É enorme a quantidade de livros publicados anualmente, por isso é natural que existam alguns que contenham informações que poderiam ser consideradas absurdas e impossíveis. No entanto, a história mostra-nos que ao longo de várias décadas alguns dos autores mais conceituados sonharam e escreveram sobre objetos que na época pareciam apenas utopias, mas que agora são uma realidade.Quer conhecer alguns dos mais incríveis e os seus autores? Surpreenda-se!
Turismo espacial
Náufragos de Selene é outro livro de Arthur C. Clarke onde o autor menciona a ideia de turismo pelo espaço. Passados 39 anos, em 2001, Dennis Tito tornou-se o primeiro turista no espaço.
© iStock/Shutterstock
As duas luas de Marte
No livro de Jonathan Swift, As Viagens de Gulliver (1735) o escritor escreve sobre o fato de Marte ter duas luas. Só foi descoberto 142 anos depois em 1872.
© iStock/Shutterstock
Submarinos elétricos
No livro 20,000 léguas submarinas, Júlio Verne (1828-1905), falou sobre o uso de submarinos alimentados por electricidade. 90 anos depois, na década de 1960, os submarinos elétricos tornaram-se uma realidade.
© iStock/Shutterstock
Cartões de crédito
O cartão de crédito foi previsto 62 anos antes de ser criado em 1950. No livro de Edward Bellamy intitulado Looking Backwards (1888) o autor fala sobre o uso deste tipo de cartão.
© iStock/Shutterstock
Mensagem escrita no céu
A capacidade dos aviões conseguirem deixar mensagem no céu foi pela primeira vez pensada no livro de Júlio Verne intitulado In The Year 2889 (1889) onde o autor fala sobre aviões que conseguem deixar mensagens no céu. 25 anos depois, em 1915, a proeza foi realizada num espetáculo em São Francisco.
© iStock/Shutterstock
Portas automáticas
Foi em 1899 que H.G.Wells incluiu no seu livro The Sleeper Wakes o conceito de portas automáticas. Em 1960 as portas foram inventadas.
© iStock/Shutterstock
Detector de mentiras
The Achievements of Luther Trant é um livro de 1910 escrito por Edwin Balmer e William MacHarg que menciona o uso de um teste para detectar mentiras. 14 anos depois é usado o primeiro polígrafo em 1924.
© iStock/Shutterstock
Energia solar
Hugo Gernsback escreveu em 1911 um livro chamado Ralph 124C 41+, no qual escreveu sobre o uso de energia solar. 67 anos depois, em 1978, as primeiras calculadoras alimentadas a energia solar foram inventadas.
© iStock/Shutterstock
Bombas atômicas
No romance A World Set Free (1914), H.G.Wells fez a previsão do uso de bombas atômicas. 31 anos mais tarde, em 1945, a primeira bomba atômica foi lançada no Japão.
© iStock/Shutterstock
Voicemail
H.G.Wells, novamente, conseguiu prever no seu livro Men Like Gods o uso de voicemail. 57 anos depois, em 1980, o voicemail começou a ser usado um pouco por todo o mundo.
© iStock/Shutterstock
Fertilização in Vitro
O livro Daedalus foi escrito em 1924 por J.B.S. Haldane e inclui na sua trama o conceito de fertilização in vitro. No entanto, apenas 53 anos depois, em 1977 é que a primeira fertilização in vitro bem sucedida foi realizada.
© iStock/Shutterstock
Engenharia genética
Manipular a genética só passou a ser possível em 1972, contudo em 1932 num livro chamado Admirável Mundo novo, Aldous Huxley falou sobre este conceito e usou-o na história.
© iStock/Shutterstock
Governo a espiar os cidadãos
O livro 1984 de George Orwell foi lançado em 1948 e descreve as várias formas como um governo consegue espiar os seus cidadãos. Em 2013 o mundo ficou em choque quando foi descoberto que a NSA recolhia informações pessoais e espiava os cidadãos norte-americanos.
© iStock/Shutterstock
Satélite de comunicação
Arthur C. Clarke escreveu em 1951 o livro 2001: Odisseia no Espaço onde falou sobre o uso de satélites de comunicação. Passados 14 anos, em 1965, o primeiro satélite de comunicação foi lançado para o espaço.
© iStock/Shutterstock
União Europeia
O conceito de União Europeia foi pela primeira vez mencionado no livro de John Brunner chamado Stand on Zanzibar, de 1969. No entanto, a União Europeia só se tornou uma realidade em 1993.
© iStock/Shutterstock
Membros biônicos
O uso de membros biônicos foi pela primeira vez falado no livro Cyborg (1972) de Martin Caidin. Só 41 anos depois, em 2013, é que o primeiro implante de uma perna biônica foi efetuado de forma bem sucedida.
© iStock/Shutterstock
Tradutor em tempo real
O livro de Douglas Adam lançado em 1980 intitulado Hitchhiker's Guide To The Galaxy apresenta pela primeira vez o conceito de um tradutor que funciona em tempo real. Em 2014 a Google fez um update à sua app de tradução que inclui esta funcionalidade.
© iStock/Shutterstock
Foguetes que voltavam para a Terra em cápsulas de splashdown
© iStock/Shutterstock
Fonte: MSN
"A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente." - Albert Einstein -