terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Fenômenos astronômicos a não perder em 2019



O ano de 2019 começou da melhor forma para quem gosta de ter os olhos apontados para o céu. Um eclipse total da Lua, uma super-lua, uma 'Lua de Sangue' e até uma queda de meteoros das Quadrântidas já ocorreram em janeiro.
Elfandarilha
© Getwallpapers.co

É certo que estes fenômenos não são facilmente observáveis em qualquer lugar do mundo, no entanto é sempre bom saber onde e quando estes ocorrem.

Fique a saber mais sobre os eventos que vão ocorrer em 2019.

19 de fevereiro - Lua cheia, super-lua
A segunda super-lua do ano irá ocorrer no dia 19 de fevereiro. Este fenômeno ocorre quando a Lua está cheia e o mais próximo possível da Terra em sua órbita.
Elfandarilha
© Getty Images

20 de março - Equinócio de março
O equinócio de março ocorre quando o Sol brilha diretamente sobre a linha do Equador, iluminando todas as partes da Terra com a mesma quantidade de luz solar. Diversos rituais antigos ocorrem por todo o planeta.
Elfandarilha
© Getty Images

21 de março - Lua cheia, super-lua
Com a luz ainda próxima do planeta Terra em sua órbita, a Lua Cheia volta a transformar-se numa super-lua. O belo evento ocorre no dia 21 de março.
Elfandarilha
© Getty Images

19 de abril - Lua Cheia
Abril é o primeiro mês de 2019 onde ocorre uma Lua Cheia que não é uma super-lua, uma vez que a órbita da Lua já se afasta da Terra.
Elfandarilha
© Getty Images

22 e 23 de abril - Chuva de meteoros Líridas
Conta com cerca de 20 meteoros por hora durante os momentos de pico. Ocorre todos os anos entre os dias 16 e 25 de abril. Esta chuva de meteoros é feita de partículas de poeira que caem do cometa C/1861 G1 (Thatcher).
Elfandarilha
© Getty Images

6 e 7 de maio - Chuva de meteoros Eta Aquáridas
Conta com cerca de 60 meteoros por hora, a Eta Aquáridas é vista como um espetáculo. O evento é mais visível no hemisfério sul, sendo parcialmente visível no norte.
Elfandarilha
© Getty Images

18 de maio - Lua Cheia, Lua Azul
Este fenômeno ocorre uma vez a cada 2.7 anos, tendo lugar quando existe uma quarta Lua Cheia ao invés das três habituais. As Luas Cheias ocorrem a cada 29.53 dias, sendo que este ano há uma extra.
Elfandarilha
© Getty Images

10 de junho - Júpiter em oposição
A melhor altura para ver Júpiter da Terra, em 2019, é no dia 10 de junho. O enorme planeta de gás fará a sua maior aproximação à Terra, na sua rotação ao redor do Sol, que iluminará a superfície de Júpiter.
Elfandarilha
© Getty Images

17 de junho - Lua Cheia
Algumas tribos da América do Norte apelidam este evento de 'Lua Cheia de Morango', devido ao amadurecimento das frutas.
Elfandarilha
© Getty Images

21 de junho - Solstício de verão (solstício de junho)
É o primeiro dia de verão no hemisfério norte e primeiro dia de inverno no hemisfério sul. Ocorre quando o Polo Norte se inclina para o Sol.
Elfandarilha
© Getty Images

2 de julho - Eclipse solar total
O primeiro eclipse solar total de 2019 será visível apenas no sul do Pacífico, no centro do Chile e centro da Argentina. É um dos dois eclipses totais do sol deste ano.
Elfandarilha
© Getty Images

9 de julho - Saturno em oposição
Saturno fará a sua a maior aproximação à Terra no dia 9 de julho, sendo totalmente iluminado pelo Sol durante a noite. Os anéis do planeta também ficarão visíveis.
Elfandarilha
© Getty Images

16 de julho - Lua Cheia
Algumas tribos indígenas chamaram este evento de Lua Cheia do Fanfarrão, uma vez que ocorre quando crescem os chifres dos cervos.
Elfandarilha
© Getty Images

16 de julho - Eclipse parcial da Lua
Será visível da Europa, África, Ásia Central e Oceano Índico. A lua 'viajará' de forma parcial pela zona mais escura da sombra da Terra.
Elfandarilha
© Getty Images

28 e 29 de julho - Delta do Sul Aquariids
Com cerca de 20 meteoros a passar no céu por hora, este fenômeno ocorre todos os anos entre os dias 12 de julho e 23 de agosto.
Elfandarilha
© Getty Images

12 e 13 de agosto - Chuva de meteoros Perseidas
É um sonho para quem gosta de observar estrelas. São cerca de 60 estrelas cadentes a voar pelo céu por hora. O fenômeno brilhante é causado por fragmentos que saem do cometa Swift-Tuttle.
Elfandarilha
© Getty Images

15 de agosto - Lua Cheia
As tribos indígenas dão o nome de Lua Cheia de Esturjão, uma vez que este tipo de peixe é fácil de apanhar durante o mês de agosto.
Elfandarilha
© Getty Images

9 de setembro - Netuno em oposição
Esta é a distância mais próxima a que Netuno estará da Terra, durante todo o ano. O planeta ficará visível ao longo de toda a noite, mas somente como um ponto azul.
Elfandarilha
© Getty Images

14 de setembro - Lua Cheia
É popularmente conhecida por Lua da Colheita, uma vez que ocorre próximo do equinócio de setembro. Algumas tribos também a designam por Lua Cheia de Milho, já que este fenômeno tem lugar próximo a data da colheita do milho.
Elfandarilha
© Getty Images

23 de setembro - Equinócio de setembro
É o primeiro dia de outono no hemisfério norte e primeiro dia de primavera no hemisfério sul. Os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz solar no dia 23 de setembro de 2019.
Elfandarilha
© Reuters

8 de outubro - Chuva de meteoros Draconídeos de Outubro
Apenas 10 meteoros atravessam o céu noturno por hora durante este evento. Grãos de poeira voam do cometa 21P Giacobini-Zinner, anualmente, entre os dias 6 e 10 de outubro.
Elfandarilha
© Getty Images

13 de outubro - Lua Cheia
Algumas tribos indígenas da América do Norte apelidam este fenômeno de Lua Cheia do Caçador, referindo-se ao fato de o caçador ter tido sorte durante a época da caça.
Elfandarilha
© Getty Images

21 e 22 de outubro - Chuva de meteoros Orionidas
Observada desde tempos muitos antigos, esta chuva de meteoros conta com 20 estrelas cadentes por hora, voando dos remanescentes do cometa Halley.
Elfandarilha
© Reuters

27 de outubro - Urano em oposição
O planeta, visto à esquerda na imagem e topograficamente colorido à direita, ficará mais próximo da Terra no dia 27 de outubro.
Elfandarilha
© Reuters

5 e 6 de novembro - Chuva de meteoros Táuridas
Esta longa chuva de meteoros conta com poeira espacial de dois cometas diferentes, produzindo apenas 10 meteoros por hora. O asteroide 2004 TG10 e o Cometa Encke são responsáveis pelo espetáculo, que ocorre anualmente entre os dias 7 de setembro e 10 de dezembro.
Elfandarilha
© Reuters

11 de novembro - Rara passagem de Mercúrio pelo Sol
Consegue ver aquele pequeno pontinho à esquerda do Sol? É Mercúrio. A próxima passagem de Mercúrio pelo Sol ocorrerá apenas em 2039. O evento tem lugar apenas em alguns anos, sendo visível na América do Norte, México, Europa, Oriente Médio e África.
Elfandarilha
 © Getty Images

12 de novembro - Lua Cheia
As tribos indígenas norte-americanas apelidam este fenômeno de Lua Cheia do Castor, uma vez que era por esta altura que eles colocavam as armadilhas para os castores.
Elfandarilha
© Reuters

17 e 18 de novembro - Chuva de meteoros Leônidas
Grãos de poeira do cometa Tempel-Tuttle enviam 15 meteoros por hora pelo céu. A cada 33 anos esta chuva tem centenas de estrelas cadentes.
Elfandarilha
© Reuters

24 de novembro - Conjunção de Vénus e Júpiter
No dia 24 de novembro, Júpiter (à esquerda na imagem) e Vênus (à direita na imagem) estarão visíveis a olho nu.
Elfandarilha
© Reuters

12 de dezembro - Lua Cheia
As tribos indígenas norte-americanas apelidam este fenômeno de Lua Cheia Fria, uma vez que esta ocorre na altura das temperaturas mais baixas.
Elfandarilha
© Reuters

13 e 14 de dezembro - Gemínidas
Repleto de cores, este fenômeno conta com cerca de 120 estrelas cadentes por hora no céu noturno. Os destroços do asteroide 3200 Faetonte são responsáveis pela maior chuva de meteoros do ano.
Elfandarilha
© Reuters

22 de dezembro - Solstício de dezembro
Com o Polo Sul a apontar para o Sol, o inverno cai sobre o hemisfério norte enquanto o verão chega ao hemisfério sul, a 22 de dezembro.
Elfandarilha
© Getty Images

21 e 22 de dezembro - Chuva de meteoros Ursídeos
Esta pequena chuva de meteoros, produzida pelo cometa Tuttle, permite que entre cinco a dez meteoros voem pelo céu por hora.
Elfandarilha
© Reuters

26 de dezembro - Eclipse solar anual
Este eclipse solar anual ocorre quando a Lua está tão longe da Terra, na sua órbita, que bloqueia por completo o Sol. Um anel em forma de raio de luz forma-se à volta da Lua, criando um belo efeito. Será visível da Arábia Saudita, sul da Índia, norte do Sri Lanka e Indonésia.
Elfandarilha
 © Getty Images

Fonte: MSN

“Eu consigo calcular o movimento de corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas.”
 - SIR ISAAC NEWTON -