Há lugares que, mesmo pequenos, tem tantas cidades interessantes que merecem ser explorados pelo menos uma vez na vida. Ao redor do mundo há países que reservam atrações incríveis e podem ser vistos em apenas um dia. Como eles têm áreas que chegam a ser menores que vilarejos, são facilmente percorridos em pouco tempo.
Mônaco
É uma cidade-estado soberana, situado no sul da França. É independente desde o século 15, mesmo tendo apenas 1,95 km². Banhado pelo Mar Mediterrâneo, o destino é uma das principais escolhas de artistas e milionários para as férias de verão, já que reserva muitos serviços de luxo e paisagens belíssimas. Apesar de ter uma pequeno território, Mônaco tem a maior densidade populacional da Europa, com mais de 16 mil habitantes por quilômetro quadrado; e tem a menor taxa de desemprego do mundo, que é próxima de 0%.
© Shutterstock
Gibratar
É um território britânico ultramarino localizado no extremo sul da Península Ibérica. Corresponde a uma pequena península, com uma estreita fronteira terrestre a norte, é limitado, dos outros lados, pelo Mar Mediterrâneo, Estreito de Gibraltar e Baía de Gibraltar, já no Atlântico. Cerca de 30 mil pessoas moram em Gibraltar. Sua principal atração é a natureza e, para ter um visual panorâmico da região, o teleférico que vai até o topo da pedra símbolo do local é a sugestão.
© Shutterstock
San Marino
Seu tamanho é de apenas 61 km² com uma população estimada em 30 000 habitantes. Sua capital é a Cidade de San Marino. O microestado fica dentro da Itália, envolto pela região da Emília Romana. O destino foi construído em cima de um morro pelo Império Romano, no ano 301 e ganhou o título, em 1600, de "O Estado Soberano mais antigo do mundo". As construções históricas são as principais atrações.
© Shutterstock
Vaticano
É a sede da Igreja Católica e uma cidade-Estado soberana, que existe desde 1929, sem costa marítima cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Com aproximadamente 0,44 km² e com uma população de pouco mais de 800 habitantes. O Vaticano é o menor estado independente do mundo. Tem como principais atrações do Museu do Vaticano, A Basília de São Pedro e a Capela Sistina.
© Shutterstock
Ilha de Man
Em meio ao Mar da Irlanda fica a ilha, que é um território britânico autônomo. Quem visita o local conhecerá ruínas vikings, o imponente castelo Peel, fortalezas celtas e igrejas de pedra. Tem cerca de 48 km de comprimento e entre 13 e 24 km de largura, com uma área de 572 km² e cerca de 84 mil habitantes.
© Shutterstock
Andorra
Localizado na Cordilheira dos Pirineus, entre a Espanha e a França.Tem 468 km², população de aproximadamente 72 mil habitantes. A população de Andorra está listada como tendo a maior expectativa de vida do mundo, com média de 83,52 anos, dados de 2007. Por estar cercado de montanhas, o lugar é muito procurado durante o inverno para a prática de esportes de neve. Outro destaque é que o destino é um paraíso fiscal, tendo preços mais baratos de vários produtos.
© Shutterstock
Liechtenstein
Localizado no centro da Europa, encravado nos Alpes entre a Áustria, a leste, e a Suíça a oeste. Pouco mais de 34 mil habitantes moram nos seus 160 km². O Liechtestein tem uma superfície cerca de 576 vezes menor que a de Portugal; é 53218 vezes menor que o Brasil.
É governado pela família real, que mora em um castelo que fica no topo de uma montanha da capital, Vaduz. O cenário é de conto de fadas. Além de ter construções históricas, o destino é muito procurado durante o inverno, já que fica no meio dos Alpes.
© Shutterstock
Macau
Macau foi colonizada e administrada por Portugal durante mais de 400 anos e é considerada o primeiro entreposto, bem como a última colônia europeia na Ásia. Atualmente, o destino é uma "Região Administrativa Especial Chinesa" e seu centro histórico tem o título de Patrimônio Mundial da Unesco. Sua pequena área de 30,3 km² e cerca de 640 700 habitantes, representa um dos lugares mais visitados do mundo, recebendo mais de 14,3 milhões de turistas por ano.
© Shutterstock
Qatar
Apesar de ter uma área de 11 mil km², somente um pequeno pedaço do território do Qatar é habitado e resto é ocupado por grandes desertos. A capital, Doha, tem paisagem vertical, com muitos arranha-céus. Ela vai ser a sede da Copa do Mundo de 2022 e reserva atrações como o Museu de Arte Islâmica e o Golfo Persa.
© Shutterstock
Ilhas Malvinas
O arquipélago, que é um território britânico ultramarino, tem um governo independente, uma área de cerca de 12 mil km² e fica em meio ao Oceano Atlântico, perto da Patagônia, na América do Sul. Seus principais moradores não são pessoas, e sim, animais. A população de cerca de 2.932 é constituída principalmente por nativos das ilhas, a maioria de ascendência britânica. A região abriga centenas de espécies de fauna e flora, sendo algumas delas exóticas. Há muitos pinguins e aves no local.
© Shutterstock
“As nações são todas mistérios. Cada uma é todo o mundo a sós.”
- Fernando Pessoa -