domingo, 17 de junho de 2018

Descubra como as cores afetam as nossas emoções


Há quem não ligue muito às cores mas a verdade é que estas têm grande influência sobre os nossos comportamentos e emoções.
A psicologia das cores prova isso mesmo, ao mostrar que determinadas tonalidades criam diferentes sensações nas pessoas.

É necessário realizar ainda muitos estudos sobre este interessante e intrigante tema. No entanto, o pouco que se sabe sobre o poder das cores já pode nos dar uma ajuda no dia-a-dia.

O que é a psicologia das cores?
É o estudo sobre o efeito que as diferentes cores têm sobre a mente e o comportamento humano.
Elfandarilha
© iStock

Efeitos
As cores podem influenciar aquilo que nos rodeia, como o sabor da comida. Esta psicologia é muito usada no marketing e publicidade para criar impacto e influenciar as escolhas dos consumidores.
Elfandarilha
© iStock

Cromoterapia
A psicologia das cores pode ser usada em diferentes terapias para aliviar ou curar determinadas dores.
Elfandarilha
© iStock

Psicologia das cores
Então vamos saber como as cores podem influenciar a sua atitude!
Elfandarilha
© iStock

Cor-de-rosa
De acordo com a Verywell Mind, esta cor produz um efeito calmante.
No entanto, alguns estudos mostram que esta sensação só ocorre quando existe a primeira exposição à cor. A Verywell Mind refere que depois de algum tempo, a pessoa pode mesmo ficar agitada.
Elfandarilha
© Pixabay

Roxo
Outra cor que tranquiliza e acalma é o roxo. Tons de violeta, lavanda ou lilás são excelentes para quartos, uma vez que ajudam ao relaxamento e à qualidade da atmosfera, refere a Freshome.com.
Elfandarilha
© Pixabay

Amarelo
Pode não acreditar, mas a tonalidade amarela é a mais cansativa para ficar a olhar, devido à sua intensidade e brilho.
É também uma cor que capta muita atenção, daí ser muito usada em sinais de trânsito e em anúncios publicitários, refere a Verywell Mind.
Elfandarilha
© Pixabay

Vermelho
Se tiver um primeiro encontro e quiser impressionar a pessoa, então o vermelho é a cor a usar. Esta é sedutora, sensual e capta a atenção.
A Verywell Mind refere que o vermelho é usado para estimular a mente e o corpo e aumenta a circulação.
Elfandarilha
© iStock

Branco
É uma cor muito interessante, uma vez que as pessoas exibem diferentes sensações e reações à mesma.
Para algumas pessoas, o branco traz uma sensação de serenidade e segurança. Para outras, a cor branca traz-lhes a sensação de frio, uma vez que associam a cor a locais como os hospitais.
Elfandarilha
© iStock

Marron
Tal como o branco, também o marron provoca diferentes sensações nas pessoas.
Segundo a Verywell Mind, esta cor pode provocar sensações como força, segurança e proteção. Outras pessoas olham para a cor como um vazio, como algo amplo e forte, o que cria uma sensação de tristeza, solidão e isolamento.
Elfandarilha
© Pixabay

Verde
Esta cor ajuda à produtividade. É ideal para ter no escritório. Por vezes, ter o papel de parede do computador nessa tonalidade pode ajudar.
Como refere a Entrepreneur, o verde é benéfico para o foco e a eficiência, sendo uma ótima cor para ter em locais de trabalho.
Elfandarilha
© Pixabay

Cinza
De acordo com a Science of People, o cinza é uma cor que retira energia.
Segundo a Colour Affects, o cinzento não tem qualquer propriedade psicológica associada, uma vez que é uma cor neutra.
Elfandarilha
© iStock

Laranja
Segundo a Verywell Mind, esta cor invoca sentimentos de excitação e entusiasmo. É por isso que é comum ver equipes desportivas com esta cor.
De acordo com a Science of People  o laranja estimula a atividade cerebral e o fornecimento de oxigénio ao cérebro.
Elfandarilha
© Pixabay

Preto
Por isso, caso queira ameaçar ou intimidar alguém, use a cor preta! No mundo da moda também é considerada uma cor 'que emagrece'.
Segundo a Science of People, foram analisados mais de 52 mil jogos da NHL. Os jogadores que usaram o equipamento preto foram penalizados por agressão mais vezes do que os jogadores que usaram o equipamento branco.
Elfandarilha
© Pixabay

Azul
Se a sua família segue um plano alimentar restrito ou se estiver à procura de perder peso, talvez seja uma boa ideia ter a cozinha azul.
De acordo com a Verywell Mind, a cor azul ajuda a suprimir a fome, uma vez que é difícil encontrar alimentos nesta cor. As pessoas também costumam associar o azul a veneno ou a algo estragado, daí ser uma cor nada apetitosa. De qualquer forma, podemos sempre usar talheres azuis.
Elfandarilha
© iStock

Fonte: MSN

“A maior dor do vento é não ser colorido.”  - MÁRIO QUINTANA - 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo