terça-feira, 24 de novembro de 2015

28 mentiras que muita gente ainda acredita


Todos crescemos acreditando em algumas coisas que ao longo dos anos se tornaram de conhecimento comum - bananeira é uma árvore, é melhor pão preto e cabelos e unhas seguem crescendo após a morte. 

Vamos a seguir ver que algumas destas coisas não têm o menor fundamento.

Humanos têm cinco sentidos

Os sentidos são até 21, incluindo sede, equilíbrio, temperatura e movimento.
elfandarilha
© Thomas Schmidt/Getty Images

Álcool esquenta

Beber um líquido alcoólico pode dar a impressão de que você está ficando com a temperatura do corpo mais quente, mas esta sensação não dura muito. O álcool dilata seus vasos sanguíneos e faz o sangue quente entrar em contato com a pele, mas a temperatura total do corpo diminui.
© Aurelie and Morgan David De Lo

A saliva dos cães valem como suor

As glândulas sudoríparas dos cães estão nas patas e não na língua. Os cães diminuem a temperatura do corpo salivando porque isso faz com que a umidade deixe os pulmões.
© iStock/Getty Images

Banana dá em árvore

A bananeira é, na verdade, uma erva. A maior de todas, por sinal
© AP

Cobrir a cabeça mantém a temperatura

Usar um gorro para sair no frio será para sempre uma exigência das mães em todo o mundo, mas a verdade é que o corpo perde calor por qualquer parte exposta, incluindo o rosto.
© darrya/Getty Images

Vikings usavam capacetes com chifres

Não há nenhum fundamento nisso. A provável origem do mito foi a criação do figurinista Carl Emil Doepler, que criou a fantasia em 1876 para a ópera de Richard Wagner, "O Anel do Nibelungo".
© Khosrork/Getty Images

Os peixes têm memória de três segundos

Os peixes na verdade conseguem lembrar por cinco meses. Em Israel alguns foram treinados para reconhecer sons e associá-los à hora da alimentação.
© Getty Images/Getty Images

As unhas e cabelos continuam a crescer mesmo depois da morte

É o ressecamento da pele que ocasiona a impressão de que as unhas e o cabelo continuam a crescer depois da morte.
© kzenon/Getty Images

Não se deve sair com o cabelo molhado

Não existe nenhuma relação entre pegar um resfriado e sair com o cabelo molhado. Você sentirá frio, é claro, mas contrair uma doença só acontece em contato com o agente causador - vírus ou bactéria.

© Rennes.I photography/Getty Images

Não se deve tocar filhotes de passarinhos!

É muito comum a crença de que não se deve encostar em ninhos ou em filhotes de passarinho porque isso fará com que os pais os abandonem, mas não passa de mito. Os pássaros não têm um olfato muito apurado e simplesmente não têm como saber.
© Getty Images

Estalar dedos causa artrite

O barulho pode ser irritante, mas estalar dedos não causa artrite.
© Image Source/Getty Images

A fruta laranja tem este nome pela cor

É o contrário, a cor laranja tem este nome por causa da fruta.
© Getty Images

Usamos só 10% do cérebro

Nós usamos a maior parte do cérebro, sim. Mas não ao mesmo tempo. O cérebro é exatamente como um computador, quando desempenhamos alguma tarefa específica usamos aquela parte do cérebro e subsequentemente a outra em outra tarefa.
elfandarilha
© Brand X Pictures/Getty Images

Os biscoitos da sorte são tradição chinesa

Foi um restaurante na Califórnia que começou a distribuir biscoitos da sorte.

© Getty Images

O Monte Everest é a mais alta montanha do mundo

É parcialmente verdade, mas quando medimos base ao cume (desconsiderando nível do mar ao cume), o Mauna Kea (que tem 10.210 metros de altura), que fica no Havaí, é a mais alta montanha do mundo. Só que a maior parte dela está debaixo d'água.
© iStock/Getty Images

O raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar

O raio cai, sim, várias vezes no mesmo lugar. Especialmente em torres, onde pode ocorrer até 50 vezes em um único ano.
© Getty Images

Einstein era ruim de matemática

Muitas gerações foram consoladas por serem ruins em matemática com a frase: "Einstein rodou em matemática". Na verdade, ele não apenas era muito bom como dominava cálculo diferencial em matemática aos 15 anos. Einstein não era bom em ciências humanas e não conseguiu ingressar em um colégio de Zurique, na Suíça, por não ir bem nestas matérias, especialmente em francês.
elfandarilha
© AP

Se você engole um chiclete leva 7 anos para digerir

Esta é uma crendice muito comum e espalhá-la serve para evitar que as crianças comam a goma de mascar. Na verdade, ela não é digerível, mas acaba sendo expelida pelo intestino como qualquer substância que não é digerida. Como as fibras.
© iStock/Getty Images

Desodorante dá câncer

Já se acreditou que desodorantes poderiam causar câncer, especialmente os de mama. No entanto, nenhuma pesquisa até o momento conseguiu constatar a relação entre a doença e os cosméticos.
© Yuri_Arcurs/Getty Images

Sushi significa "peixe cru"

Sushi refere-se ao arroz, não ao peixe. Qualquer prato servido com o arroz ganha o nome "sushi" no Japão.
© Getty Images

Não se deve comer e ir nadar

É a mesma lógica que para qualquer exercício. Não se deve comer uma lauta refeição e ir correr, mas não tem problema em comer um lanche e ir dar um mergulho. Há bastante sangue no corpo para nadar e digerir.
© Getty Images

Os touros têm raiva da cor vermelha

Os touros não ficam enfurecidos ao ver a cor vermelha. Na verdade os animais são daltônicos, é o movimento que os enfurece e não a cor do pano.
© Getty Images/Getty Images

Tubarões nunca têm câncer

O mito tem origem no fato de que tubarões não têm um esqueleto, apenas cartilagem que não é irrigada por vasos sanguíneos, cruciais para o surgimento e desenvolvimento do câncer. Cientistas já encontraram o câncer em tubarões, embora seja mesmo mais raro.
© REX/Dan Callister

Pão preto é melhor para a saúde

Nem sempre. Pães pretos industrializados podem ter esta cor devido a corante. É bom procurar marcas que sejam de confiança e usem, de fato, grãos integrais.
© tinalarsson/Getty Images

O "quác" do pato não faz eco

Não se faz ideia quem possa ter inventado essa, mas não tem o menor cabimento. Como qualquer outro som da natureza, o "quác" do pato ecoa
elfandarilha
© AP

Morcegos são cegos

Seus olhos são pequenos, mas eles conseguem enxergar. Morcegos grandes têm uma visão três vezes melhor que a humana e, até por isso, são sensíveis às mudanças de iluminação.
© iStock/Getty Images

A regra dos cinco segundos

Todo mundo já apanhou alimento que caiu no chão antes dos cinco segundos com a desculpa de que ainda não se contaminou. Isso não tem fundamento, o alimento pode ter se contaminado dentro desta "janela".
© Design Pics/Misty Bedwell/Getty Images

Remoção de placa bacteriana prejudica o esmalte do dente
O contrário é que é verdadeiro. Se você não remove a placa bacteriana ela se torna tártaro e toma conta do dente. Em caso de periodontite aguda você perde o dente.
© Markus Moellenberg/Corbis


Fonte: MSN


"História é um monte de mentiras juntas." - Napoleão Bonaparte -


4 comentários:

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.