quinta-feira, 27 de junho de 2019

Bill Gates prevê os próximos 10 avanços que mudam o mundo


Dê uma olhada no futuro
O MIT Technology Review não poderia ter pedido mais do que o vidente do dinheiro para compilar sua última lista de 10 tecnologias revolucionárias. O bilionário pioneiro em computação, o mega-filantropo Bill Gates, há muito tempo tem a habilidade de fazer previsões assustadoramente precisas, tendo previsto tudo, de mídias sociais e smartphones a sites de comparação de preços. Analisamos o futuro através da bola de cristal do co-fundador da Microsoft e revelamos as 10 tecnologias que ele acredita que em breve mudarão o mundo e o que podemos esperar.

2019: Vacinas personalizadas contra o câncer 
A start-up alemã BioNTech está na vanguarda do desenvolvimento personalizado de vacinas contra o câncer. A empresa, que se uniu à Genentech, está em processo de testar as vacinas, o que pode acabar revolucionando a prevenção e o tratamento precoce de 10 ou mais cânceres, talvez até o final deste ano.
Elfandarilha
© photo da ciência / Shutterstock

Gates tem grandes esperanças para este próximo avanço: vacinas personalizadas contra o câncer. Para o paciente individual, as vacinas funcionam ao se concentrarem nas células cancerosas em seus estágios iniciais de crescimento e estimulando o sistema imunológico do corpo a destruí-las.
Elfandarilha
© Courtesy BioNTech

2019: Sonda intestinal em uma pílula
A sonda intestinal em uma pílula é um avanço médico que poderia salvar a vida de muitas crianças em todo o mundo. Pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts estão aperfeiçoando uma série de dispositivos econômicos e de fácil ingestão que podem detectar condições como a enteropatia ambiental, uma condição intestinal evitável que pode causar desnutrição. Ela afeta milhões de crianças nos países em desenvolvimento.
Elfandarilha
© Courtesy Massachusetts General Hospital

O procedimento atual para detectar o distúrbio é invasivo e caro, e muitas crianças permanecem sem diagnóstico. Também tem outros aplicativos. Eles incluem triagem para condições como esôfago de Barrett e hérnia de hiato, que são diagnosticados por endoscopia digestiva alta e biópsia no momento. A pílula sonda já é usada em adultos e começou a ser testada em bebês.
Elfandarilha
© Courtesy Massachusetts General Hospital

2020: O hambúrguer sem carne de vaca
O próximo avanço tecnológico selecionado por Gates é a carne sem carne, que ele acredita ser uma grande mudança no jogo. Tanto é assim que o bilionário da Microsoft colocou seu dinheiro onde ele está investindo nas empresas dominantes do setor: Beyond Meat, Memphis Meats e Impossible Foods.
Elfandarilha
© Courtesy Impossible Foods 

Mais pessoas do que nunca estão se voltando para dietas vegetarianas e veganas, ou mesmo um regime “flexitário” que inclui alguma carne, mas é em grande parte vegetariana. Portanto, o interesse e a demanda por alternativas livres de carne que imitam o sabor e a textura do negócio real estão crescendo. A carne à base de vegetais já está amplamente disponível, e a Beyond Meat, que produz essa 'carne', teve o IPO de maior sucesso por anos, com uma avaliação de US $ 3,8 bilhões. No entanto, a carne cultivada em laboratório está a cerca de um ano de distância.
Elfandarilha
© Courtesy Beyond Meat

2021: Saneamento sem esgotos
Gates é apaixonado por melhorar a saúde e a qualidade de vida de 2,3 bilhões de pessoas em todo o mundo que não possuem saneamento básico, segundo a Organização Mundial de Saúde. Lançada em 2011, a iniciativa Reinvent the Toilet da Fundação Bill e Melinda Gates gastou centenas de milhões de dólares para financiar pesquisas de saneamento e mostrar projetos que processam resíduos sem um sistema de esgoto.
Elfandarilha
© Nicolas Asfouri / AFP / Getty

Os estabelecimentos de ensino e empresas apresentaram algumas soluções inovadoras, incluindo a Universidade do Sul da Flórida, com seu conversor de resíduos humanos transformando energia e água de resíduos. Mas a corrida ainda está em andamento para produzir um banheiro barato que possa funcionar sem esgoto. Além de melhorar e salvar vidas, Gates diz que a tecnologia pode ajudar a economizar US $ 233 bilhões por ano em custos relacionados a doenças causadas por falta de saneamento.
Elfandarilha
© Nicolas Asfouri / AFP / Getty

2021: Assistentes de inteligência artificial
A atual safra de assistentes de AI - pense em Siri ou Alexa - ainda é bastante limitada no que eles podem fazer, mas tudo está pronto para mudar no futuro próximo. Os avanços na IA resultaram na criação de assistentes virtuais mais inteligentes, capazes de dominar tarefas complexas, desde a anotação de reuniões até a realização de consultas.
Elfandarilha
© Kaspars Grinvalds / Shutterstock

Exemplos atuais incluem: Google Duplex, que pode fazer reservas em restaurantes e entender conversas humanas naturais; e AliMe do Alibaba, o assistente de AI do serviço de atendimento ao cliente da gigante do comércio eletrônico chinês. O chatbot inteligente pode lidar com todos os tipos de pedidos e lida com um impressionante 95% de consultas de atendimento ao cliente. A tecnologia está se tornando tão avançada que algumas pessoas não sabem se estão conversando com um robô ou com um ser humano.
Elfandarilha
© Courtesy Google

2022: Um ECG no seu pulso
A tecnologia wearable está prestes a transformar como condições comuns e não tão comuns são detectadas, diagnosticadas e tratadas. Monitores de frequência cardíaca em pulseira, por exemplo, estão progredindo de aparelhos simples que registram as batidas do seu relógio por minuto para dispositivos de ECG ultrassensíveis que podem detectar uma série de anormalidades, incluindo os sinais de alerta de um derrame ou ataque cardíaco.
Elfandarilha
© Cortesia Withings

Uma enorme quantidade de empresas inovadoras estão ativas no campo. Eles incluem: o líder da indústria Withings, que está trabalhando em um smartwatch chamado Move ECG, que pode fazer um eletrocardiograma em movimento; e AliveCor, uma empresa com sede na Califórnia que criou um dispositivo de dois sensores com a capacidade de detectar fibrilação atrial da ponta dos dedos.
Elfandarilha
© Cortesia AliveCor

2023: Destreza do robô
Os robôs estão se tornando cada vez mais sofisticados e capazes de lidar com uma grande variedade de tarefas. Melhorar sua destreza é fundamental, de acordo com Gates. Os avanços relacionados à inteligência artificial estão determinados a transformar autômatos de máquinas desajeitadas capazes de realizar tarefas limitadas, a maravilhas multitarefas que podem aprender a fazer qualquer coisa, desde pintar uma imagem até montar um carro.
Elfandarilha
© Ociacia / Shutterstock

UC Berkeley é um dos principais intervenientes no campo. Uma equipe de pesquisa da universidade desenvolveu “o robô mais hábil de todos os tempos” usando uma tecnologia de manipulação robótica chamada Dex-Net, que possui mãos controladas por rede neural que podem aprender a agarrar objetos de formas incomuns. Outras grandes organizações na vanguarda da destreza do robô incluem o Open AI e a Carnegie Mellon University.
Elfandarilha
© Courtesy UC Berkeley

2024: Prevendo prematuros
O programa de Saúde Materna, Neonatal e Infantil da Fundação Bill & Melinda Gates tem tudo a ver com a melhoria da saúde das futuras mães e bebês. Portanto, não é surpresa que Gates tenha incluído um exame de sangue quase milagroso que pode prever se uma gestante dará à luz prematuramente.
Elfandarilha
© Brocreative / Shutterstock

Barato para produzir e administrar, o teste foi desenvolvido por uma equipe da Universidade de Stanford, na Califórnia. Ele avalia os níveis sanguíneos da mãe para o RNA livre de células, a molécula que carrega instruções genéticas, para calcular a idade do bebê e o risco de um parto prematuro. Um start-up de spinoff chamado Akna Dx foi criado para comercializá-lo. Um total de 15 milhões de bebês nascem prematuramente a cada ano. Dado o nascimento prematuro é a principal causa de morte em crianças menores de cinco anos, este novo teste tem o potencial de salvar inúmeras vidas.
Elfandarilha
© IvanRiver / Shutterstock

2024: Coletor de dióxido de carbono
Gates também está de olho no campo de captura de dióxido de carbono. Como a próxima geração de energia nuclear e hambúrgueres sem carne de vaca, essa tecnologia emergente provavelmente será uma das nossas armas mais eficazes na batalha contra a mudança climática. Tecnologias que sugam literalmente o gás de efeito estufa do ar podem fazer uma diferença real.
Elfandarilha
© Courtesy Climeworks

Várias usinas de captura de dióxido de carbono já estão abertas ou previstas para lançamento em breve. Eles incluem a instalação da empresa suíça Climeworks, a primeira do tipo a extrair o gás do ar e armazená-lo no subsolo. Outras instalações na Suíça e nos EUA venderão a commodity capturada para a indústria de bebidas.
Elfandarilha
© Courtesy Climeworks

2025: O santo graal da energia nuclear
Gates é um dos principais proponentes da energia nuclear, cuja adoção mais ampla poderia ajudar a evitar a mudança climática. Os avanços tecnológicos estão tornando a energia nuclear mais segura e mais econômica. As mais empolgantes incluem o desenvolvimento de reatores da Geração IV para fissão e até fusão, o santo graal da energia nuclear, bem como reatores mini-modulares que podem ser usados ​​em uma escala relativamente pequena.
Elfandarilha
© Courtesy MIT

Reatores de fissão da próxima geração mais limpos, seguros e super eficientes estão sendo desenvolvidos por empresas como a TerraPower, uma empresa que o próprio Gates fundou. Em 2011, a empresa lançou um projeto na China para desenvolver um reator que usasse urânio empobrecido e não apenas urânio enriquecido. Isso poderia resolver a questão dos resíduos nucleares, mas as mudanças na política dos EUA em relação à China impediram que o projeto-piloto decolasse. Da mesma forma, start-ups como a Commonwealth Fusion Systems e a TAE Technologies estão trabalhando duro na fusão e a NuScale, uma empresa baseada em Oregon, espera fornecer reatores modulares dinky até 2025.
Elfandarilha
© Courtesy MIT

Fonte: MSN

"Os negócios vão mudar mais nos próximos dez anos do que mudaram nos últimos 50 anos."  - Bill Gates -