segunda-feira, 3 de novembro de 2014

12 formas simples de economizar água


O pesquisador Antônio Nobre, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST), braço do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) analisou mais de 200 artigos científicos sobre a Amazônia e sua relação com o clima e as chuvas no Brasil, e concluiu que o desmatamento dessa região influencia a falta de água sentida nas regiões mais populosas do país, incluindo o Sudeste. A diminuição da quantidade de árvores no bioma impede o fluxo de umidade entre o Norte e o Sul do país, aponta o estudo divulgado em 30 de outubro.

O dado mais recente do Deter foi divulgado em setembro, com números referentes aos meses de junho e julho, e já indicava aumento de 195% no desmate na comparação entre os dois meses de 2013 e 2014. As informações são utilizadas pelo Ministério do Meio Ambiente para controlar a devastação do bioma.



Assim sendo existem algumas atitudes, que nós consumidores podemos fazer para economizar água. Quem não colabora para a solução é parte do problema.


Economize água sem fazer grandes sacrifícios


1 -Tome banhos mais rápidos. Cada minuto a menos no chuveiro pode evitar o desperdício de 23 litros de água, dependendo do chuveiro.
2 - Se você tem uma torneira pingando, conserte-a logo – o desperdício de água pode chegar a 2.000 litros por mês. Não tente apertar mais a torneira, pois isto desgastará a arruela e agravará o vazamento.
3 - Sempre que abrir uma torneira e esperar a água ficar quente, guarde a água fria numa jarra ou balde e use-a para regar as plantas, encher o bule ou qualquer outra finalidade. Você pode economizar 4 litros de água a cada vez que fizer isso.
4 - Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou se barbeando. Uma torneira aberta pode desperdiçar até 15 litros por minuto.
5 - Se tiver a opção, use a meia descarga no banheiro, sempre que for apropriado. Você poderá economizar 8 litros por descarga.
6 - Só use a máquina de lavar na capacidade total. A redução do número de lavagens pode poupar grande quantidade de água – modelos com abertura superior chegam a usar 240 litros por lavagem.
7 - Não use a lava-louças com poucas peças. Cada ciclo de lavagem evitado representa uma economia de até 50 litros.
8 - Ao lavar a louça manualmente, enxágue os pratos na pia cheia de água em vez de sob a torneira. Você pode economizar até 15 litros por minuto.
9 - Lave frutas e verduras numa bacia com água ou na pia cheia até a metade em vez de sob a torneira. Isso pode reduzir o consumo de água em mais de 30 litros a cada vez.
10 - Ao lavar o carro, use balde e esponja no lugar da mangueira. Se usar apenas seis baldes, a economia chegará a 150 litros por lavagem.
11 - Para limpar entradas, caminhos e calçadas, use a vassoura em vez da mangueira.
12 - Reduza gradualmente a frequência com que costuma regar o jardim. Isso levará as plantas a desenvolver raízes mais fortes e profundas, evite a rega nos horários mais quentes, faça-o de manhã ou à noite.


* É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.
- Victor Hugo -


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.