domingo, 15 de dezembro de 2019

Maravilhas perdidas do mundo

Há aventuras mais acessíveis e oportunidades incríveis para os viajantes do que nunca. Mas, como as fotos a seguir comprovam, há algumas experiências que o dinheiro não pode comprar hoje - ou seja, um vislumbre dos pontos quentes de viagens do passado que agora desapareceram do mapa. Seja por causa da natureza, das ações impensadas da humanidade ou das mudanças climáticas, infelizmente nunca mais poderemos  visitar essas antigas atrações da lista.

Salto de Sete Quedas - Guaíra, Brasil/Paraguai
Há trinta e sete anos, na fronteira entre o Paraguai e o Brasil, ficava uma das  cachoeiras mais poderosas do mundo . Eram constituídas por 19 cachoeiras principais, sendo sete grupos de quedas. Recordistas mundiais em volume d'água, as Sete Quedas eram o principal atrativo turístico de Guaíra, cidade que, à época, chegou a ter 60 mil habitantes, rivalizando em importância com as cataratas de Foz do Iguaçu.
Elphandarilha
© Município de Guaíra

Elphandarilha
© Culturaeviagem

Salto de Sete Quedas - Guaíra, Brasil/Paraguai
Em outubro de 1982, as quedas foram vítimas de um gigantesco projeto de engenharia. Eles foram fechados e dinamizados para criar a barragem de Itaipu, que agora fornece 75% da eletricidade usada pelo Paraguai e 25% da eletricidade no Brasil. Embora essa seja claramente uma fonte viável de energia renovável, se vale o preço de um espetáculo natural tão maravilhoso é outra questão.
Elphandarilha
© Expresso 44

Sutro Baths, São Francisco, EUA
Se você imaginar São Francisco, atrações como a Ponte Golden Gate, a Ilha de Alcatraz ou a Lombard Street podem surgir. Mas você sabia que a cidade já foi o lar do maior estabelecimento de piscinas cobertas do mundo? O impressionante complexo inclui seis piscinas de água salgada e uma de água doce, com capacidade para 10.000 pessoas.
Elphandarilha
© Unknown / Wikimedia Commons / CC0

Sutro Baths, São Francisco, EUA
Depois de lutar financeiramente por muitos anos, os Banhos do Sutro fecharam em 1966 e sucumbiram em um incêndio em junho no mesmo ano. Agora, apenas as fundações permanecem como um lembrete da atração vitoriana, com o cenário do penhasco tornando-se um local popular para os caminhantes.
Elphandarilha
© FlyingToaster / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Crystal Palace, Londres, Reino Unido
Outrora uma obra-prima vitoriana, essa impressionante estrutura de vidro e aço foi construída em 1851 no Hyde Park de Londres - mais tarde foi transferida para Penge Place, no sul da capital, onde permaneceu por 82 anos. No auge do palácio, suas terras abrigavam uma variedade impressionante de delícias: uma montanha-russa, festivais, partidas de críquete e até um jardim completo com dinossauros modelos.
Elphandarilha
© Fox Photos / Getty

Crystal Palace, Londres, Reino Unido
Tragicamente, o prédio foi engolido por um incêndio em 1936 - ainda não se sabe como o incêndio foi iniciado e se foi intencional ou não. Atualmente, restos do palácio, incluindo terraços, esfinges e um enorme busto de seu designer, Sir Joseph Paxton, podem ser vistos no local, que foi renomeado para Crystal Palace Park.
Elphandarilha
© Colin Smith / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

Terraços rosa e brancos, Lago Rotomahana, Nova Zelândia
Em meados do século XIX, essas lindas piscinas em cascata, naturalmente formadas, atraíam turistas de todo o mundo e eram um dos maiores atrativos para quem visita o Hemisfério Sul. Muitas vezes apelidada de “a oitava maravilha do mundo”, elas foram destruídas pela erupção do Monte Tarawera em 1886. Agora sua glória é capturada apenas por um punhado de pinturas, como esta do artista inglês Charles Blomfield.
Elphandarilha
© Charles Blomfield / Wikimedia Commons / CC0

Terraços rosa e brancos, Lago Rotomahana, Nova Zelândia
Atualmente, o Lago Rotomahana continua a ser uma bela vista, embora a localização exata dos Terraços Rosa e Branco não seja conhecida com certeza. No entanto, os pesquisadores estão usando os diários do geólogo Ferdinand von Hochstetter, que escreveu notas detalhadas sobre sua localização antes da erupção, para tentar identificar e escavar os terraços - isso significa que eles poderão um dia ser restaurados.
Elphandarilha
© Brain Taylor / Flickr / CC BY-SA 2.0

Geleira Chacaltaya, Bolívia
Os esquiadores ousados já sonhariam em fazer tiquetaque na famosa e dura montanha de Chacaltaya, a estação de esqui mais alta do mundo, em suas listas de desejos. A antiga geleira que fica dentro dela estende-se por 0,085 milhas quadradas (0,22 km2 ) em 1940, mas diminuiu rapidamente de tamanho ao longo dos anos até 2009, quando derreteu completamente.
Elphandarilha
© Bernard Gagnon / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Geleira Chacaltaya, Bolívia
Em 1998, os especialistas previram que a geleira sobreviveria até 2015, mas, devido às mudanças climáticas, derreteu seis anos antes do estimado. Hoje, Chacaltaya é bastante árida - mas, apesar da falta de esqui, continua sendo um local popular entre os alpinistas que fazem a caminhada desafiadora até o cume.
Elphandarilha
© Aizar Raldes / AFP / Getty

West Pier, Brighton, Reino Unido
Hoje, o Brighton Palace Pier é uma atração amada nesta cidade litorânea, mas logo ao longo da costa você encontrará os restos esqueléticos de um píer antigo. Inaugurado em 1866, durante o boom vitoriano de férias à beira-mar, o West Pier apresentava uma sala de concertos, parque de diversões e salão de chá e era extremamente popular no final do século XIX e início do século XX.
Elphandarilha
© Francis Frith / Hulton Archive / Getty

West Pier, Brighton, Reino Unido
O West Pier entrou em declínio financeiro na década de 1960, antes de fechar em 1975 e cair em desuso. Desde então, entrou em colapso devido a uma tempestade em 2002 e pegou fogo no ano seguinte, suspeita-se de incêndio criminoso. Apesar de quase toda destruída, a estrutura oca cria uma silhueta assustadora e bonita para os fotógrafos.
Elphandarilha
© Glyn Kirk / AFP / Getty

Torre de porcelana, Nanjing, China
Se você já quebrou um pedaço de louça de porcelana, pode pensar que uma torre de 79 metros feita como essas coisas não é a ideia mais inteligente. Surpreendentemente, essa jóia arquitetônica durou cerca de 400 anos, dos séculos 14 a 19, antes de ser destruída pelos rebeldes.
Elphandarilha
© Jacob van Meurs / Johan Nieuhof / Wikimedia Commons / CC0

Torre de porcelana, Nanjing, China
Em 2015, a torre renasceu sob a forma de uma construção moderna de aço e vidro quando o promotor imobiliário Wang Jianlin doou US $ 153 milhões (£ 118 milhões) para a construção de um novo prédio. Completo com múltiplas plataformas de visualização e cercado por um museu futurista com tema budista, certamente fornece uma nova visão do local histórico.
Elphandarilha
© MYCREATIVE / Shutterstock

Teatro Hipódromo, Nova York, EUA
Se você tivesse caminhado para a 1120 6th Avenue em Nova York, 100 anos atrás, teria sido recebido pela visão deste espetacular teatro. O gigantesco hipódromo de 5.697 lugares foi criado pelos empreendedores Frederick Thompson e Elmer Scipio Dundy, que atraíram novos clientes da classe média com preços mais baixos e tornaram o teatro acessível a todos.
Elphandarilha
© Susan Law Cain / Shutterstock

Teatro Hipódromo, Nova York, EUA
Como foi o caso de outros grandes edifícios da virada do século, o Hipódromo caiu na armadilha dos altos custos de manutenção. Apesar de passar pelas mãos de inúmeros proprietários, finalmente teve que fechar em agosto de 1939 e foi demolido no final daquele ano. Na década de 1960, foi substituído por um estacionamento e um prédio de escritórios, que permanece desde então.
Elphandarilha
© Beyond My Ken / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Ponte dos cadeados de amor, Paris, França
Essa tradição peculiar viu turistas reunindo-se na Cidade do Amor para expressar seu amor assinando os nomes deles e de seus parceiros em cadeados, antes de anexá-los à Pont des Arts, sobre o rio Sena. A prática se tornou tão popular que em um ponto a ponte continha um milhão de cadeados pesando cerca de 45 toneladas.
Elphandarilha
© Stephane de Sakutin / AFP / Getty

Ponte dos cadeados de amor, Paris, França
Mas, em uma reviravolta um pouco irônica, parte da cerca aqui quebrou em 2014, devido ao peso desses símbolos de amor "eterno". No ano seguinte, as autoridades da cidade começaram a remover os cadeados e substituir as grades de metal da ponte por painéis de plástico, que agora foram substituídos por painéis de vidro. Determinados a manter a tradição, alguns começaram a prender cadeados a postes de luz ao longo da ponte.
Elphandarilha
© Stephane de Sakutin / AFP / Getty

A janela Azul, Gozo, Malta
Você pode reconhecer essa impressionante formação natural - ela foi apresentada em Game of Thrones , O Conde de Monte Cristo e Clash of Titans , bem como em muitos feeds do Instagram. O arco foi formado pelo colapso de uma caverna costeira, provavelmente no século 19, e era um local popular para fotografias.
Elphandarilha
© Sascha Steinbach / Getty

A janela Azul, Gozo, Malta
Quando tempestades fortes atingiram o arquipélago de Malta em março de 2017, o mundo ficou arrasado com o anúncio de que o arco icônico havia desabado. No entanto, não foram todas as más notícias, pois a formação rochosa caída agora aumentou a intriga subaquática, atraindo entusiastas de mergulho para a área.
Elphandarilha
© JosephMuscat_JM / Twitter

Palmyra, Homs, Síria
Esta cidade antiga, construída no terceiro milênio aC, combina arquitetura greco-romana, persa e árabe. Patrimônio Mundial da UNESCO, inclui ruínas do Templo de Bel, da Grande Colunata, do Portão de Damasco e de um anfiteatro romano. Mas a tragédia ocorreu em 2015, quando o local foi capturado e parcialmente destruído por Isis.
Elphandarilha
© Jerzy Strzelecki / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Palmyra, Homs, Síria
Entre 2015 e 2017, os militantes revoltaram-se e explodiram partes da cidade antiga, incluindo o Templo de Bel e o Arco da Vitória. Embora não contenha mais algumas das características originais, o sítio está passando por reformas financiadas pela UNESCO e espera-se que seja reaberto no futuro próximo.
Elphandarilha
© Louai Beshara / AFP / Getty

Penn Station, Nova York, EUA
A antiga Penn Station, inaugurada em 1910, era uma visão impressionante: projetada no estilo Beaux Arts, apresentava granito rosa, janelas de vidro abobadadas, pilares de pedra gigantes e arcadas. Infelizmente, como muitos grandes edifícios, custou uma quantia alta para manter, então em 1962 foi demolida - apesar da reação de muitos nova-iorquinos.
Elphandarilha
© Everett Historical / Shutterstock

Penn Station, Nova York, EUA
A Penn Station de hoje - uma rede subterrânea menor, completa, com iluminação neon e todos os confortos modernos - está muito longe do que era antes. Mas seu tamanho modesto significa que o número cada vez maior de passageiros ferroviários coloca uma pressão cada vez maior no edifício. Como resultado, planos foram implementados para expandi-lo. Desmancharam por ser grande, construíram um menor, agora terão que expandir.
Elphandarilha
© EQRoy / Shutterstock

Fonte: MSN

“A incapacidade de se adaptar traz a destruição.” - BRUCE LEE -