terça-feira, 7 de maio de 2019

Professores e suas salas de aula ao redor do mundo


A era da informatização está aí para ser vivenciada e praticada em todos os aspectos: sociais, morais, culturais, educativos, profissionais, etc.
Não há mais como se desvincular dos apetrechos eletrônicos, não há como desenvolver uma aula sem se utilizar dos recursos tecnológicos, pois é uma necessidade estabelecida para o processo ensino/aprendizagem.

Mas, e se a sala de aula for como as que mostramos a seguir na Síria, Mongólia, Darfur, Nigéria ou no Iêmen, onde um professor transformou sua casa em escola?

Os alunos assistem a uma aula na casa de um professor, que a transformou em uma escola gratuita improvisada que abriga 700 estudantes, em Taiz, Iêmen, em 18 de outubro de 2018.
Elfandarilha
© REUTERS / Anees Mahyoub 

Moises Vazquez, 26, conhecido como Spider-Moy, assistente de ensino de ciência da computação na Universidad Nacional Autônoma do México  (UNAM),  Faculdade de Ciências,  que ensina vestido como um super-herói cômico do Homem-Aranha, posa para uma foto durante uma aula na Cidade do México, México, 27 de maio de 2016.
Elfandarilha
© REUTERS / Edgard Garrido

Uma professora iraquiana ensina crianças dentro de um ônibus escolar operado pela sociedade civil em Bagdá, Iraque, 22 de novembro de 2018.
Elfandarilha
© REUTERS / Thaier al-Sudani

Os estudantes cantam durante uma aula em uma escola de treinamento de professores, durante uma visita organizada pelo governo para repórteres estrangeiros antes do 70º aniversário da fundação da Coréia do Norte, em Pyongyang, em 7 de setembro de 2018.
Elfandarilha
© REUTERS / Danish Siddiqui

Um professor dá uma aula para estudantes beduínos palestinos ao ar livre perto do assentamento judaico de Maale Adumim (visto em segundo plano), na vila de Al-Eizariya, a leste de Jerusalém, em 1º de março de 2016. As forças israelenses desmantelaram as caravanas que estavam usado como salas de aula para a escola comunitária beduína em 20 de fevereiro de 2016, disseram os moradores. De acordo com funcionários da escola, o exército israelense informou que os contêineres foram removidos porque não possuíam uma licença de construção emitida por Israel para permanecer na área.
Elfandarilha
© REUTERS / Ammar Awad

Damkerng Mungthanya, que é um professor cego, sorri enquanto seus alunos cantam uma música para ele durante uma aula na escola Satri Si Suriyothai em Bangkok, Tailândia, 15 de fevereiro de 2019.
Elfandarilha
© REUTERS / Athit Perawongmetha

Hiba Al-Sharfa, uma professora palestina de 27 anos com Síndrome de Down, brinca com alunos de Síndrome de Down em uma escola da Right to Live Society, na Cidade de Gaza 21 de dezembro de 2016.
Elfandarilha
© REUTERS / Suhaib Salem

Um menino chora à procura de sua mãe enquanto um professor o convence a se juntar a seus colegas de classe durante o primeiro dia de aulas na escola primária Rosauro Almario na cidade de Tondo, na região metropolitana de Manila, Filipinas, 5 de junho de 2017.
Elfandarilha
© REUTERS / Romeo Ranoco

Um professor conduz uma lição para crianças internamente deslocadas dentro de uma caverna na aldeia de Tramla, controlada pelos rebeldes, na província de Idlib, Síria, em 27 de março de 2016. Um grupo de pessoas que vive em uma caverna montou uma escola para crianças durante o dia. A caverna acomodou cerca de 120 alunos, divididos em dois turnos.
Elfandarilha
© REUTERS / Khalil Ashawi

O jovem monge budista Temuulen recita um texto religioso de memória para seu professor Lobsang Tayang pouco depois de acordar em seu quarto no Monastério Amarbayasgalant no distrito de Baruunburen, província de Selenge, Mongólia, 26 de abril de 2018.
Elfandarilha
© REUTERS / Thomas Peter

A professora voluntária britânica Helen Brannigan (C) fala com crianças refugiadas antes da aula na escola "Refugee Education Chios", dirigida por voluntários, na ilha de Chios, na Grécia. 7 de setembro de 2016.
Elfandarilha
© REUTERS / Alkis Konstantinidis

Os alunos fazem o exame final entre as árvores do lado de fora de uma sala de aula em Xinxiang, província de Henan, China, em 3 de julho de 2015. A escola montou o exame ao ar livre para criar um ambiente mais confortável para os alunos, segundo a mídia local.
Elfandarilha
© REUTERS / Stringer

Um professor olha para os alunos que se sentam para um exame de teste em uma escola no campo de IDPs de Abu Shock em Al Fashir, capital do Darfur do Norte, Sudão, 6 de setembro de 2016.
Elfandarilha
© REUTERS / Mohamed Nureldin Abdallah

Prakash Sheetal More (R), uma professora de 30 anos, leciona na Aajibaichi Shaala (Escola das Avós) em Fangane Village, Índia, em 15 de fevereiro de 2017.
Elfandarilha
© REUTERS / Danish Siddiqui

Uma criança abraça uma professora no pátio do Model National Nursery of Kallithea, em Atenas, na Grécia, em 3 de março de 2017.
Elfandarilha
© REUTERS / Alkis Konstantinidis

Um professor ensina língua crioula aos alunos da escola Mission de L'Espoir em Leveque, Haiti, 11 de abril de 2016.
Elfandarilha
© REUTERS / Andres Martinez Casares

A professora Elena Emelyanova lidera uma aula de história para a quinta série Maxim Zuftenkov em uma escola na remota vila de Soino, na região de Smolensk, Rússia, 19 de março de 2018. O número de alunos na escola diminuiu de 200, quando a escola estava abriu há cerca de 40 anos, para seis hoje. No entanto, as autoridades escolares e os professores estão orgulhosos do alto nível de educação dado aos poucos alunos que são tratados individualmente e cuidadosamente aqui.
Elfandarilha
© REUTERS / Vasily Fedosenko

Mohammad Shbool, professor de física jordaniano, interage com seus alunos durante a aula em uma escola pública em Amã, na Jordânia, em 26 de novembro de 2017.
Elfandarilha
© REUTERS / Muhammad Hamed

Os alunos ouvem seu professor Sebastien Ducoroy em sua sala de aula na Escola Primária Les Ormeaux, em Montereau-Fault-Yonne, perto de Paris, França, em 18 de junho de 2018.
Elfandarilha
© REUTERS / Gonzalo Fuentes

O professor-aluno palestino Ahmed al-Sawaferi, de 25 anos, que perdeu as pernas e o braço esquerdo em um ataque aéreo israelense em 2008, lidera uma aula em uma escola primária na Cidade de Gaza em 18 de março de 2015.
Elfandarilha
© REUTERS / Suhaib Salem

Um professor dá aula em uma escola islâmica em um campo de refugiados em Cox's Bazar, Bangladesh, em 3 de julho de 2018.
Elfandarilha
© REUTERS / Mohammad Ponir Hossain

Ano 9 Biologia classe de meninos posam para uma foto com a professora Suzanne Veitch em sua sala de aula na Forest School, Londres, 27 de abril de 2015.
Elfandarilha
© REUTERS / Russell Boyce

Nguyen Thi Phuong ensina uma turma do terceiro ano na escola primária de Van Chai no distrito de Dong Van, fronteira com a China, ao norte de Hanói, Vietnã, 21 de setembro de 2015. Phuong ensina a classe na aldeia onde viveu por 23 anos . Não há eletricidade nem livros. Ela ensina as crianças na língua hmong local.
Elfandarilha
© REUTERS / Kham

Um professor de uma escola deslocada internamente conduz aulas dentro de uma estrutura improvisada de bambu no campo de El Geneina, no oeste de Darfur, Sudão, em 24 de novembro de 2015.
Elfandarilha
© REUTERS / Mohamed Nureldin Abdallah

Azonmayon Moses, um professor de 21 anos e eleitor pela primeira vez, posa para uma foto em sua sala de aula na favela Makoko construída sobre palafitas em uma lagoa em Lagos, Nigéria, em 4 de fevereiro de 2019.
Elfandarilha
© REUTERS / Temilade Adelaja

Fonte: MSN

"Nunca deixei que a escola interferisse na minha educação." - Mark Twain -