quinta-feira, 28 de março de 2019

Primeiras mulheres no espaço


A primeira exploração direta do espaço teve início no dia 4 de outubro de 1957, nessa data a União Soviética enviou um satélite artificial denominado de Sputnik. O foguete foi lançado de uma base russa localizada no Cazaquistão.

O primeiro homem a entrar no espaço foi Yuri Gagarin, que pôde observar a Terra de forma externa e viu a olho nu a tonalidade azulada do nosso planeta, essa viagem teve início no dia 12 de abril de 1961.

Em 16 de junho de 1963, apenas dois anos após a primeira missão tripulada, a russa Valentina Tereshkova tornou-se a primeira representante do sexo feminino a viajar ao espaço.

Lamentavelmente era plano da NASA para a primeira caminhada espacial composta exclusivamente por mulheres, mas não se realizará, por enquanto. A agência internacional cancelou a expedição por não ter trajes espaciais suficientes que sirvam às astronautas. A viagem histórica estava programada para 29 de Março, esta sexta-feira, e aconteceria 35 anos depois de uma mulher ter realizado uma caminhada espacial pela primeira vez.

Valentina Tereshkova
'Eles me proibiram de voar, apesar de todos os meus protestos e argumentos'.
Em 16 de junho de 1963, a habilidosa paraquedista russa Valentina Tereshkova tornou-se a primeira mulher no espaço, terminando 48 órbitas da Terra em sua cápsula espacial Vostok 6. Seriam quase 20 anos até que outra mulher deixasse a atmosfera terrestre - Svetlana Savitskaya em 1982 na Soyuz Missão T-7. Uma cratera na Lua tem o nome de Tereshkova.
Elfandarilha
© NASA

As primeiras mulheres da NASA não foram permitidas no espaço
A NASA escolheu Shannon Lucid, Margaret Seddon, Kathryn Sullivan, Judith Resnik, Anna Fisher e Sally Ride como candidatas a primeira astronauta em janeiro de 1978. Várias mulheres americanas passaram no processo de seleção de astronautas no início dos anos 60, mas não eram elegíveis para ir para o espaço porque eles não tinham completado o treinamento de pilotos para testes de jatos militares - uma carreira que não estava disponível para as mulheres.
Elfandarilha
© imagem-aliança / Cover Images / NASA

Kathryn Sullivan
Em 1984, Kathryn Sullivan destacou-se por ser a primeira astronauta mulher a empreender atividades extraveiculares, em uma caminhada espacial da missão STS-41-G, da Challenger.
Elfandarilha
© Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA)

Sally Ride
'Peça a uma garota de 11 anos para desenhar um cientista, é provável que ela desenhe um cara nerd ... Isso não é uma imagem que uma garota de 11 anos aspira'.
A primeira mulher americana no espaço deveria participar de uma terceira missão antes do infame desastre Challenger interromper seu treinamento em 1986. Mas Sally Ride fez história usando braços robóticos para recuperar satélites em suas duas primeiras missões e depois dedicou sua vida a ajudar meninas se destacam em matemática, ciências e engenharia, de acordo com o presidente Barack Obama. Ela morreu de câncer no pâncreas em 2012.
Elfandarilha
© picture-alliance / dpa / NASA

Mae Jemison
'Nunca seja limitado pela imaginação limitada de outras pessoas ...'
Inspirada por Sally Ride, Mae Jemison - médica, professora voluntária do Peace Corps e fundadora de duas empresas de tecnologia - tornou-se a primeira mulher afro-americana no espaço quando embarcou no Endeavour em setembro de 1992 para conduzir experimentos com células ósseas. Como chefe do programa de 100 anos da Nave Espacial, ela espera tornar possível o voo humano além do sistema solar neste século.
Elfandarilha
© picture-alliance / NurPhoto / B. Zawrzel

Chiaki Mukai
Chiaki Mukai (centro) formou-se médica no Japão e tornou-se a primeira mulher japonesa a deixar a terra, conduzindo múltiplos experimentos médicos em ambientes de microgravidade, permitindo o estudo do envelhecimento no espaço. Suas duas viagens em 1994 e 1998 também lhe permitiram apoiar a implantação do Telescópio Espacial Hubble.
Elfandarilha
© picture-alliance / abaca / NASA

Eileen Marie Collins
Em 1995, a bordo da nave Discovery, tornou-se a primeira mulher a pilotar um ônibus espacial. Dez anos depois, em sua quarta e última missão, comandou a STS-114, a primeira após o desastre da Columbia, que matou sete astronautas, em 2003.
Elfandarilha
© NASA / ROBERT MARKOWITZ

Kalpana Chawla
"Quando você olha para as estrelas e para a galáxia, você sente que não é apenas de um pedaço particular de terra, mas do sistema solar."
Kalpana significa "criatividade" ou "imaginação" em sânscrito. Depois de se tornar a primeira mulher indiana a ir para o espaço, a primeira missão de Kalpana Chawla foi implantar satélites para estudar a superfície do sol em 1997. Mas depois que sua segunda missão foi adiada três anos antes de decolar em 2003, o ônibus espacial de Chawla apresentou avarias na reentrada na atmosfera da Terra, matando toda a tripulação.
Elfandarilha
© imagem-aliança / dpa / NASA

Anousheh Ansari
"Não há sinais de fronteiras, nenhum sinal de problemas. Apenas pura beleza."
Tornar-se um empreendedor multimilionário aos 32 anos pode ser suficiente para a maioria das pessoas, mas em setembro de 2006, Anousheh Ansari também se tornou não apenas o primeiro astronauta no espaço nascido no Irã, mas também o primeiro explorador espacial do sexo feminino. Depois de chegar à Estação Espacial Internacional, ela viu a terra: "Tão pacífica, tão cheia de vida".
Elfandarilha
© picture-alliance / Coleção Everett

Peggy Whitson
Como a primeira comandante feminina da Estação Espacial Internacional, Peggy Whitson também tem outro recorde assustador - quase 666 dias no espaço, o maior comprimento para qualquer mulher. Depois de inúmeras caminhadas espaciais, Whitson retornou à terra em 2017, depois de 289 dias na missão multinacional, tornando-se também a mulher mais velha a ir para o espaço.
Elfandarilha
© picture-alliance / AP Photo / NASA
Fontes: MSN

"Minha visão de nosso planeta foi como uma espiada na divindade." 
- Edgar Mitchell, astronauta americano -