Na época do filme analógico havia um inconveniente com as fotos. Depois de tudo pronto, lá estavam os "olhos vermelhos", não se sabia como as fotos tinham ficado até a revelação.
Este fenômeno, que acaba sendo corrigido por filtros e outros recursos tecnológicos de câmeras e smartphones, hoje sequer muitos tem conhecimento.
- Mas por que ficamos com os olhos vermelhos ao tirar fotos?
A pupila dos nossos olhos funciona de forma semelhante a uma máquina fotográfica: abre e fecha-se dependendo da quantidade de luz à qual estamos expostos. Quando o lugar é escuro, as nossas pupilas dilatam-se o máximo que podem para permitir que entre mais luz, e assim, possamos enxergar. Geralmente, nestas situações de pouca luz é empregado o uso do flash da câmera.
Ao disparar do flash, as pupilas continuam dilatadas, pela pouca luz que havia anteriormente. O vermelho que aparece nas fotos nada mais é que o sangue responsável pela oxigenação da retina, que fica em maior evidência a partir da luz do flash.
- Em animais, cachorros e gatos, este reflexo fica verde
Também eles, como acontece com humanos, sofrem com olhos brilhantes em fotografias. Já tentou fotografar seu animal e percebeu que ele ficou com olhos verdes brilhantes? A cor diferente fica nítida por causa de uma camada extra de tecido que possuem atrás da retina, que auxilia na visão noturna.
- Solucionando o problema
Já foi um grande problema na época em que usava-se os filmes analógicos.
Nos tempos modernos, além de ser possível conferir como a foto fica instantes após tirá-la, certos sensores digitais já aplicam correções logo após o disparo. Softwares de edição de imagens também costumar vir preparados para resolver o problema com ferramentas de uso simples.
Já ficou muito desapontado quando todos na foto ficaram com os olhos vermelhos?
* Trocava toda minha tecnologia por uma tarde com Sócrates - Steve Jobs -