segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Pernilongos eles não dormem?


Fêmeas são responsáveis por atormentar as noites de sono com seu zumbido.

Pernilongos alimentam-se de seiva, néctar e sangue, sendo que somente as fêmeas alimentam-se de sangue. Após o acasalamento elas o procuram em busca de proteínas e ferro. 

  • Eles atacam mais umas pessoas do que outras e à noite?

O Culex (pernilongo), é um mosquito noturno, que prefere se alimentar no horário em que as pessoas estão em repouso. À noite, no escuro, ele é atraído pelo gás carbônico emitido na respiração humana, voando próximo do rosto, e só depois escolhe um local para picar. É por isso que costumamos ouvir os zumbidos tão incomodativos quando da sua aproximação.

  • E transmitem doenças?

O Culex não transmite o vírus da dengue. Porém, além do incômodo que gera para a população, em algumas regiões do Brasil ele é responsável pela transmissão da filariose (elefantíase).  É capaz de transmitir outras arboviroses, em especial encefalites e febres hemorrágicas graves, como a causada pelo vírus Oropouche, que no Brasil já ocorreu no Pará e em Rondônia.

  • Os repelentes como funcionam?

Os mais comuns têm substâncias químicas que afastam os mosquitos das área em que são aplicados. 

Aqueles que emitem sons, que supostamente afastariam os insetos, ainda não tem sua eficácia comprovada. Foram 10 estudos em 2010, concluiu-se que dispositivos ultrassônicos não têm efeito na prevenção de picadas de mosquito. Isso porque podem levar a uma falsa ideia de proteção, e, há países onde mosquitos transmitem malária, dengue, entre outras doenças.

  • Atacam no calor qual a razão?

Temperaturas entre 26 e 28º são ideais para seus organismos. Com o verão acelera-se o ciclo reprodutivo. Abaixo de 18º, ficam inoperantes,  estáticos. Acima de 42º tendem a morrer. No calor reproduzem-se mais rápido. O acúmulo de água contaminada, a existência de valões e esgotos a céu aberto, criadouros preferenciais de pernilongos, são demonstrações da falta de infraestrutura e podem estar relacionadas a outras importantes doenças que ameaçam a população.



 * Pernilongo bem poderia chupar gordura, ao invés de sangue!


2 comentários:

  1. Concordo. Deveriam chupar gordura kkkkkkkkk .Muito interessante, a questão da fêmea buscar ferro após o acasalamento. Preservação da espécie. A natureza é perfeita.
    Obrigada por compartilhar.
    Bjs
    Lúcia

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.