quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Quando locais culturais são desfigurados, destruídos ou desrespeitados


O grande crescimento do turismo levam ao aumento dos riscos de acidentes com os sítios culturais e também de vandalismo.

E não só.

“A destruição da herança cultural tornou-se uma tática de guerra para espalhar o medo e o ódio nos conflitos modernos”, escreveu Irina Bokova, diretora-geral da Unesco.

Decapitada em 1964 e 1968
A Pequena Sereia tem sido um alvo repetido desde a sua inauguração em 1913. Em 1964, os artistas de orientação política do movimento Situacionista cortaram e roubaram a cabeça. Nunca foi recuperada, mas foi substituída. Quatro anos depois, foi cortada novamente. Os culpados nunca foram encontrados, mas a cabeça foi devolvida anonimamente. Em 2003, a estátua foi arrancada de sua base e posteriormente encontrada na água.
Elphandarilha
© picture-alliance / AP Photo / B. Luethke

Protesto na Pequena Sereia
A escultura da personagem do autor Hans Christian Andersen, A Pequena Sereia, foi pintada mais de uma vez ao longo dos anos. Em 2017, ficou vermelha como sangue, juntamente com uma mensagem criticando a caça às baleias nas Ilhas Faroé. A polícia de Copenhague está investigando o caso mais recente, no início desta semana, quando as pessoas pintaram "Free Hong Kong" em vermelho na pedra em que a Pequena Sereia está sentada.
Elphandarilha
© picture-alliance / Scanpix Denmark / IM Odgaard

Passar a noite no Templo do Sol
As autoridades peruanas dizem que um grupo de turistas se escondeu e passou a noite ilegalmente no restrito segmento do Templo do Sol de Machu Picchu. Segundo os investigadores, um dos turistas defecou entre as ruínas.
Elphandarilha
© Imago/Westend61

Um para enfrentar julgamento, cinco deportados
Cinco do grupo dos seis foram definidos para serem deportados. As autoridades disseram que um homem da Argentina enfrentaria acusações de "destruir a herança cultural do Peru", depois de admitir que tentou remover uma pedra e causar danos. Isso pode levar a uma pena de prisão de quatro anos. Em um caso passado no local, dois chilenos pagaram US $ 100.000 pela libertação antecipada ao receber uma sentença de seis meses.
Elphandarilha
© Imago / H. por Radebrecht

O boom do turismo é uma tensão no local
É Patrimônio Mundial da UNESCO, foi construída no século XV no sul do Peru, perto de Cusco, vem enfrentando um boom no turismo nos últimos anos. Até o tráfego de pedestres dos milhares de visitantes do site todos os dias causa danos irreparáveis ​​à estrutura de pedra nas montanhas. O Peru Telegraph informou que o número de visitantes passou de menos de 80.000 em 1991 para 1,5 milhões em 2018.
Elphandarilha
© picture-alliance / Photoshot / D. Cristini / Síntese

'Os coletes amarelos triunfarão'
O Arco do Triunfo de Paris enfrentou a ira do movimento Colete Amarelo (Gilets Jaunes) em dezembro de 2018. Aqui, as equipes de limpeza estão removendo pichações do ponto de referência mais visitado da capital. As letras pretas grandes dizem "Os coletes amarelos triunfarão". O local foi fechado para reparos depois, embora ainda tenha atraído mais de 1,6 milhão de visitantes em 2019.
Elphandarilha
© Reuters / B. Tessier

Nem Marianne foi poupada
Alguns manifestantes miraram exposições no museu dentro do Arco, até danificando uma estátua de Marianne, a personificação da República Francesa. Os danos coincidiram com um dos piores dias de protestos dos coletes amarelos, com mais de 100 pessoas feridas e mais de 400 presas.
Elphandarilha
© picture-alliance / dpa / K. Zihnioglu

Palmyra, antes e depois do 'Estado Islâmico'
No Arco do Triunfo do Oriente Médio, na antiga cidade de Palmyra, na Síria, militantes do "Estado Islâmico" causaram danos consideráveis ​​quando estavam no controle do território. O fotógrafo da AFP, Joseph Eid, refez seus passos carregando fotos tiradas em 2014, pouco antes de Palmyra cair nas mãos do EI, demonstrando a extensão da destruição.
Elphandarilha
© Getty Images / AFP / J. Eid

Timbuktu danificado, mas seus documentos preciosos recuperados
A cidade antiga de Timbuktu, no Mali, também sofreu recentemente nas mãos de ocupantes islâmicos. Apesar dos danos à cidade antiga, algumas de suas relíquias mais preciosas na Grande Biblioteca de Timbuktu foram salvas. Um estudioso local e líder comunitário, Abdel Kader Haidara, orquestrou uma missão secreta de contrabando para salvar milhares de livros e manuscritos antigos; muitos estão sendo restaurados agora em Hamburgo.
Elphandarilha
© CSMC

Quando o Talibã explodiu um Buda
O enorme buraco nesta face do penhasco, que fica na antiga Rota da Seda, ligando a China à Ásia Central e além, abrigou uma estátua gigante de Buda do século VI. Duas dessas estátuas foram explodidas pelo Talibã em 2001, apenas alguns meses antes de o regime ser derrubado por uma coalizão liderada pelos EUA após os ataques de 11 de setembro.
Elphandarilha
© Getty Images / AFP / Shefayee

Auschwitz apela a um comportamento respeitável
O Museu de Auschwitz, em março do ano passado, pediu aos visitantes que lembrassem que estavam em um local onde mais de 1 milhão de pessoas foram mortas. Ele destacou uma tendência específica, equilibrando-se nos trilhos do trem para fotos nas mídias sociais. "Existem lugares melhores para aprender a andar na trave de equilíbrio do que o local que simboliza a deportação de centenas de milhares para a morte", escreveu o museu.
Elphandarilha
© picture-alliance / dpa / Sputnik / A. Pantcykov

Memorial do Holocausto e playground ocasional
O memorial do Holocausto de Berlim também enfrentou vandalismo. O monumento é uma grande coleção de 2.711 lajes de concreto cinza (ou estelas) em um padrão de grade. Inaugurada em 2005, as suásticas foram removidas de algumas estelas no mesmo ano e novamente em 2009. A polícia aumentou a segurança em 2014 depois que vídeos de véspera de Ano Novo surgiram de pessoas lançando fogos de artifício a partir de estelas e urinando no local.
Elphandarilha
© picture-alliance / Ulrich Baumgarten

Ibrahimovic sobe em Malmo
Uma homenagem ao veterano jogador de futebol sueco Zlatan Ibrahimovic foi erguida e apresentada em Malmo, seu primeiro clube, em outubro do ano passado. Mas, em retrospectiva, o momento poderia ter sido melhor ...
Elphandarilha
© picture-alliance / TT NEWS AGENCY / J. Nilsson

A queda de Zlatan
Um mês depois, em novembro, Ibrahimovic tornou-se proprietário do Hammarby IF, clube de Estocolmo, um grande rival do Malmo FF, dizendo que queria ajudar a tornar o time "o maior da Escandinávia". Os fãs de hardcore ficaram furiosos. Após repetidos atos de vandalismo, a estátua foi removida. Serrar seus tornozelos nas primeiras horas de 5 de janeiro deu o golpe decisivo.
Elphandarilha
© Reuters / TT News Agency / J. Nilsson

Fonte: MSN

"A cultura é o que identifica um povo com a sua finalidade." - Agustina Bessa-Luís -