O governo é, usualmente, utilizado para designar a instância máxima de administração executiva, geralmente reconhecida como a liderança de um Estado ou uma nação.
Palácio Real de Madrid, Espanha
O Palácio Real de Madrid continua a ser, oficialmente, a residência do Rei de Espanha, apesar de, na atualidade, o Rei o utilizar somente para ocasiões de gala, almoços, recepções oficiais, entregas de prêmios e audiências, já que a Família Real optou por viver num palácio mais modesto, o Palácio da Zarzuela.
Tem uma área de 135 000 m² e 4318 quartos, é o maior palácio real na Europa.

Palácio Presidencial, Polônia
Construído em 1643, este palácio em Varsóvia sediou o vice-rei do Reino da Polônia durante a ocupação russa e, mais tarde, o Conselho de Ministros, antes de se tornar a residência oficial do presidente da Polônia em 1994.

Palácio Real em Estocolmo, Suécia
A residência oficial do rei sueco foi concluída em 1760. O palácio tem 230 m/2 e 125 de largura. É a residência oficial e o maior de todos os palácios reais do Monarca da Suécia (a residência particular da Família Real Sueca é o Palácio de Drottningholm). Os gabinetes particulares do monarca (actualmente Carlos XVI Gustavo) e de outros membros da família real, bem como os gabinetes administrativos da Corte Real da Suécia estão ali localizados. O palácio também é usado para fins representativos pelo Rei, no decurso dos seus deveres enquanto Chefe de Estado.

Quirinal Palace, Itália
Construído em 1583 na mais alta das sete colinas de Roma, este palácio foi a casa de vários papas e reis antes que se tornou a residência oficial do presidente italiano. O Palácio do Quirinal hospeda os gabinetes e os aposentos do Chefe de Estado. Na grande ala da via do Quirinal, a denominada Manga Longa, encontram-se os Apartamentos Imperiais, os quais foram especialmente preparados, decorados e mobilados para as duas visitas que o kaiser Guilherme II realizou à Itália, em 1888 e 1893. Estes apartamentos acolhem, atualmente, os monarcas e chefes de estado estrangeiros em visita oficial ao Presidente da República.

Palácio Real, em Amsterdã, Holanda
Este palácio, originalmente construído para servir como município, foi erguido entre 1648 e 1665 - durante o Século de Ouro dos Países Baixos, quando Amesterdam se encontrava no auge de seu poder. A partir de 1808, o edifício deixou de ser considerado como sede do município, ganhando o estatuto de palácio real. Desde 1939 é usado pela família real da Casa de Orange-Nassau, não como sua residência, mas com funções de representação e como casa de hóspedes para as visitas de Estado.O palácio é aberto para visitas.

Palácio Real de Bruxelas, na Bélgica
Além dos escritórios do rei e da rainha, o Palácio Real abriga os serviços de marechal-mor da Corte, do chefe do gabinete do rei, do chefe da casa militar do rei e do intendente da lista civil do rei. Seus interiores também são utilizados para grandes eventos e para a recepção de chefes de Estado estrangeiros.
Este edifício de mais de 150 anos é aberto ao público para visitas entre julho e setembro.

Istana Nurul Iman, Brunei
Este palácio, que foi concluída em 1984, é a residência oficial do Sultão de Brunei em Bandar Seri Begawan. O edifício tem mais de 1.700 quartos e interiores foram projetados por Khuan Chew, que também trabalhou no Burj al Arab em Dubai.

O Palácio de Buckingham, Inglaterra
Este palácio é a residência em Londres e sede da monarquia britânica. Em 1837, tornou-se a residência oficial do rei, após a coroação da rainha Victoria. A mudança da cerimônia do protetor na frente do palácio é uma grande atração turística.

Grand Palace em Bangkok, Tailândia
O palácio é a residência oficial dos reis tailandeses de 1782, mas o atual rei, Bhumibol Adulyadej, vive em Chitralada Palace. O Grand Palace tem 220.000 m/2 e é usado para eventos oficiais.

Palácio do Governo do Peru, Peru

Bellevue Palace, Alemanha
Nas margens do Rio Spree, em Berlim, este palácio é a residência oficial do presidente da Alemanha desde 1994. Antes da reunificação do país, serviu como residência secundária do presidente da Alemanha Federal.

Grande Palácio do Kremlin, Rússia
A residência oficial do Presidente da Rússia esteve em construção entre 1837 e 1849 e foi projetado por uma equipe de arquitetos liderados por Konstantin Thon, a fim de mostrar a grandeza da autocracia russa. Os grandes salões de recepção do segundo piso são usadas para cerimónias de Estado solenes, como, por exemplo, a tomada de posse dos presidentes.

Elysee Palace, França
A residência do presidente da França desde 1848 passou por muitas mudanças na estrutura do início do século XVIII. O palácio está aberto ao público, uma vez por ano, durante as Jornadas Europeias do Patrimônio, em setembro.

Rashtrapati Bhavan, Índia
A residência oficial do Presidente da Índia é a segunda maior residência de um chefe de Estado, depois da Itália Palácio Quirinale. Após a Independência da Índia, em 1947, o palácio foi preservado como residência dos chefes de Estado. No campo, há os majestosos Jardins Mughal.

Casa Rosada, Argentina
Esta mansão é a sede do governo argentino e foi construído em 1898. O edifício, famosa pela sua tonalidade rosa, é um dos monumentos históricos nacionais no país e tem um museu com coleções de ex-presidentes. A residência oficial do presidente está fora da Cidade de Buenos Aires, na famosa Quinta de Olivos.

Presidential Office Building, Taipei, Taiwan
Embora seja, em Taipei, capital de Taiwan, abriga o Gabinete do Presidente da República da China. Este edifício foi concluído em 1919 pelo arquitecto japonês Uheiji Nagano, quando Taipei estava sob soberania japonesa.

Royal Palace, Phnom Penh, Camboja
A residência oficial do rei do Camboja tem 175.000 m/2. Baseado na arquitetura Khmer. Foi construído no século XIX, sobre o reinado do rei Morodom. Sua construção terminou em 1870, transferindo a família real do antigo palácio em Oudong.

Palácio Presidencial, Lituânia
A construção da residência oficial do presidente da Lituânia foi concluída em 1834, embora o projeto tenha começado no século XIV. Em 1997, o palácio se tornou o local oficial do Presidente da Lituânia.

Palácio Nacional, Malásia
O palácio serviu como residência oficial do rei, até a família real mudar-se para um novo palácio em 2011. O antigo palácio de Kuala Lumpur foi convertida em museu real em 2013.

Palácio Real em Oslo, Noruega
A residência oficial do monarca norueguês foi projetado pelo arquiteto dinamarquês Hans-nascido Linstow. O edifício foi construído no século XIX e foi a residência do rei Carlos III Noruega.

Ak Orda Palácio Presidencial, Cazaquistão
É o escritório oficial do Presidente do Cazaquistão. Enquanto a equipe da Administração Presidencial encontra-se neste lugar, o presidente não mora aqui.

Casa Branca, Estados Unidos
A Casa Branca, construída entre 1792 e 1800, na cidade de Washington, é a residência oficial e escritório do presidente dos Estados Unidos. John Adams foi o primeiro presidente a ficar aqui. Para visitar o edifício, você deve fazer uma solicitação seis meses de antecedência.

Castelo de Praga, República Checa
Este castelo, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, é também a maior do mundo pelo Guinness Book, ocupa uma área superior a 72,5 mil m². Hoje, é a residência oficial do presidente checo. As jóias da coroa da Boêmia estão alojados aqui.

O Palácio de Amalienborg é a residência da Família Real Dinamarquesa.
Composto de quatro edifícios simétricos, projetado por Nicolai Eigtved, Amalienborg abrigou entre 1750 e 1768, diferentes famílias da nobreza dinamarquesa. Até que, em 1794, um incêndio destruiu o Palácio de Christiansborg, fazendo de Amalienborg a residência real. O Palácio é considerado como uma das maiores obras arquitetônicas da Dinamarca e um dos edifícios mais refinados em estilo rococó.

Residência oficial do presidente da Islândia em Bessastaðir
Não fica localizada na capital, mas em uma cidade vizinha, Álftanes. A construção fazia parte de uma fazenda, que foi confiscada pelo Rei da Noruega, no século 13. A construção do edifício principal foi iniciada em 1761, mas só em 1940, depois de passar por vários proprietários, passou a ser a residência oficial de regentes e presidentes da Islândia.

"Um chefe de Estado deve incorporar o "espírito da nação" perante a própria nação e o mundo". - Charles de Gaulle -