As torres inclinadas marcaram a história da humanidade.
Algumas, se não fosse pelos erros cometidos quando da construção, provavelmente não seriam tão famosas. Embora nem todas tenham sido tão famosas quanto a torre inclinada de Pisa, muitas tinham e continuam ter relevância além do seu valor estético. Além das torres inclinadas naturalmente encontramos projetos calculados intencionalmente por arquitetos em construções mais recentes.
Entre as torres com inclinação natural a mais famosa é certamente a Torre de Pisa, na Itália, mas não é a única. E entre os projetos de construções incomuns, há edifícios como a Torre Dançante de Praga.
Leaning Tower of Suurhusen, Lower Saxony, Alemanha
O campanário de Suurhusen é a torre mais inclinada de forma não intencional, vencendo a famosa Torre de Pisa por 1,22 graus. Há registros de que a torre passou a inclinar no século XIX depois da drenagem de um brejo. Esta torre gótica tem uma inclinação de 5,19 graus.
As duas torres de Bologna, Itália
Construídas em 1109 e 1119 e símbolo da Bolonha medieval. A mais alta é chamada de Asinelli enquanto a torre menor, mas mais inclinada é chamada de Garisenda. Seus nomes derivam das famílias a quem são tradicionalmente creditadas sua construção. No entanto, a escassez de documentos a partir deste período inicial faz com que, na realidade, seja incerto.
© Julian Elliott/Robert Harding/REX
Big Ben, Londres, Inglaterra
A estrutura é oficialmente conhecida como a Elizabeth Tower, rebatizada para comemorar o Jubileu de Diamante da Rainha Isabel II do Reino Unido. O Big Ben tem uma inclinação de 0,26 graus.
Torre de Montreal, Quebec, Canadá
A torre incorporada à base do Estádio Olímpico de Montreal, chamada de Torre de Montreal. Com uma elevação de 165 metros e um ângulo de 45 graus, seus primeiros 92 metros são feitas de concreto, e o restante é feito de aço.
© Egmont Strigl / imageBROKER/REX
AC Hotel Bella Sky Copenhagen, Copenhague, Dinamarca
O AC Hotel Bella Sky Copenhagen , anteriormente o Bella Sky Comwell Hotel , é um hotel de conferências de 4 estrelas. As torres em posições opostas têm uma inclinação de 15 graus.
Puerta de Europa, Madrid, Espanha
As torres Puerta de Europa, também conhecidas por Torres KIO são duas torres inclinadas uma contra a outra em Madrid, Espanha. A inclinação das torres é de 15° com a vertical ; têm uma altura de 114 m, com 26 pisos.
Torre de Pisa, Itália
A torre mundialmente famosa remonta ao século XII. Demorou quase dois séculos para ser construída. É um campanário da catedral da cidade italiana de Pisa. Está situada atrás da catedral, e é a terceira mais antiga estrutura na praça da Catedral de Pisa (Campo dei Miracoli), depois da catedral e do baptistério. Embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para sudeste logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal consolidado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferenciais. A torre atualmente se inclina para o sudoeste. Depois de todas as obras a que foi submetida, a torre deixou de se inclinar e a cada ano irá endireitar-se um pouco, garantem os especialistas. Tem 3,99 graus de inclinação.
© WestEnd61/REX
Castelo de Caerphilly em Wales
É um castelo normando que domina o centro histórico de Caerphilly, na Gales do Sul, Grã-Bretanha. Erguido na sua maior parte entre 1268 e 1271, trata-se de um típico exemplar de fortificação normanda, o maior de Gales e considerado um dos maiores da Europa. A torre tem 20 metros de altura e sua inclinação é de 3 metros.
Casa dançante, Praga, República Checa
A construção teve início em 1994 e conclusão em 1996. O estilo não tradicional era muito controverso na época. Idealizada pelos arquitetos Frank Gehry e Vlado Milunc, a arquitetura curvilínea do Dancing House surgiu da vaga inspiração em um casal bailando. Rodeado por influência barroca, gótica e art nouveau, brindando a todos com a vista maravilhosa do Castelo de Praga, do rio Vltava e os telhados vermelhos do Bairro Littler.
San Giorgio dei Greci
O rito ortodoxo grego não foi permitido em Veneza por séculos, mas a partir do século XVI a comunidade grega local ganhou os direitos para construir uma confraria e uma igreja com um campanário. A torre foi concluída em 1592 ela se inclina para o oeste. Segundo os cientistas, a torre inclinou-se devido ao efeito corrosivo das marés altas veneziana.
© Jakub Hałun
Capital Gate Tower, Abu Dhabi, Emirados Árabes
É um arranha-céus em Abu Dhabi. O projeto foi capaz de alcançar a sua inclinação por meio de uma técnica de engenharia que permite que placas de piso sejam empilhados verticalmente até o 12º andares. Tem uma inclinação de 18 graus.
© Daniel Ochoa de Olza/AP
Oude Kerk, Delft, Holanda
A Igreja Velha é o mais antigo edifício existente em Amsterdã. Situado na cidade holandesa de Delft, Oude Kerk (Igreja Velha), neste local no século XIII existia uma pequena capela de madeira e um cemitério. Foi construída em 1246, enquanto a torre inclinada foi adicionada entre 1325 e 1350.
Torre de Niles, Niles, EUA
A torre inclinada de Niles é uma réplica com metade do tamanho da torre inclinada de Pisa . Foi concluída em 1934 pelo industrial Robert Ilg como parte de um parque de recreação para os funcionários da Ilg Hot Air elétrica ventilação Company of Chicago.
© Getty Images
Yunyan Pagoda, Suzhou, China
A construção começou em 907 dC., e foi concluída em 961 dC. Em mais de mil anos, o pagoda tem gradualmente inclinado devido às forças da natureza. Agora, a parte superior e inferior da torre variam em 2,32 metros.
Torre Nevyansk, Rússia
O objetivo da torre do século XVIII não é muito clara: os historiadores não têm certeza de que era uma torre de vigia, um campanário, um lugar para criar dinheiro falso, ou apenas uma torre simbólica, bem como o ano de sua construção, suponhe-se que esteja entre 1725 e 1732. O desvio da parte superior da torre a partir de um ângulo reto é atualmente 2,20 metros.
© Russia IC
* A lei da gravidade não pode ser responsabilizada pelo fato de uma pessoa
cair de amores por outra. - Albert Einstein -