sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Agente tenta multar automóvel sem motorista


 title=© Zandr Milewski/Facebook

Aconteceu em Mountain View, na Califórnia, e certamente demonstra o que poderá ser o nosso futuro próximo.

Trata-se de um Google Autonomous Vehicle, um automóvel que não precisa de condutor e na estrada, toma decisões sozinho. O carro em questão circulava muito devagar: seguia à velocidade de 38 km/h, numa estrada em que a velocidade mínima é de 56 km/h.

Obviamente, não estava respeitando a lei de impedimento de tráfego, um agente do departamento de Polícia de Mountain View abordou o carro para multar o motorista....  e para sua surpresa, não havia motorista para receber a multa.

Como quase tudo hoje em dia, o momento foi fotografo e rapidamente caiu nas redes sociais.

O dono do carro, Google, já respondeu ao incidente através do projeto responsável por carros sem condutores. No comunicado, a empresa explica que os protótipos foram colocados a circular a baixa velocidade por "razões de segurança". A intenção é que os carros pareçam amigáveis e abordáveis. "Não queremos correr de forma apavorante pelas ruas", assegurou a equipe.

A história tem um final feliz: diante da ausência do motorista, a polícia decidiu não aplicar a multa e o carro continuou seu passeio.

O gigante Google, de forma muito divertida aproveitou para elogiar o seu "motorista" automático. "Depois de percorrer mais de um milhão de quilômetros autonomamente, podemos dizer com orgulho que nunca recebeu uma multa".



“O futuro é algo que todos nós atingimos à velocidade de sessenta minutos 
por hora.”  - C. S. Lewis -