quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Groenlândia está descongelando após onda de calor


A Groenlândia, a maior ilha do mundo, é um território dinamarquês semi-autônomo entre os oceanos Atlântico e Ártico, com 82% de sua superfície coberta por gelo.
Elfandarilha
Blocos de gelo na Groenlândia chegam a atingir mais de 3 quilômetros de espessura (Martin Zwick/REDA&CO/UIG/Getty Images)

A onda de calor que atingiu a Europa no mês passado decidiu permanecer na segunda camada de gelo do planeta, desencadeando um evento extremo de degelo, que pode atingir o volume recorde da temporada de degelo de 2012.
Elfandarilha
Na imagem, do dia 1º de agosto, rios de água derretendo se formam na camada de gelo no oeste da Groenlândia. A onda de calor que atingiu a Europa na semana passada está agora sobre a Groenlândia. — Foto: Caspar Haarløv, Into the Ice via AP

"Mas atribuir este fenômeno particular aos efeitos da crise climática pode ser precipitado", adverte John Cappelen, climatólogo.
Elfandarilha
Na imagem, do dia 1º de agosto, rios de água derretendo se formam na camada de gelo no oeste da Groenlândia.  — Foto: Caspar Haarløv, Into the Ice via AP

"Não se pode determinar com exatidão, embora possa ser um sinal da mudança climática", afirma o especialista.
Elfandarilha
Na foto, de 13 de junho, pequenos pedaços de gelo boiam na água em Nuuk, na Groenlândia. — Foto: Sandy Virgo/AP

"A área da camada de gelo da Groenlândia, que mostra sinais de derretimento, está crescendo diariamente e atingiu um recorde de 56,5% para o ano", disse Ruth Mottram, climatologista do Instituto Meteorologista Dinamarquês.
Elfandarilha
Nesta imagem tomada o 15 de junho de 2019 os pequenos pedaços de gelo flutuam na água no fiorde de Nuuk, Gronelândia. (AP Photo / Keith Virgo)

Além disso, altas temperaturas alimentaram um incêndio florestal raro perto de Qeqqata  Kommunia. O incêndio principal eclodiu em 10 de julho, de acordo com a Greenlandic Broadcasting Corporation, a brigada de incêndio conseguiu contê-lo. Mas houve previsões do Sistema Global de Informações sobre Incêndios da Comissão Europeia que mostravam o risco de incêndios que poderia continuar alto nos dias seguintes para a Groenlândia Ocidental.
Cortesia U.S Geological Survey por Pierre Markuse

"Temperaturas tão altas não são incomuns, ocorrem de vez em quando, se devem às oscilações climáticas, embora ainda não se saiba quando acabará a temporada de degelo neste ano, não parece provável que se prolongará mais do que o habitual",  explicou John Cappelen, um dos climatólogos chefe do DMI.
Elfandarilha
Nesta imagem tomada o 20 de junho de 2019 A montanha de Sadelo, igualmente conhecida como Sermitsiaq, pode ser vista cercada pelo fiorde de Nuup Kangerlua, em Nuuk, Gronelândia. (AP Photo / Keith Virgo)

O clima mais ameno do que o normal desde o início do verão na Groenlândia levou a agência meteorológica da ONU a expressar preocupação.
Elfandarilha
Nesta imagem tomada o 22 de junho de 2019 uma vista aérea de lagos da água na borda de uma calota polar em Nunatarssuk, Gronelândia. (AP Photo / Keith Virgo)

Fonte: MSN

"É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve". - Victor Hugo -