A famosa torre do sino da Toscana inclinou-se desde que foi construída, em 1173, porque o solo argiloso poroso no qual foi construída é mais macio do lado sul do que o norte, relata The Guardian.
Em 1990, a estrutura icônica - que atrai mais de cinco milhões de visitantes por ano - foi fechada ao público em meio a temores de que estivesse à beira da derrubada. Na época, estava inclinando 4,5 metros (14 pés 9in) da vertical, diz a BBC.
Finalmente reabriu 11 anos depois, após extensas restaurações que viram a inclinação corrigida por 45cm (17,7in), a um custo de £ 200m.
Agora o monumento está "reduzindo muito lentamente sua inclinação", de acordo com um grupo de vigilância criado em 2001 pelo professor Michele Jamiolkowski, um especialista polonês em engenharia, para supervisionar o trabalho de restauração.
Foto de Athanasios Gioumpasis / Getty Images |
“A torre esteve mesmo em risco de desabar, mas conseguimos parar a constante inclinação e segurá-la. Já não corre perigo nenhum pelo menos durante os próximos 200 anos”, disse Giuseppe Bentivoglio, da Opera Primaziale, organização que preserva a torre de Pisa.
Foto de Raquel Maria Carbonell Pagola / LightRocket via Getty Images |
Desde então, o monumento - um símbolo do poder da república marítima de Pisa durante a Idade Média - foi endireitado por mais 4cm (1.6in), descobriu o grupo de vigilância.
© Pinterest
|
"O que conta é a estabilidade da torre, que é melhor do que o inicialmente previsto", disse Nunziante Squeglia, professor de geotecnia da Universidade de Pisa que trabalha com a equipe de Jamiolkowski.
© REUTERS |
"É como se tivesse dois séculos de sua idade", acrescentou o membro do grupo de vigilância Professor Salvatore Settis, da Academia Italiana de Estudos Avançados.
"Podemos expressar um otimismo cauteloso", disse ele à CNN Gianluca De Felice, Diretor da Ópera Della Primaziale Pisana, responsável pelos monumentos da Praça dos Milagres , em Pisa.
“Dai-me um ponto de apoio que eu levanto o mundo”. Arquimedes de Siracusa