locais. Estes animais, semelhante aos atuais elefantes, viveram até há última Era Glacial e também serviam de alimento para os homens que viveram no período Neolítico (Idade da Pedra Polida) .
Elfandarilha
© Shutterstock
Smilodon
Esta espécie é também conhecida como dentes-de-sabre e viveu durante a época Pleistoceno. Segundo o site Newdinosaurs, este felino viveu entre os 2,5 milhões e os 10 mil anos atrás. É o representante dos felinos e acredita-se que surgiu na América do Norte e que se extinguiu na América do Sul. O animal é semelhante a um leopardo e possuía dentes grandes e característicos.
Elfandarilha
© Shutterstock

Livyatan melvillei
Esta espécie semelhante a uma baleia é mais um animal misterioso que habitou o planeta há milhões de anos. Tal como indica o site Newdinosaurs viveu aproximadamente há 13 milhões de anos, durante o período Mioceno. Foram descobertos fósseis desta baleia pré-histórica no ano 2008, na atual região do Peru.
Elfandarilha
© Shutterstock

Canis Dirus
Este lobo pré-histórico viveu no período Plistocénico e acredita-se ter sido extinto há 10 mil anos, tal como indica o site Prehistoric. Apesar de estar relacionado com o lobo-cinzento e também com o cão, o animal não é antepassado de nenhuma destas espécies.
Elfandarilha
© Shutterstock


Gigantopithecus
Esta espécie de primata extinta, viveu no planeta aproximadamente entre os 6 milhões e os 200 mil anos atrás, tal como indica o site Newdinosaurs. Acredita-se que tenha vivido nas atuais regiões da China, Índia e Vietnã.
Elfandarilha
© Reuters

Megatério
Este animal era uma preguiça gigantesca que viveu entre a era Miocena e a Era Moderna e entre os 10 milhões e os 10 mil anos atrás, segundo site Newdinosaurs. Era herbívoro e vivia na atual América do Norte. O animal tinha em média 4 metros de altura e pesava toneladas.
Elfandarilha
© Shutterstock

Doedicurus clavicaudatus
Este animal foi um gliptodonte pré-histórico que viveu do Pleistoceno até à última idade do gelo, há 11 000 anos. Faz lembrar uma tartaruga devido à sua carapaça, mas também um tatu. Os fósseis deste animal foram encontrados no continente americano, mais concretamente na Argentina.
Elfandarilha
© Shutterstock

Camelops
O antepassado dos camelos viveu desde o final do Plioceno até o final da Época do Pleistoceno (entre 3,6 milhões e 11,700 anos atrás), tal como indica o site Britannica. Tinha pernas longas e robustas, um pescoço comprido e provavelmente uma única bossa, à semelhança com os atuais dromedários. Acredita-se que o animal foi extinto na América do Norte.
Elfandarilha
© Shutterstock

Procoptodon
Foi um gênero de marsupial semelhante aos cangurus atuais que viveu na Austrália na época do Pleistoceno, segundo os site Newdinosaurs. Era herbívoro, tinha em media 4,9 metros de altura e pesava cerca de 200 quilos.
Elfandarilha
© Shutterstock

Hipparion
Este antepassado do cavalo que viveu aproximadamente entre os 20 milhões e o 2 milhões de anos atrás e residia em praticamente todos os continentes, segundo o site Newdinosaurs.
Elfandarilha
© Shutterstock

Purgatorius
Este animal, semelhante a uma ratazana foi um mamífero pré-histórico que viveu há aproximadamente 65 milhões de anos, como indica o site Newdinosaurs. O animal vivia na atual América do Norte, era omnívoro e a sua casa eram as árvores, à semelhança dos primatas.
Elfandarilha
© Shutterstock

Gliptodonte
Este mamífero atribuído como o antepassado dos tatús, residia na América do Norte. Acredita-se, segundo o artigo publicado no site Wilder, que estes gigantes tenham surgido no planeta há 35 milhões de anos.
Elfandarilha
© Shutterstock

Titanoboa cerrejonensis
Esta espécie de serpente habitou no nosso planeta há milhões de anos depois da extinção dos dinossauros. Os investigadores estimam que esta cobra gigante podia medir até 14 metros de comprimento.
Elfandarilha
© Getty Images

Daeodon
Esta espécie de artiodáctilo gigante foi mais um que viveu no nosso planeta há milhões de anos. O seu aspecto faz lembrar uma espécie de cão, misturado com javali e boi. Segundo site Newdinosaurs, o animal viveu durante o período Mioceno e foi Edward Drinker Cope em 1878 que lhe deu o nome de Daeodon, que traduzido pode significar 'porco terrível'.
Elfandarilha
© Shutterstock

Entelodonte
Este animal pré-histórico parece ser o antepassado dos porcos e viveu nas planícies da Eurásia no final do período Eoceno, há cerca de 30 milhões de anos. O animal é também conhecido como 'porco-do-inferno' provavelmente devido ao seu ar feroz.
Elfandarilha
© Shutterstock

Paraceratherium
Este animal é também apelidado de 'rinoceronte-girafa' e é um dos maiores mamíferos terrestres que já existiram. Segundo o site Newsdinosaurs, a espécie pré-histórica viveu aproximadamente entre 33 a 23 milhões, durante o período Oligoceno.
Elfandarilha
© Shutterstock

Fonte: MSN

"A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos." - Marcus Cícero -