Talvez você se surpreenda ao ver que os Estados Unidos e os países da União Europeia não estão entre as primeiras nações com a maior taxa de obesidade no mundo. As monarquias do Golfo, que têm um elevado nível de rendimento per capita, dominam o topo da lista, de acordo com uma lista publicada pelo Índice Global de Segurança Alimentar de 2014.
A obesidade é uma das principais causas de morte evitáveis em todo o mundo, com taxas de prevalência cada vez maiores em adultos e em crianças. É considerada pelas autoridades um dos mais graves problemas de saúde pública do século XXI.
© moodboard / Corbis
10: Venezuela
Cerca de 31% da população da Venezuela é obesa. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o problema decorre da falta de alimentos (como visto na imagem de uma loja em Caracas), juntamente com os preços elevados, o que torna difícil para a maioria das pessoas ao acesso uma dieta saudável e equilibrada. Para muitos, a única opção é consumir calorias de junk food.
© Leo Ramirez / AFP / Getty Images
9: Síria
Além do 32% da população considerada obesa, o nível crescente de obesidade entre as mulheres é uma questão de grande preocupação na Síria. Mulheres em países devastados pela guerra, muitas vezes ficam em suas casas, deixando-lhes pouco espaço para o exercício ou lazer, que, por sua vez, gera mais problemas de saúde.
© LightRocket / Getty Images
8: Estados Unidos
Os problemas de saúde nos Estados Unidos continua a ser uma questão grave: 32% da população sofre de problemas relacionados à obesidade e é um dos países desenvolvidos com o maior número de crianças obesas. Em uma tentativa de combater a epidemia da obesidade, os Estados Unidos tem instalado campanhas publicitárias agressivas, tais como aqueles vistos na fotografia.
A imagem da esquerda mostra uma menina com excesso de peso, com uma legenda que diz: "É difícil ser uma menina, se você não é pequena"; enquanto a imagem da direita mostra uma criança com excesso de peso, com uma legenda que diz ". A prevenção do excesso de peso começa em casa e na fila do buffet."
© Choa / Barcroft EUA / Barcoft de mídia via Getty
7: México
A disponibilidade de alimentos calóricos e processados, e pela falta de conhecimento geral sobre a nutrição na população são as principais razões por que 33% dos mexicanos sejam obesos. O problema de peso no país começou a ressoar nos anos 80, quando os alimentos processados substituiu nas gôndolas as tradicionais refeições vegetais.
© ASSOCIATED PRESS
6: África do Sul
A ocidentalização crescente, África do Sul tornou-se o único país subsaariana com um problema de peso preocupante. Cerca de 33,5% da população é obesa. Os restaurantes de fast food, que vendem comida barata e rápidas são uma das principais causas deste problema.
© ASSOCIATED PRESS
5: Emirados Árabes Unidos
© Karim Sahib / AFP / Getty Images
4: Jordânia
34,3% da população da Jordânia é obesa e isso afeta duas vezes mais mulheres do que homens.
© Bloomberg
3: Egito
35% da população do Egito é obesa, um problema causado principalmente pelo preço acessível de junk food e aumento da renda per capita. Além disso, os egípcios consomem mais bebidas enlatadas do que qualquer outro país e não há virtualmente nenhuma campanha contra o consumo de junk food. A abundância desses alimentos é tão visível que os vemos até mesmo contrabandeadas na fronteira com a Faixa de Gaza (foto).
© AFP / Getty Images
2: Arábia Saudita
© Bloomberg
1: Kuwait
No topo dos países com os mais obesos, com 42,8%, é o Kuwait. Esta taxa elevada é devido a um rápido crescimento do bem-estar geral no país, o que levou a uma terrível auto-indulgência e um grande consumo no país. O problema da obesidade atinge principalmente as mulheres, com 50% da população feminina obesos.
© Creatives zero / Corbis
Fonte: MSN/Es
"Somos onívoros, ou seja, animais que comem de tudo. Quando você corta um grupo alimentar, você assusta o seu corpo. Ele vai desenvolver adaptações que podem fazer você engodar mais a longo prazo.” - Sophie Deram, doutora em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP -