quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Pessoas famosas que morreram de AIDS


A AIDS é a 2ª doença infecciosa que mais faz vítimas no mundo e não tem cura. A epidemia derrubou economias, destruiu populações inteiras e mudou costumes.

Existem vários tipos e subtipos de HIV. Parte disso acontece porque o vírus passou dos macacos para homens mais de uma vez “Foram pelo menos 3 focos. Uma dessas entradas deu origem ao HIV-2, que não veio do chimpanzé, como o HIV-1, mas do macaco-verde africano”, diz o virologista Paolo Zanotto. Temos de 8 a 10 subtipos do HIV-1, e o único lugar em que todos são encontrados é a África, o que reforça a teoria de que foi lá que começou a pandemia.

Em 1983 foi dentificado o retrovírus HIV como o causador da AIDS. A descoberta foi, depois de muita polêmica, dividida entre Luc Montagnier, de Paris, e o americano Robert Gallo.

1991 - Uma década depois de ser descoberto, o HIV já infecta mais de 10 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Rock Hudson
Roy Harold Scherer Jr., também conhecido como Rock Hudson (1925-1985) foi um dos atores mais populares nos anos 50 e 60, embora hoje seja lembrado acima de tudo por ser a primeira pessoa a morrer de AIDS conscientizando o mundo desta nova doença. No início de sua carreira, ele esteve principalmente no western, mas depois se apresentou nos melodramas de Douglas Sirk e mais tarde como um brilhante intérprete de comédias românticas ao lado de Doris Day.
Elfandarilha
© Facebook
Freddie Mercury
Voz inesquecível do Queen, um dos mais incríveis e universalmente reconhecido como um dos melhores frontman na história da música, Freddie Mercury, nome artístico de Farrokh Bulsara, doente com AIDS, desenvolveu uma pneumonia grave que levou à sua morte, ocorreu no dia seguinte à declaração pública de seu estado de saúde grave.
Elfandarilha
© Steve Jennings/WireImage
Nureyev
Apelidado de The Flying Tatar, ou o "Flying Tatar", dançarino e coreógrafo de estilo nacional austríaco, Nureyev é considerado um dos maiores dançarinos do século 20, juntamente com Nižinskij e Baryšnikov. A partir da segunda metade dos anos 80, o inevitável declínio do extraordinário poder físico de Nureev começou. Quando a AIDS fez sua aparição dramática por volta de 1982. Ele morreu em 6 de janeiro de 1993 devido a uma crise cardio-respiratória após a condição irrecuperável da doença.
Elfandarilha
© Getty Images
Liberace
Ator, pianista, personalidade de televisão e artista de salão de música americano. No final de 1986, durante uma de suas últimas entrevistas, Liberace indiretamente deu notícias de sua doença declarando: "Como você pode aproveitar a vida se não tiver saúde?". Ele nunca falou publicamente sobre sua homossexualidade e muitas vezes apareceu na companhia de mulheres. Em uma entrevista de 2011, a atriz e amiga Betty White disse que Liberace era na verdade gay e que ela era frequentemente usada como uma "cobertura" por seus gerentes para silenciar rumores sobre sua sexualidade. Liberace morreu em 4 de fevereiro de 1987.
Elfandarilha
© ITV/Rex Features
Michel Foucault
Uma figura proeminente na corrente estrutural-antropológica, estruturalista e pós-estruturalista entre a década de 1960 e o início da década de 1980, Michel Foucault morreu em Paris devido a uma doença relacionada à AIDS em 25 de junho de 1984.
Elfandarilha
© Jean Pierre FOUCHET/RAPHO/Gamma-Rapho via Getty Images
Isaac Asimov
Talvez o mais famoso escritor de ficção científica tenha morrido em 1992, Isaac Asimov havia sido infectado pelo HIV durante uma transfusão de sangue em 1983, por ocasião de uma operação de bypass cardíaco. O fato de que a AIDS foi a causa de sua morte (inicialmente ele só começou uma parada cardíaca) foi revelado dez anos depois na biografia escrita por sua segunda esposa Janet.
Elfandarilha
© Getty Images
Keith Haring
A estrela de arte de rua de Nova York, transpõe o tema da AIDS em várias de suas obras, animado por um impulso dissuasivo, para tentar salvar vidas; nesse sentido, a pintura AIDS, realizada em 1985. Ele próprio havia muito tempo aceitou a possibilidade de ser positivo dizendo: "Em minha vida fiz muitas coisas, ganhei muito dinheiro e me diverti muito. Mas também vivi em Nova Iorque nos anos do ápice da promiscuidade sexual. Se eu não pegar AIDS, ninguém mais pegará. Morreu em 16 de fevereiro de 1990 em Nova York por causa de complicações relacionadas à AIDS: ela tinha apenas trinta e um anos.
Elfandarilha
© Tseng Kwong Chi / Propriedade de Keith Haring
Fonte: MSN

"Existem varias formas de cometer um erro,mas so sabemos disso quando acontece." - Betinho -