A Ponte das Artes ou Passerelle des Arts sobre o rio Sena, junto ao museu do Louvre, em Paris, tornou-se desde 2008, a ponte dos cadeados do amor.
Mas, o peso de quase um milhão de paixões foi demais para a ponte, depois de alguns anos. 45 toneladas de amor, em forma de cadeados, eram uma ameaça à segurança, desde o verão passado quando, parte da grade caiu devido ao peso. A ponte foi evacuada e esteve fechada ao público.
O vice-presidente da Câmara de Paris, Bruno Julliard, explicou as razões para a retirada a partir de 01 de junho de 2015.
“Quando havia dezenas de cadeados, ou mesmo centenas, podíamos pensar que era agradável. Era um pouco transgressivo, nem sempre respeitava o patrimônio nacional, mas era uma iniciativa interessante, bonita de ver e comovedora. Mas ao longo dos anos chegou a uma proporção tal que em termos de segurança e estética, já não é admissível”.
Onde estavam toneladas de cadeados serão expostos painéis de Arte Urbana. Poderão ser vistas obras dos franceses Jace e Brusk e do franco-tunisino El Seed, além de Pantónio, todos convidados pela câmara parisiense, em conjunto com a galeria Itinerrance. As obras ficarão expostas temporariamente, já que estes painéis serão substituídos por outros, de acrílico, que serão instalados depois do verão.
A moda dos cadeados do amor, existe em outros países, como Rússia, China, Alemanha, e, em larga escala, na Itália.
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Os mais crentes inscreveram as juras de amor no próprio cadeado antes de o prenderem à ponte e lançarem as chaves ao rio Sena.
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O motivo para se retirar as lembranças da Passerelle des Arts está relacionado com o peso que comprometia a segurança. No verão passado, uma das grades metálicas acabou caindo.
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Os desejos futuros para a relação, os casais também mandavam gravar nos cadeados do amor.
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Não faltavam as declarações de amor à cidade do amor, muito usados pelos apaixonados de Paris.
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Outros preferem escrever no momento em que selam as suas promessas. E lá estavam cadeados de casais portugueses.
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A ponte esteve fechada ao público até dia 7. Segundo a câmara, os cadeados representavam "uma degradação permanente no patrimônio e um risco à segurança dos visitantes, parisienses e turistas".
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Esta operação na Passerelle des Arts não tem aprovação de vários casais que iam a Paris especialmente para deixar a sua marca naquela ponte.
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Para substituir os cadeados, a autarquia vai colocar, no outono, algumas obras de arte contemporâneas, onde vai estar representado o trabalho do artista português Pantónio.
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* Em Paris, todo mundo quer ser um ator; ninguém se contenta em ser um espectador. - Jean Cocteau -