Tem coisas que você usa todos os dias, e não percebe que possuem recursos ocultos que as tornam mais brilhantes do que você imaginava inicialmente.
Normalmente, pensamos que as coisas são do jeito que são “porque sim”. Mas, na realidade, existe uma razão – importante – para terem sido projetadas dessa forma. Confira:
1. Lego
Já se perguntou porque as cabeças dos bonecos de LEGO possuem furos? Não é à toa. É para permitir que crianças pequenas respirem se por acaso as engolirem.
2. Maçaneta
Geralmente, maçanetas são feitas de latão (composto de zinco e cobre). Isso é bom porque esse material tem propriedades antimicrobiais e pode se “autodesinfectar”, livrando-se de 99% dos germes em cerca de duas horas.
3. Garrafa de cerveja
A cor marrom das garrafas de cerveja não é apenas estética. Ela ajuda a bloquear luz ultravioleta do sol, que poderia deixar a bebida fedida e com gosto ruim.
4. Lâmpada
O famoso formato de bulbo da lâmpada serve a dois propósitos: é fácil de ser projetado usando técnicas de sopro de vidro, e seu design esférico é o melhor para controlar emissões de luz e calor.
5. Bola de golfe
As covinhas da bola de golfe não possuem razões estéticas, mas sim aerodinâmicas. Elas criam turbulência na camada de ar em volta da bola, reduzindo a resistência atrás dela.
6. Cabide de madeira
Cabides de plástico ou metal não chegam nem perto dos cabides de cedro, que repelem traças, evitam mofo e aromatizam.
7. Clipes
Em 1890, haviam clipes de muitas formas diferentes, cada uma com suas vantagens e desvantagens.
No entanto, seu design atual foi considerado o melhor porque servia para segurar bem o papel, sem rasgá-lo. O formato simples de duas voltas também é uma vantagem. Além disso, ele pode ser facilmente reaproveitado como outras ferramentas improvisadas.
8. Bueiro
Bueiros são redondos para que sua tampa não caia dentro de seu próprio buraco. Qualquer outro formato que não um círculo possibilitaria que a tampa coubesse dentro do buraco pelo menos de uma maneira. [Cracked]
Fonte:
hypescience
"Os conceitos e princípios fundamentais da ciência são invenções livres do espírito humano"
- Albert Einstein -