Qualquer cheiro é suficiente para despertar fome, provocar atração ou repulsa, trazer de volta cenas do passado. Cheirar é se emocionar sempre.
Foram convidadas dez milhões e meio de pessoas a raspar e cheirar seis cartelas e em seguida responder o questionário. São assinantes da conceituada revista norte-americana National Geographic, foi a maior pesquisa de que se tem notícia com o tema: o olfato.
As cartelas, encartadas em uma edição da revista - incluíam gotas de essência, cercadas por uma substância química cujas moléculas estouravam ao serem raspadas, liberavam o cheiro. Eram aromas diferentes: banana, almíscar, alho, rosa, gás e suor. A revista recebeu 1,5 milhão de respostas e começou a publicar os resultados.
Qualquer que fosse o cheiro, as mulheres sempre mostraram-se mais sensíveis que os homens. Já as grávidas, que se gabaram tanto de ter um excelente olfato, tiveram maior dificuldades que as demais mulheres em identificar os odores. Ficou bastante claro que existem cheiros difíceis e fáceis: apenas 20% dos leitores conseguiram reconhecer o cheiro tão humano do suor - deve ser por causa do hábito de usar desodorante; e não mais de 30% identificaram o pungente odor de almíscar. E quase todos (99%) acertou o cheiro de banana.
Idade mexe com o olfato: aos 20 anos os narizes percebem praticamente tudo; aos 80, raras pessoas ainda sentem um cheiro qualquer - e, regra geral, quando sentem, não conseguem reconhecê-lo.
* Chorar não vai trazer de volta seu cão, a não ser que suas lágrimas tenham cheiro de ração. - Homer Simpson -