O estudo chama-se "Perils of Perception" ("perigos da Percepção") e foi realizado pela multinacional Ipsos MORI em 28 países.
Como as pessoas defendem seus pontos de vista sobre questões polêmicas como desigualdade, imigração ou as taxas de obesidade, foram os temas escolhidos para a pesquisa.
Genericamente, todos temos uma opinião sobre os temas, mas o certo é que sabemos muito pouco sobre eles.
Entre os países mais desinformados o México ocupa a primeira colocação, a Índia em segundo e o Brasil em terceiro.
A Europa está representada entre os mais desinformados pela Bélgica e Itália.
A Coreia do Sul, Polônia e Irlanda são os que apresentaram as melhores respostas.
Um exemplo:
Acesso à Internet: Há um grande fosso entre o mundo desenvolvido e em desenvolvimento em estimativas de acesso à internet. Enquanto a maioria nos países mais ricos ligeiramente subestimam suas (relativamente elevados) níveis de acesso à internet, no mundo em desenvolvimento entrevistados superestimam quantos de seus concidadãos estão online.