Patinação artística no gelo é um dos tipos de patinação. Faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno desde o início em Chamonix, em 1924. Também fez parte dos Jogos Olímpicos de 1908 e 1920. A pioneira desse esporte é a lendária Sonja Henie.
Imagem pixabay |
O hábito de patinar teve origem na Europa. No início, patinar era uma maneira de se deslocar, utilizada para atravessar os lagos e canais congelados no Inverno. Após ser descoberta como forma de recreação, patinadores mais brincalhões começaram a fazer desenhos no gelo com as lâminas dos patins e começaram a ser realizados desafios. A partir da avaliação dos desenhos decidia-se qual era o mais original, complexo e bonito. Daí surgiu o nome pela qual esta modalidade é conhecida como Patinação Artística.
Existem narrativas que os melhores patinadores conseguiam assinar os seus nomes sobre o gelo.
Grandes nomes como Ekaterina Gordeeva, Sergei Grinkov, Kristi Yamaguchi, Sasha Cohen , Alexei Yagudin, Evgeni Plushenko, Brian Joubert, Carolina Kostner, Yuna Kim e Yuzuru Hanyu ditam e ditaram os rumos da patinação nas suas épocas, são alguns dos melhores patinadores que o mundo já viu.
O mais recente feito de Yuzuru Hanyu, atleta japonês de 20 anos foi bater o recorde de todos os tempos, tendo a pontuação de 322,40 pontos em uma competição.
"As pessoas bem sucedidas, nada mais são do que gente que desenvolveu o poder de acreditar em si mesmas e naquilo que realizam."
- David Schwartz -