quinta-feira, 16 de maio de 2019

12 conceitos e invenções tecnológicos estranhos e maravilhosos bem à frente do seu tempo


Ao longo dos anos, gadgets, aparelhos e itens do cotidiano foram criados ou sonhados em um ponto no tempo em que não seriam facilmente consumidos pelo público em geral.

Criadores visionários, solucionadores de problemas inteligentes e grandes mentes de suas gerações criaram alguns dispositivos fantásticos que não seriam apreciados nos próximos anos.

Estamos reunindo alguns dos melhores. Alguns se transformariam em fracassos absolutos, outros são visões da atual tecnologia popular que foram originalmente imaginadas anos antes, mas que nunca chegaram a ser concretizadas.

Tanque de Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci é conhecido por seus vários talentos que incluíam pintura, escultura, astronomia, botânica, cartografia, bem como um talento para as ciências. Ele também foi um inventor que criou ou conceituou uma infinidade de projetos para a tecnologia bem além de seu tempo.

Alguns desses conceitos incluíam coisas como o pára-quedas e um helicóptero inicial. Considerando que ele estava fazendo isso de volta no século 16 (ele nasceu em abril de 1452) foi um feito impressionante de fato. Uma dessas visões da tecnologia do futuro incluía um veículo de combate que era essencialmente um tanque moderno inspirado em uma tartaruga. O design para este tanque incluiu uma chamada para placas de metal reforçadas para proteger os ocupantes, inclinando os lados para desviar o fogo inimigo e uma série de canhões de luz. Ele mal podia ser construído na época, mas era uma visão interessante do futuro da guerra.
Elfandarilha
© Wikipedia

Uma scooter motorizada
O Autoped foi uma visão inicial das scooters de hoje. Este foi um sistema de transporte pessoal originalmente desenvolvido em 1915. Ele utilizou um motor refrigerado a ar de 155cc e uma velocidade máxima de 20 mph. Esta scooter foi bem à frente de seu tempo e incluiu algumas características de design elegante que não parecem fora de lugar em um dispositivo moderno semelhante. Ele veio com lâmpadas de cabeça e cauda, ​​uma buzina e até uma caixa de ferramentas. Também foi possível dobrar a coluna de direção para facilitar o armazenamento.

O Autoped poderia muito bem ter surgido como uma necessidade devido ao racionamento de combustível durante a guerra. Um design bem à frente de seu tempo.
Elfandarilha
© Wikipedia

Um monitor montado na cabeça
Em meados da década de 1990, a Sony lançou o Glasstron, um monitor montado na cabeça com duas telas de LCD e fones de ouvido. Naquela década, o conceito estava muito além do seu tempo e carecia de tecnologia para apoiá-lo adequadamente. O modelo padrão veio com lentes opacas e uma entrada SVGA. Modelos posteriores suportariam uma resolução de 800 × 600 e incluíam a capacidade de trabalhar com jogos como o MechWarrior 2 - permitindo aos usuários verem uma visão de dentro do cockpit.

Este fone de ouvido e outros como ele foram essencialmente pré-cursores os vários VR e headsets de realidade mista que estamos vendo mais e mais de hoje.
Elfandarilha
© Vincent van Scherpenseel

Um veículo experimental com almofada de ar
Em meados da década de 1960 até o final da década de 1970, os engenheiros franceses estavam procurando criar novas máquinas de transporte que incluíssem o Aérotrain, um veículo experimental de almofada de ar com esteira. Esta máquina era essencialmente um hovertrain e uma variação do design do trem maglev.  Ele foi projetado para rodar em uma almofada de ar acima da pista e, assim, evitar toda a resistência, a fim de alcançar velocidades máximas sem precedentes. Em 1969, um protótipo equipado com foguete atingiu uma velocidade recorde de 262 mph.

O projeto enfrentou inúmeros desafios, entre os quais a necessidade de guias elevados, onde quer que o trem estivesse pronto para viajar. Mudanças súbitas na pressão do vento também poderiam causar problemas. O projeto acabou sendo desfeito devido à falta de fundos.
Elfandarilha
© Pinterest

Uma estação de trabalho ergonômica dos anos 70
Nos dias anteriores ao PC moderno e às sofisticadas estações de trabalho em pé, os designers ainda conseguiam arranjar assentos estranhos e maravilhosos para os trabalhadores.

Essa visão do futuro incluía um design completo com uma cadeira de identificação, uma máquina de escrever embutida e até alguns fones de ouvido com antenas extensíveis. Uma visão de luxo de tecnologia para a época, mas talvez um passo longe demais?
Elfandarilha
© Reddit 

Uma moto aerodinâmica incomum
No Salão do Automóvel de Paris de 2008, este veículo conceitual foi revelado. Um projeto de motocicleta aerodinâmica peculiar com o motorista que estabelece e essencialmente segurando na roda dianteira.

Parecia algo inspirado por Tron e nunca pegaria. Mas não há como negar que o design provavelmente está além de seu tempo. Também, sem dúvida, faz um passeio assustadoramente emocionante.
Elfandarilha
© topspeed

Óculos VR de 1963
Em 1963, o ávido inventor e entusiasta de tecnologia Hugo Gernsback foi fotografado pela Life Magazine exibindo seus "teletransportadores" - um precursor dos modernos displays de cabeça.

Aparentemente, a ideia de óculos VR chegou ao inventor em 1936, mas não foi até a década de 1960 que os avanços na tecnologia tornaram sua visão possível. Os óculos VR usavam pequenos tubos de raios catódicos para a tela e incluíam uma tela separada para cada olho, bem como os modernos fones de ouvido de realidade virtual. A antena grande fez este dispositivo parecer alienígena e pode ser considerado certamente bem antes de seu tempo.
Elfandarilha
© Life Magazine

Os carros elétricos originais
Há alguma disputa sobre quem inventou e produziu o primeiro carro elétrico, mas sabemos que alguns começaram a aparecer em 1859. O primeiro nos Estados Unidos foi construído por William Morrison por volta de 1890. Esse carro poderia transportar seis passageiros e atingir uma velocidade máxima de 14 mph.

Nos anos que se seguiram, a Detroit Electric produziu 13.000 carros elétricos até 1939. Esses veículos estavam bem à frente de seu tempo e a raça humana estava longe de estar pronta para tais avanços. Nós certamente estamos um pouco mais preparados agora.
Elfandarilha
© Wikipedia

Serviços de jogos online
Nos dias nebulosos de meados dos anos 1990, a Sega reinou suprema no mundo dos videogames. Durante este período, a empresa lançou um serviço de jogos online conhecido como Canal Sega. Foi essencialmente um sistema de entrega de conteúdo que foi uma tentativa inicial de transmitir conteúdo digital para o Sega Mega Drive/Genesis. 

A Sega juntou-se à Time Warner Cable e à TCI para entregar jogos digitalmente via cabo coaxial padrão. Por uma taxa mensal de US $ 15, os jogadores poderiam conectar o adaptador ao console e acessar cerca de 50 jogos. Os jogos precisavam ser baixados para funcionar, ao desligar a consola apagariam, mas era um conceito inicial interessante. Como seria de se esperar, a tecnologia para suportar esse sistema estava em seus estágios iniciais e coisas simples, como ruído na linha, causavam falhas nos downloads. Apesar disso, o Sega Channel tinha 250.000 assinantes em seu pico antes de fechar em 1998.
Elfandarilha
© Sega

Um controlador de movimento snazzy
Em 1989, a Power Glove apareceu no cenário dos jogos. Um acessório controlador de movimento snazzy para o Nintendo Entertainment System original. Era feito pela Mattel e tinha botões tradicionais do controlador NES no antebraço, bem como vários outros botões. Os jogadores foram capazes de controlar os jogos através de vários movimentos da mão. A Power Glove detectou o movimento de uma mão e outro movimento usando sons ultrassônicos transmitidos e recebidos pelo sistema.

Apenas um punhado de jogos foi lançado com o dispositivo de suporte e também foi retido por um preço elevado e falta de precisão. Ainda assim, 100.000 unidades foram vendidas nos EUA, apesar de o produto ter sido descontinuado um ano após o lançamento. A Power Glove pode muito bem ter sido o predecessor dos modernos controladores de movimento.
Elfandarilha
© Wikipedia

O computador original
Um avô do primeiro computador pode muito bem ser esta máquina - o Motor de Diferença - um dispositivo desenvolvido primeiramente por Charles Babbage em 1822. Essa invenção original era essencialmente uma calculadora mecânica automática de proporções épicas. Ele poderia ser usado para calcular funções matemáticas e foi considerado interessante o suficiente para ganhar seu inventor uma concessão do governo para criar um protótipo de trabalho. Infelizmente, as técnicas metalúrgicas da época não estavam à altura da tarefa e os custos aumentaram.

Apesar dos problemas, as bases para futuros sistemas de computadores, incluindo a Bomba eletromecânica e outros, e não há como negar que a máquina e seu design foram impressionantes. Bem antes do tempo.
Elfandarilha
© Wikipedia

Palitos de manteiga
Ok, então este talvez não seja tão inteligente ou inovador como algumas das outras invenções da nossa lista, mas não há como negar sua grandeza. Isso não é uma coisa? Provavelmente devido ao tumulto contra os plásticos descartáveis ​​que poluem o planeta. Seriam?
Elfandarilha
© edtimes

Fonte: MSN

"Nossa tecnologia passou a frente de nosso entendimento, e a nossa inteligência desenvolveu-se mais do que a nossa sabedoria." - Roger Revelle -