sexta-feira, 18 de março de 2016

O Atlantis chinês é uma maravilha perfeitamente preservado


A cidade chinesa de Shicheng foi inundada em 1959, depois esquecida. Com a sua recente redescoberta, os mergulhadores poderão explorar uma cidade de aproximadamente 800 anos de idade, que está debaixo d'água e invisível por décadas.

A cidade submersa
 title=© Webedia SAS

Muitas vezes chamado de "Atlantis do Oriente" por viajantes, a cidade subaquática de Shicheng é uma magnífica cápsula do tempo, misteriosa, do Império Chinês. Arquitetura de pedra que datam das dinastias Ming e Qing (que governou 1368-1912), perfeitamente preservada 40 m sob Qiandao Lake, na província de Zhejiang, há 400 quilômetros ao sul de Xangai.


A água está salvando a cidade bem

 title=© Webedia SAS

Ao contrário da mítica Atlântida, Shicheng - o que significa Cidade Leão em mandarim - foi propositadamente inundada em 1959 para abrir caminho para o Xin'an Dam e da sua estação hidrelétrica adjacente. Cerca de 300.000 pessoas foram deslocadas para o projeto, algumas das quais tinham famílias que viveram na cidade durante séculos.



Os leões ainda estão intactos
© Geografia Nacional Chinesa

A cidade foi "redescoberta" em 2001, quando o governo chinês organizou uma expedição para ter conhecimento da metrópole perdida. O interesse e exploração aumentou ainda mais em 2011, quando a geografia nacional chinesa publicou algumas fotografias e ilustrações nunca vistas antes hipotetizando que é uma cidade pequena, que mede cerca de meio quilômetro quadrado, retrata o seu auge.

A cidade remonta a 1368
 title=© Webedia SAS

Apesar de estar debaixo d'água, Shicheng manteve-se bem preservada; a água realmente protege de vento, sol, chuva e erosão. O mergulho ainda é considerado "exploratório" e é limitado a mergulhadores em águas profundas.


A cidade está sendo explorado por mergulhadores
 title=© Webedia SAS


"Não o que o homem é, e sim apenas o que ele faz é o patrimônio que não poderá jamais perder." - Christian Hebbel -


Um comentário:

  1. Uma expedição seria um belo passeio
    Veja tbm esse video
    www.youtube.com/watch?v=ddHk-B2PMEM

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.