segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Olhos vermelhos em fotos, eram uma tragédia!


Na época do filme analógico havia um inconveniente com as fotos. Depois de tudo pronto, lá estavam os "olhos vermelhos", não se sabia como as fotos tinham ficado até a revelação. 
Este fenômeno, que acaba sendo corrigido por filtros e outros recursos tecnológicos de câmeras e smartphones, hoje sequer muitos tem conhecimento.


  • Mas por que ficamos com os olhos vermelhos ao tirar fotos?


A pupila dos nossos olhos funciona  de forma semelhante a uma máquina fotográfica: abre e fecha-se dependendo da quantidade de luz à qual estamos expostos. Quando o lugar é escuro, as nossas pupilas dilatam-se o máximo que podem para permitir que entre mais luz, e assim, possamos enxergar. Geralmente, nestas situações de pouca luz é empregado o uso do flash da câmera.

Ao disparar do flash, as pupilas continuam dilatadas, pela pouca luz que havia anteriormente. O vermelho que aparece nas fotos nada mais é que o sangue responsável pela oxigenação da retina, que fica em maior evidência a partir da luz do flash.


  • Em animais, cachorros e gatos, este reflexo fica verde


Também eles, como acontece com humanos, sofrem com olhos brilhantes em fotografias. Já tentou fotografar seu animal e percebeu que ele ficou com olhos verdes brilhantes? A cor diferente fica nítida por causa de uma camada extra de tecido que possuem atrás da retina, que auxilia na visão noturna.


  • Solucionando o problema


Já foi um grande problema na época em que usava-se os filmes analógicos. 
Nos tempos modernos, além de ser possível conferir como a foto fica instantes após tirá-la, certos sensores digitais já aplicam correções logo após o disparo. Softwares de edição de imagens também costumar vir preparados para resolver o problema com ferramentas de uso simples.

Já ficou muito desapontado quando todos na foto ficaram com os olhos vermelhos?


* Trocava toda minha tecnologia por uma tarde com Sócrates - Steve Jobs -



2 comentários:

  1. Nossa... antigamente ficávamos ansiosos aguardando para pegar as fotos reveladas. Só ficava na imaginação de como será que saiu tal foto. Aí, chega o grande dia, vai na fotótica, pega as fotos e vem aqueles olhos vermelhos.
    Cenário lindo, seu cabelo ficou maravilhoso, seu sorriso bonito e aí aqueles olhos vermelhos.... que raiva...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantas fotos horríveis já tive.

      Abraços, obrigada

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.