quinta-feira, 9 de maio de 2019

Estes ricos e famosos optaram por não sair (quase) cada vez mais de casa


A fama é gerida de várias maneiras. Enquanto muitos artistas o procuram e desfrutam até o final de seus dias, outros decidem colocar um muro em suas vidas em um ponto final em suas carreiras. Seja devido a vaidade, doença ou eventos traumáticos que marcaram sua vida, revisamos nesta lista figuras de cultura ou poder que escolheram ser vistas muito pouco ou quase nada.

Depois de se aposentar do cinema aos 36 anos, Greta Garbo mudou-se para os Estados Unidos.
Conhecido por ... Alguns dos filmes mais famosos dos anos trinta. Seu rosto inescrutável encheram as telas em Mata Hari ou como Ninotchka, mostrou que também pode fazer as pessoas rir (embora ela só o fizesse em uma cena muito famosa ). Seu estilo particular e seu rosto e a vida privada têm colocado Garbo (Estocolmo, 1905 - New York, 1990) no panteão das grandes lendas de Hollywood, ainda que nascidos na Suécia.

Quando e por que ele se aposentou? Aos 36 anos, Garbo se aposentou depois de um último filme não alcançar o sucesso que esperava, a mulher das duas faces (1941). Tornou-se colecionadora de arte comprou em Nova York um  enorme apartamento e, embora continuasse a fazer viagens ocasionais com amigos poderosos, não deu uma única entrevista à imprensa , e quando foi para passeios em Nova York, fez isso com roupas discretas e óculos enormes. Ele morreu em 1990 com 84 anos. Sua vida vai ser sempre associada a uma frase que disse que seu personagem no filme Gran hotel: "Eu quero ficar sozinha". Que ela negou e esclarece: „Nunca disse, "Eu quero ficar sozinha." Eu apenas disse, "Eu quero ser deixada em paz." Existe uma grande diferença.“
Na imagem, um fotógrafo a surpreende em 1951 e cobre o rosto com o casaco.
Elfandarilha
© Getty Images 

Syd Barrett, o gênio do Pink Floyd que se aposentou aos 32 anos
Conhecido por ... Ser o cantor e compositor dos temas do primeiro álbum do Pink Floyd, O flautista nos portões da aurora (1967). Considerado um dos picos do pop psicodélico, Barrett (Cambridge, 1946-2006) deixou a banda após o primeiro álbum.

Quando e por que ele se aposentou? Depois de publicar dois álbuns solo, Barrett deixou a indústria da música em 1972 e finalmente se aposentou em 1978 (32 anos), mantendo sua privacidade até sua morte em 2006 por câncer de pâncreas. Embora desde sua aposentadoria tenha sido lançadas suas canções inéditas (como foram lançados Opel em 1988) e compilações Pink Floyd com questões de sua autoria, ele nunca foi a cerimônias de tributos ou aceitou entrevistas. Seus anos de "prisão" em uma casa em Cambridge foram dedicados à pintura e jardinagem. Sua mãe foi cuidada até que ela morreu nos anos 90. Então, sua irmã cuidou dele, até que o músico morreu aos 60 anos de idade.
Syd Barrett, líder do Pink Floyd, no vestiário de um clube em Londres durante uma apresentação em 1969.
Elfandarilha
© Getty Images 

Theo Albrecht, o milionário proprietário dos supermercados Aldi, que levou a vida de um eremita depois de ter sido libertado de um sequestro
Sendo um dos fundadores da rede de supermercados alemã Aldi (que responde às primeiras sílabas de Albrecht Diskont, ou seja, os Descontos Albrecht). A Aldi revolucionou os supermercados ao oferecer preços baixos e agora possui 10 mil lojas em 20 países. Theo (Essen, Alemanha 1922-2010) foi em 2010, ano em que ele morreu, era o número 31 na lista das pessoas mais ricas do mundo.

Quando e por que ele se aposentou? Em 1971, quando Theo tinha 49 anos, ele foi sequestrado por 17 dias. A sua libertação em troca de sete milhões de marcos alemães (que hoje seria apresentam cerca de doze milhões de euros) foi seguido pela prisão dos sequestradores, embora a família Albrecht só recuperou metade do dinheiro. Seu sequestro levou-o a escolher uma vida quase como um eremita, viajar em carros blindados e armados e não fazer aparições públicas ou declarações. Ele faleceu em 2010. Hoje seus filhos continuam com o negócio (e a enorme fortuna).
Na imagem Theo Albrecht durante um encontro com a imprensa em dezembro de 1971, pouco depois de ser libertado de seu sequestro. Seria quase impossível vê-lo novamente depois disso.
Elfandarilha
© Getty Images 

Enya, uma das maiores vendedoras de discos da Irlanda que mal sai do castelo
A cantora Enya não faz turnê e vive em um castelo em Dublin.
Conhecida por ser o mais famosa artista irlandesa, bem como o U2, depois de ter estabelecido a música celta vai ao ar new age como um sucesso entre o público de massa. Canções Eithne Ní Padraigin Bhraonáin, nome artístico de Enya (Gweedore, Irlanda 1961), de som em segmentos musicais, locais de chill out, anúncios em O Senhor dos Anéis e milhões de lares em todo o mundo.

Por que não aparece? Enya sempre foi relutante em aparições públicas e nunca fez uma turnê, um fato extraordinário para um artista tão conhecida. Desde que ela sofreu ataques de fãs perturbados em duas ocasiões (em 1996 e 2005, embora ela não os tenha sofrido diretamente), o castelo que ela comprou em Dublin em 1997 é dotado de medidas de segurança extraordinárias e tem um quarto de pânico que é onde ele se refugiou no segundo ataque (dois homens amarraram um de seus funcionários e roubaram a propriedade da cantora). Ela declarou com respeito a este episódio: "Eu nunca tentei criar um enigma, é que eu sempre fui uma pessoa muito independente".
Na imagem, a cantora em uma de suas poucas aparições públicas em Los Angeles em 2017.
Elfandarilha
© Getty Images 

Stanley Kubrick, a lenda do filme que não queria entrar em um avião
Pouco mais pode ser dito sobre o diretor mais iconoclasta e único do cinema comercial do século XX: ele só fez 13 filmes, cobriu todos os gêneros e nenhum deles se assemelhava ao outro. Com Lolita, Red Telephone, 2001, The Mechanical Orange ou Barry Lyndon , Kubrick (Nova York, 1928 - Hertfordshire, 1999) ganhou um lugar no firmamento do cinema.

Quando e por que ele se aposentou? Kubrick foi morar no Reino Unido para filmar Lolita no início dos anos 60 e decidiu ficar lá, em uma mansão no interior a meia hora de Londres. Desde então, ele filmou todos os seus filmes na Inglaterra, citando o medo de voar. Ele mal deixou a Inglaterra por 40 anos, entre a mudança e sua morte em 1999. Com seus conselheiros e produtores nos EUA ele falava ao telefone e deu poucas entrevistas. Em março de 1999, pouco depois de terminar a montagem de Eyes Wide Shut , Kubrick faleceu aos 70 anos.
Diretor Stanley Kubrick durante as filmagens de uma de suas obras mais polêmicas e premiadas, 'A Laranja  Mecânica' (1971).
Elfandarilha
© Getty Images 

JD Salinger, gênio literário e eremita
Ao publicar o romance, O Apanhador no Campo de Centeio , sua influência foi tão grande que até mesmo as pessoas que liam raramente leram seus livros, sinal claro de que tornou-se um grande escritor. Salinger (Nova York, 1919 - New Hampshire, 2010) vendeu cerca de setenta milhões de cópias.
Quando e por que ele se aposentou? Depois de ganhar fama com The Catcher in the Rye na década de 1950, Salinger se tornou uma espécie de eremita em sua casa em New Hampshire. Há muito poucas imagens dele, não deu entrevistas e a lenda até mesmo afirma que ele escreveu em um bunker onde ele manteve seu material inédito sob sete chaves, talvez seja o motivo. Ele morreu, sem quebrar esse mistério, em 27 de janeiro de 2010 com 91 anos.
Retrato de JD Salinger, autor do clássico "O Apanhador no Campo de Centeio" e um dos escritores mais evasivos da história.
Elfandarilha
© Getty Images 

Fonte: MSN

“Não vivemos como eremitas ou algo assim. Nós continuamos saindo e fazendo o que sempre fizemos.” ― Billie Joe Armstrong ―