O preço a pagar por fotos excêntricas e criativas poderá ser muito mais caro do que imagina. Publicar selfies nas redes sociais é uma prática comum, executada por milhões de utilizadores em todo o mundo. No entanto, na tentativa de publicar uma foto diferente das restantes, há quem esteja disposto a ir um pouco mais além, correndo o risco de perder a vida. Um estudo de 2016 mostra que, embora a maioria destas mortes envolvam adolescentes, a verdade é que alguns destes casos já ocorreram com idosos.
Os números podem corresponder a valor mais baixos do que o real uma vez que as selfies não são referidas em muitas certidões de óbito.
Malásia
Número de mortes: 1Em setembro de 2017, um homem de 20 anos caiu do topo de um hotel, em Genting Highlands, enquanto tentava tirar uma selfie.
© iStock |
Nova Zelândia
Número de mortes: 1Em fevereiro de 2017, uma estudante universitária foi arrastada pelas correntes da água de uma barragem, do rio Wakato, enquanto ela e as amigas estavam a tirar uma selfie. Estas ignoraram o sinal de alerta que estava na barragem.
© iStock |
Hong Kong
Número de mortes: 1Em março de 2016, um homem de 30 anos perdeu a vida depois de cair da montanha Lion Rock, enquanto tentava tirar uma selfie.
© iStock |
Tailândia
Número de mortes: 1Em fevereiro de 2018, uma mulher de 22 anos morreu depois de ser atropelada por um comboio, enquanto tirava uma selfie, no distrito de Phaya Thai, em Banguecoque. Um amigo da vítima ainda ficou ferido no acidente.
© iStock |
Romênia
Número de mortes: 1Um adolescente morreu em Iasi, em maio de 2015, quando tentava tirar uma selfie no teto de um comboio. A perna do jovem tocou acidentalmente num cabo elétrico e a vítima foi eletrocutada até à morte. Um dos amigos do jovem também teve de ser hospitalizado.
© iStock |
Austrália
Número de mortes: 1Em março de 2016, dois homens tiravam uma selfie juntamente com uma arma, quando esta disparou acidentalmente. Um deles morreu e o outro acabou por se considerar culpado de homicídio culposo.
© iStock |
Sérvia
Número de mortes: 1Um homem de 22 anos foi fatalmente colhido por um trem, perto da cidade de Sremska Mitrovica. A vítima estava a tentar tirar uma selfie e a tentar recriar a cena de um filme, onde o personagem corria à frente da carruagem do trem.
© iStock |
África do Sul
Número de mortes: 1Em janeiro de 2015, uma mulher de 21 anos morreu durante um encontro, depois de cair de Northcliff Hill, em Joanesburgo, quando se preparava para tirar uma selfie com o acompanhante.
© iStock |
Quênia
Número de mortes: 1Em setembro de 2016, um turista italiano de 66 anos morreu depois de ser atacado por um elefante, enquanto tentava tirar uma selfie no Swara Camp, em Kulala.
© iStock |
Omã
Número de mortes: 2Duas jovens do Sri Lanka afogaram-se enquanto visitavam Ain Garziz. Uma delas escorregou, enquanto as duas tentavam tirar uma selfie, acabando por arrastar a outra.
© Shutterstock |
Nigéria
Número de mortes: 2Em julho de 2017, dois estudantes afogaram-se numa lagoa, na Universidade Federal de Tecnologia, Akure, depois de caírem do interior de um barco, enquanto tentavam tirar uma selfie em grupo.
© iStock |
Itália
Número de mortes: 2Em incidentes separados, uma adolescente e um turista alemão morreram depois de caírem de alturas elevadas, enquanto tentavam tirar selfies.
© iStock |
Indonésia
Número de mortes: 2Em maio de 2015, em dois casos isolados, dois homens morreram depois de caírem enquanto tentavam tirar selfies. Num dos casos, a vítima caiu do cimo de uma falésia, na ilha de Nusa Lembongan.
© Jordy Meow/Creative Commons
|
Vietnã
Número de mortes: 2Em julho de 2016, dois homens foram colhidos por um comboio, na província de Hung Yen, enquanto tentavam tirar uma selfie nos caminhos-de-ferro.
© iStock |
Turquia
Número de mortes: 2Em dezembro de 2015, dois adolescentes foram atropelados por um camião numa estrada, junto ao aeroporto de Antália. Juntamente com três amigos, as duas vítimas estavam deitadas para assim tirarem selfies, com os aviões a servirem de cenário de fundo.
© iStock |
Colômbia
Número de mortes: 2Em incidentes distintos, que ocorreram em 2018, um adulto caiu do cimo de uma catarata e outro caiu de cima de uma ponte, enquanto tentavam tirar selfies.
© iStock |
Peru
Número de mortes: 2Em incidentes separados, que ocorreram em junho de 2016, um turista caiu do cimo de uma falésia e outro caiu de cima de uma catarata, na tentativa de tirarem selfies.
© iStock |
Espanha
Número de mortes: 3Durante uma corrida de touros, um homem foi colhido por um dos animais, em agosto de 2015, enquanto tentava tirar uma selfie com o touro. Noutro incidente, em novembro de 2014, uma estudante polaca morreu depois de cair do cimo da Ponte de Triana, em Sevilha, enquanto tentava tirar uma selfie.
© iStock |
Sri Lanka
Número de mortes: 3Os dois incidentes ocorreram em junho de 2017 e envolveram pessoas a tirar selfies em caminhos-de-ferro e no teto do trem.
© iStock |
Portugal
Número de mortes: 3Em agosto de 2015, um casal polaco morreu depois de cair de uma falésia, no Cabo da Roca. Os dois posavam para uma selfie, na companhia dos filhos. Em 2018 um casal australiano caiu da muralha da praia dos Pescadores, ele não resistiu aos ferimentos.
© Hurtuv/Creative Commons
|
Reino Unido
Número de mortes: 3Dois casos ocorreram em 2017 e ambos os incidentes envolveram neozelandeses. No primeiro, uma mulher de 41 anos morreu depois de tentar tirar uma selfie enquanto andava de bicicleta, em Londres. Acabou por cair e por ferir fatalmente a cabeça.
© iStock |
Nepal
Número de mortes: 3Os três incidentes ocorreram separadamente, em 2016. Num dos casos, um homem morreu enquanto tentava tirar uma selfie com um elefante.
© iStock |
Brasil
Número de mortes: 3Enquanto posava para uma selfie nas rochas do Farol de Santa Marta, em abril de 2017, um casal foi arrastado por uma onda. Uma das vítimas morreu e a outra foi resgatada. Em 09 agosto de 2017 um adolescente morreu em Governador Valadares e outro acidente aconteceu em Jaboticabal, no dia seguinte.
© iStock |
Croácia
Número de mortes: 3O primeiro caso relatado ocorreu em junho de 2015 e envolveu um turista eslovaco que morreu depois de cair do cimo de uma pedra no Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, enquanto tirava uma selfie. No ano seguinte, um canadiano de 20 anos ficou gravemente ferido num acidente semelhante.
© iStock |
Chile
Número de mortes: 3O caso mais recente envolve dois jovens que se afogaram na cidade costeira de Arica, que escorregaram e caíram enquanto tentavam tirar uma selfie.
© iStock |
Filipinas
Número de mortes: 4Em janeiro de 2016, num dos incidentes, um estudante de 19 anos morreu depois de cair do topo de um prédio de 20 andares, em Manila, enquanto tirava uma selfie. Outros incidentes envolveram turistas a serem atingidos por veículos em andamento, enquanto tiravam selfies.
© iStock |
China
Número de mortes: 4Em maio de 2016 um homem morreu depois de ser arrastado por uma morsa para o interior de uma piscina, no Xixiakou Wildlife Park, em Rongcheng, enquanto tentava tira tirar uma selfie com o animal que pesa mais de uma tonelada. O tratador da morsa também morreu, na tentativa de salvar o visitante.
© iStock |
México
Número de mortes: 4Num incidente, que ocorreu em março de 2017, dois adolescentes morreram depois de serem atingidos pela asa de um avião, enquanto tentavam tirar uma selfie na pista de aterragem, em Chihuahua.
© iStock |
Rússia
Número de mortes: Pelo menos 10Em junho de 2017, seis crianças morreram em incidentes diferentes, que ocorreram no espaço de uma semana. Todos tentaram tirar uma selfie à frente de um comboio em andamento.
© iStock |
Paquistão
Número de mortes: 11A maior parte das mortes relacionadas com selfies, que ocorreram neste país, foram por afogamento. Em dois casos separados, que ocorreram em agosto de 2016, um total de seis pessoas afogaram-se no rio Kunhar, enquanto tiravam selfies.
© iStock |
Estados Unidos
Número de mortes: 14O primeiro registo de morte por selfie, que ocorreu no país, foi em 2011, quando três adolescentes morreram enquanto tentavam tirar uma selfie nos caminhos-de-ferro, no Utah. O último caso ocorreu em março de 2017, quando uma jovem de 14 anos se afogou na cidade de Bandon, depois de cair do cimo de um tronco enquanto tirava uma selfie.
© iStock |
Índia
Número de mortes: Mais de 80A Índia é responsável por cerca de metade das mortes que ocorreram no mundo devido a selfies. Algumas vítimas morreram ao tentarem tirar fotos com animais selvagens, outras afogaram-se depois de caírem de falésias, há quem tenha morrido ao tentar tirar fotografias com trens em andamento e há também quem tenha sido baleado enquanto tentava tirar uma foto com alguma arma de fogo.
© iStock |
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta." - Albert Einstein -