segunda-feira, 29 de junho de 2015

Foi moda nos anos 1980, mas preferimos esquecer


Moda é o estilo e o costume que predomina em um determinado momento, e ele geralmente se refere a estilos atuais, especialmente em roupas, calçados, acessórios, maquiagem, body piercing, mobiliário, cabelos, entre outros. Quanto à tecnologia, temos o fenômeno conhecido como obsolescência. Em relação à internet, por exemplo, não há consenso sobre a data exata em que a internet moderna surgiu, mas foi em algum momento em meados da década de 1980. 

Pelo encaixe perfeito alguns estilos são levados adiante ou são reformulados, outros felizmente acabam por ser abandonados. A seguir alguns que foram moda na década de 1980, foram abandonados e não deixaram saudades.


Polainas
Foi a década das polainas, e Jane Fonda demonstra lindamente.
elfandarilha
© Getty Images/Getty Images


Suéter no pescoço
Homens de qualquer idade usarem suéter (colorido) no pescoço.
elfandarilha
© NBC via Getty Images/Getty Images


Aparelhos coloridos
Usar aparelhos coloridos também esteve na moda.
 title=© Carl M Christensen/Getty Images


Jeans lavados
Os jeans lavados eram uma febre, como vemos em Andre Agassi no ano de 1988.
elfandarilha
© Getty Images/Getty Images


Mullet
O mullet foi talvez o cabelo mais importante dos anos 1980, como vemos em Stefan Dennis e Craig McLachlan em "Neighbours", no ano de 1988. Em 2013 houve uma tentativa de retorno, em mulheres, mas não parece ter agradado.
 title=© David Coe/REX


Telefone de disco
Para conversar dois minutos ao telefone precisava separar pelo menos este mesmo espaço de tempo para discá-lo. Os telefones com dígitos, apresentados na Expo 62 foram uma mão na roda.
elfandarilha
© Getty Images/Getty Images


Ombreira
Pamela Sue Martin e Pamela Stephenson usam ombreiras em uma peça. Casaco sem ombreira, era raro.
elfandarilha
© NBCU Photo Bank via Getty Images/Getty Images



Cabelos em cores de neon
Era essa a cor dos cabelos de Cyndi Lauper da banda Sigue Sigue Sputnik nos anos 1980.
 title=© UIG via Getty Images/Getty Images; Fotos International/REX


Internet discada
Na era do Wi-Fi é muito difícil imaginar aqueles dias em que era necessário esperar por muitos minutos para estabelecer uma conexão que muitas vezes se perdia facilmente e o que dizer do elevado preço?
elfandarilha© Mike Forster / Associated Newspapers/REX


Batom metálico
Naqueles dias era uma combinação perfeitamente aceitável mesclar o visual punk com o chique. No entanto, este estilo que envolvia maquiagem em cores metálicas, visto em Sarah Jessica Parker e Pia Zadora, saiu de moda e não deixou saudades.
 title=© WireImage/Getty Images; Getty Images/Getty Images


Laço enorme para prender o cabelo
Um cabelão evidentemente precisava ser preso com um laço gigante.
 title=© c.20thC.Fox/Everett/REX;Getty Images/Getty Images; Tim Graham/Getty Images


Fita e gravador de fita cassete
Eram horas para gravar uma fita inteira direto do rádio para guardar a música preferida. Com a chegada da TV por satélite, Internet e smartphones, temos outras opções.
 title=© iStock/Getty Images


Permanente Extremo
A permanente era extremo e todo mundo fazia. Hoje em dia algumas pessoas ainda fazem, mas ela não é mais como este, de Kelly Preston em 'Os Espertinhos' (1989).
elfandarilha© SNAP/REX


Sombra azul
Alguns experimentos de maquiagem nos anos 1980 felizmente foram ultrapassados, como por exemplo as sombras azul e rosa nos olhos.
elfandarilha
© Harry E. Lomax/REX

Referências: MSN


* A moda é uma variação tão intolerável do horror que tem de ser mudada 
de seis em seis meses. - Oscar Wilde, 1854 - 1900)



8 comentários:

  1. Existem dois erros nesse artigo. Um deles é o telefone discado, pois não é exclusividade dos anos 80. Outra é a Internet discada; nos anos 80 não existia a Internet, o que existiam eram os BBS, que eram coisas restritas aos entusiastas de tecnologia. Além disso, o preço da conexão não era tão caro assim; caro era ter uma linha telefônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O telefone de disco não foi moda apenas nos anos 80, na Alemanha, por exemplo, foi usado entre as décadas de 1960 e 1980.
      Um bulletin board system (BBS) é um sistema informático, um software, que permite a ligação (conexão) via telefone a um sistema através do seu computador e interagir com ele, tal como hoje se faz com a internet. Quanto à internet, todas informações que estão disponíveis para pesquisa, em sites europeus constam que: As origens da internet remontam a uma pesquisa encomendada pelo governo dos Estados Unidos na década de 1960 para construir uma forma de comunicação robusta e sem falhas através de redes de computadores. Embora este trabalho, juntamente com projetos no Reino Unido e na França, tenha levado a criação de redes precursoras importantes, ele não criou a internet. Não há consenso sobre a data exata em que a internet moderna surgiu, mas foi em algum momento em meados da década de 1980.
      Quanto ao preço da linha telefônica e da aquisição da linha telefônica e da internet discada o seu comentário pode estar a referir como foi no Brasil e toda a minha matéria teve base em informações da Europa.

      Discordo que sejam erros, são sim valores e informações de continentes diferentes.

      Excluir
  2. Ou quero esquecer é a moda de hj. n se acha mais roupa pra hétero, cabelos coloridos, suvaco colorido, aparelho colorido com superbonder, tênis ridiculamente feios, crocs, calça saruel, mulher usando boné de frentista e homem passando chapinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que realmente a moda hoje está a nos deixar abismados.
      Dos anos 1980 restaram muitas coisas boas, as listadas aqui são aquelas que hoje olhamos as fotos (roupas e cabelos, maquiagem) e não nos agrada.

      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  3. Não se pode atribuir o conceito de moda, tecnologias que na década de 80 estava em desenvolvimento, o toca-fitas, a internet e o telefone de disco, são tecnologias que na época era o que existia de melhor, foram desenvolvidas e ficaram obsoletas, não se trata de modismo. O mesmo acontece com os cabelos e aparelhos orto-dentários coloridos, você pode vê-los hoje em dia em qualquer lugar do planeta o que não os torna algo específico dos anos oitenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas acrescento a matéria tem introdução, cabelos neon (1980) e cabelos fantasia (2015) são distintos, aparelhos coloridos não os tenho visto no país em que vivo, talvez por não estarem à venda fora dos consultórios de ortodontistas.

      Obrigada pelo comentário.

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.