sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Estrelas que já foram 'flagradas' utilizando playback


Este fenômeno não é novo. O playback tem estado presente em diversas atuações de alguns dos mais populares artistas. A mais recente foi  Rita Ora, 'apanhada' a fazer playback, justamente durante sua atuação na tradicional Macy's Thanksgiving Day Parade. Pode parecer estranho,  mas é até comum entre as estrelas.  Ed Sheeran encabeça o movimento 'Live Means Live' (ao vivo é ao ao vivo), mostrando assim estar contra este tipo de atuação. Há alegações de alguns que o fazem por ter que dançar, abdicam assim da voz, e há que opte pelo playback simplesmente porque não tem a voz nas melhores condições.

Um dado curioso: em vinte e seis famosos que usaram  playback, cinco o fizeram ao apresentar-se no  Super Bowl.

Mariah Carey
O famoso mau funcionamento do auricular da cantora, que pôde ser visto por todos, será relembrado durante vários anos nos espetáculos de Ano Novo.
Elfandarilha
© ABC

Jennifer Lopez
Depois de Beyoncé admitir ter feito playback, Lopez mostrou solidariedade, afirmando que todos os cantores fazem-no pelo menos uma vez na carreira.
Elfandarilha
© Getty Images

Britney Spears
Foram diversas as ocasiões em que a Princesa da Pop moveu o microfone para longe da face ou simplesmente deixou de mexer os lábios durante uma atuação. Os fãs já estão habituados.
Elfandarilha
© Getty Images

Michael Jackson
Estreou o popular 'moonwalk' antes de atuar em playback com o tema 'Billie Jean', no espetáculo de celebração dos 25 anos da Motown.
Elfandarilha
© Getty Images

Rita Ora
Na Macy's Thanksgiving Day Parade, em Nova Iorque. Era perceptível a falta de sincronização dos lábios da cantora com a música que estava a ser tocada.
Elfandarilha
© Getty Images

Beyoncé
Após um popular incidente durante a tomada de posse de Barack Obama, em 2013, a cantora admitiu ter feito playback.
Elfandarilha
© Getty Images

Whitney Houston
Durante o Super Bowl XXV a cantora lançou uma versão já gravada do hino nacional dos Estados Unidos.
Elfandarilha
© Getty Images

Milli Vanilli
O sucesso meteórico destes cantores chegou ao fim quando foi revelado que eles nunca cantaram ao vivo, nem deram voz aos próprios álbuns, aconteceu durante uma atuação no 'Club MTV', onde interpretaram o tema 'Girl You Know It's True', em 1989. Com isso os dois artistas ficaram sem o Grammy que ganharam.
Elfandarilha
© Getty Images

Ashlee Simpson
A péssima atuação da cantora no 'Saturday Night Live', em 2004, começou quando o tema errado foi reproduzido. Tudo ficou ainda pior quando a cantora começou a dançar de forma furiosa, acabando por abandonar o palco. Simpson culpou a banda e mais tarde o seu refluxo gastroesofágico.
Elfandarilha
© Getty Images

New Kids On The Block
De 1990 a 1993 a banda foi acusada, por parte de um ex-produtor, de fazer playback. Após a abertura de um processo, a banda acabou por atuar no 'The Arsenio Hall Show', tendo mais tarde admitido que cantaram sobre temas previamente gravados.
Elfandarilha
© Getty Images

Katy Perry
Um dos piores momentos de sincronia labial ocorreu durante a atuação de Katy Perry, que interpretou o tema 'Roar', na NRJ Music Awards. A voz começou a ser ouvida sem que a cantora movesse os lábios. As situação ficou tão má, que o apresentador pediu para Perry parar e recomeçar.
Elfandarilha
© Getty Images

Red Hot Chili Peppers
Quando a banda atuou durante o Super Bowl XLVIII, rapidamente as pessoas aperceberam-se de que os instrumentos nem sequer estavam ligados. Mais tarde a banda afirmou que as vozes não eram em playback e que os produtores do evento obrigaram-nos a não ligar as guitarras.
Elfandarilha
© Getty Images

Victoria Beckham
Os rumores de que a Posh Spice não sabe cantar ganharam ainda mais destaque em 2016, quando Beckham admitiu que em muitas das atuações os produtores desligavam o seu microfone e deixavam as outras jovens cantar, obrigando-a a fazer playback durante toda a atuação.
Elfandarilha
© Getty Images

The Smiths
O programa 'Top of the Pops', da BBC, costumava contar com várias atuações onde os aristas faziam playback. Isso tornou-se ainda mais notório em 1984, quando durante a interpretação do tema 'The Charming Man', Morrisey cantou para uma planta e não para o microfone.
Elfandarilha
© Getty Images

Nirvana
No 'Top of the Pops', em 1991, os Nirvana nem fingiram que estavam a tocar. Kurt Cobain cantou com uma voz profunda, talvez inspirado pelo estilo de Morrissey.
Elfandarilha
© BrunoPress

Muse
Antes de atuar num programa italiano, em 2009, a banda soube que teria de fazê-lo em playback. Os membros decidiram então colocar o vocalista na bateria e deixar o baterista a cantar. O momento foi hilário e os produtores não ficaram contentes.
Elfandarilha
© Getty Images

Public Image Ltd.
A segunda banda de Johnny Rotten fez uma selvagem atuação em 'American Bandstand', em 1980. Os músicos deixaram de tocar e misturaram-se com o público, espalhando o caos pelo local.
Elfandarilha
© Getty Images

Jennifer Hudson
Hudson, tal como outros artistas, alegadamente não pôde escolher e teve de atuar em playback durante o Super Bowl de 2009, onde cantou o hino nacional dos Estados Unidos.
Elfandarilha
© Adam Bielawski

Vanessa Williams
Williams atuou durante a Super Bowl, em 1996. Anos mais tarde, após o escândalo do playback de Beyoncé, Williams admitiu que cantou o hino nacional em playback, em 1996, mas que isso deveu-se a uma exigência dos produtores.
Elfandarilha
© Getty Images

Cher
Em 2013 a cantora foi até ao programa 'The Ellen DeGeneres Show', na companhia da mãe, para promover o mais recente álbum desta, onde ficou claro que ambas fizeram playback. Cher respondeu aos críticos, afirmando que na altura a mãe estava exausta e a combater uma pneumonia.
Elfandarilha
© Getty Images

Nicki Minaj
A rapper já teve de enfrentar diversas acusações de que atuava em playback, como na cerimônia dos BET Awards, em 2010, no qual Minaj culpou o técnico de som. Acusações semelhantes recaíram sobre a cantora, após atuações no 'American Idol' e na Super Bowl XVLIII.
Elfandarilha
© Getty Images

Justin Bieber
O jovem artista coloca muito esforço nas coreografias, mas já foi várias vezes acusado de afastar o microfone da face ainda antes do fim dos versos, com a voz ainda a ouvir-se perfeitamente.

Elfandarilha
© Getty Images

Eminem
Quase uma década após o incidente com Ashlee Simpson, Eminem foi acusado de fazer playback no 'Saturday Night Live'. Durante as interpretações dos temas 'Berzerk' e 'Rap God', podia-se ouvir a voz do cantor apesar dos seus lábios estarem imóveis.
Elfandarilha
© Getty Images
Jay-Z
Interpretar o tema 'Picasso Baby' ao longo de horas, no interior da Pace Gallery, em Nova Iorque, requer playback. A atuação acabou por resultar no icónico vídeo de 'Picasso Baby: A Performance Art Film'.
Elfandarilha
© Getty Images

50 Cent
O rapper foi apanhado a cantar em playback no palco dos BET Awards, em 2007. No meio do tema 'Amusement Park', a parte instrumental começou a tocar. O rapper tentou sair do palco para ficar à espera que a música voltasse, mas a audiência já tinha percebido o que se passava.
Elfandarilha
© Getty Images

Janet Jackson
O Pittsburgh Post-Gazette apelidou Jackson de "uma das mais notáveis cantoras de playback", num artigo de 2001, que também revelou que Jackson permitiu a utilização de algumas vozes previamente gravadas. No entanto, a cantora dá um espetáculo tão grandioso que os fãs não parecem importar-se com isso.
Elfandarilha
© Getty Images

Fonte: MSN

"Precisamos ter a música na cabeça e cantar com o corpo."  -  Luciano Pavarotti  -