quarta-feira, 24 de junho de 2015

Torres inclinadas que encantam os turistas


As torres inclinadas marcaram a história da humanidade.

Algumas, se não fosse pelos erros cometidos quando da construção, provavelmente não seriam tão famosas. Embora nem todas tenham sido tão famosas quanto a torre inclinada de Pisa, muitas tinham e continuam ter relevância além do seu valor estético. Além das torres inclinadas naturalmente encontramos projetos calculados intencionalmente por arquitetos em construções mais recentes. 

Entre as torres com inclinação natural a mais famosa é certamente a Torre de Pisa, na Itália, mas não é a única. E entre os projetos de construções incomuns, há edifícios como a Torre Dançante de Praga. 


Leaning Tower of Suurhusen, Lower Saxony, Alemanha
O campanário de Suurhusen é a torre mais inclinada de forma não intencional, vencendo a famosa Torre de Pisa por 1,22 graus. Há registros de que a torre passou a inclinar no século XIX depois da drenagem de um brejo. Esta torre gótica tem uma inclinação de 5,19 graus.

© CHRISTIAN CHARISIUS/Newscom/Reuters

As duas torres de Bologna, Itália
Construídas em 1109 e 1119 e símbolo da Bolonha medieval. A mais alta é chamada de Asinelli enquanto a torre menor, mas mais inclinada é chamada de Garisenda. Seus nomes derivam das famílias a quem são tradicionalmente creditadas sua construção. No entanto, a escassez de documentos a partir deste período inicial faz com que, na realidade, seja incerto.

elfandarilha
© Julian Elliott/Robert Harding/REX


Big Ben, Londres, Inglaterra
A estrutura é oficialmente conhecida como a Elizabeth Tower, rebatizada para comemorar o Jubileu de Diamante da Rainha Isabel II do Reino Unido. O Big Ben tem uma inclinação de 0,26 graus.

elfandarilha© Simon Dawson/Bloomberg


Torre de Montreal, Quebec, Canadá
A torre incorporada à base do Estádio Olímpico de Montreal, chamada de Torre de Montreal. Com uma elevação de 165 metros e um ângulo de 45 graus, seus primeiros 92 metros são feitas de concreto, e o restante é feito de aço.

elfandarilha
© Egmont Strigl / imageBROKER/REX


AC Hotel Bella Sky Copenhagen, Copenhague, Dinamarca
O AC Hotel Bella Sky Copenhagen , anteriormente o Bella Sky Comwell Hotel , é um hotel de conferências de 4 estrelas. As torres em posições opostas têm uma inclinação de 15 graus.

© View Pictures/REX


Puerta de Europa, Madrid, Espanha
As torres Puerta de Europa, também conhecidas por Torres KIO são duas torres inclinadas uma contra a outra em Madrid, Espanha. A inclinação das torres é de 15° com a vertical ; têm uma altura de 114 m, com 26 pisos.

© Daniel Ochoa de Olza/AP


Torre de Pisa, Itália
A torre mundialmente famosa remonta ao século XII. Demorou quase dois séculos para ser construída.  É um campanário da catedral da cidade italiana de Pisa. Está situada atrás da catedral, e é a terceira mais antiga estrutura na praça da Catedral de Pisa (Campo dei Miracoli), depois da catedral e do baptistério. Embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para sudeste logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal consolidado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferenciais. A torre atualmente se inclina para o sudoeste.  Depois de todas as obras a que foi submetida, a torre  deixou de se inclinar e a cada ano irá endireitar-se um pouco, garantem os especialistas. Tem 3,99 graus de inclinação.

elfandarilha
© WestEnd61/REX


Castelo de Caerphilly em Wales
É um castelo normando que domina o centro histórico de Caerphilly, na Gales do Sul, Grã-Bretanha. Erguido na sua maior parte entre 1268 e 1271, trata-se de um típico exemplar de fortificação normanda, o maior de Gales e considerado um dos maiores da Europa. A torre tem 20 metros de altura e sua inclinação é de 3 metros.

© Russ Hamer


 Casa dançante, Praga, República Checa
A construção teve início em 1994 e conclusão em 1996. O estilo não tradicional era muito controverso na época.  Idealizada pelos arquitetos  Frank Gehry e Vlado Milunc, a arquitetura curvilínea do Dancing House surgiu da vaga inspiração em um casal bailando. Rodeado por influência barroca, gótica e art nouveau, brindando a todos com a vista maravilhosa do Castelo de Praga, do rio Vltava e os telhados vermelhos do Bairro Littler.

© Raimund Kutter/imageBROKER/REX



San Giorgio dei Greci
O rito ortodoxo grego não foi permitido em Veneza por séculos, mas a partir do século XVI a comunidade grega local ganhou os direitos para construir uma confraria e uma igreja com um campanário. A torre foi concluída em 1592 ela se inclina para o oeste. Segundo os cientistas, a torre inclinou-se devido ao efeito corrosivo das marés altas veneziana.


©  Jakub Hałun



Capital Gate Tower, Abu Dhabi, Emirados Árabes
É um arranha-céus em Abu Dhabi. O projeto foi capaz de alcançar a sua inclinação por meio de uma técnica de engenharia que permite que placas de piso sejam empilhados verticalmente até o 12º andares. Tem uma inclinação de 18 graus.

elfandarilha
© Daniel Ochoa de Olza/AP


Oude Kerk, Delft, Holanda
A Igreja Velha é o mais antigo edifício existente em Amsterdã. Situado na cidade holandesa de Delft, Oude Kerk (Igreja Velha), neste local no século XIII existia uma pequena capela de madeira e um cemitério. Foi construída em 1246, enquanto a torre inclinada foi adicionada entre 1325 e 1350.

elfandarilha© SPC#JAYJAY/Getty Images


Torre de Niles, Niles, EUA
A torre inclinada de Niles é uma réplica com metade do tamanho da torre inclinada de Pisa . Foi concluída em 1934 pelo industrial Robert Ilg como parte de um parque de recreação para os funcionários da Ilg Hot Air elétrica ventilação Company of Chicago.

elfandarilha
© Getty Images


Yunyan Pagoda, Suzhou, China
A construção começou em 907 dC., e foi concluída em 961 dC. Em mais de mil anos, o pagoda tem gradualmente inclinado devido às forças da natureza. Agora, a parte superior e inferior da torre variam em 2,32 metros.

© Getty Images


Torre Nevyansk, Rússia
O objetivo da torre do século XVIII não é muito clara: os historiadores não têm certeza de que era uma torre de vigia, um campanário, um lugar para criar dinheiro falso, ou apenas uma torre simbólica, bem como o ano de sua construção, suponhe-se que esteja entre 1725 e 1732. O desvio da parte superior da torre a partir de um ângulo reto é atualmente 2,20 metros.

elfandarilha
© Russia IC



* A lei da gravidade não pode ser responsabilizada pelo fato de uma pessoa 
cair de amores por outra. - Albert Einstein -


2 comentários:

  1. Imagens muito legais. Eu nunca tinha notado que bigben tb era inclinado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu, Malu

      É apenas 0,26, mas nota-se.

      Obrigada

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo