terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Quem eram os dez mais poderosos casais da história?



No passado algumas uniões resultavam em grande poder. Um destes casamentos rendeu o título de Reis Católicos ao casal composto pela Rainha Dona Isabel de Castela e o Rei Dom Fernando II de Aragão. Concretizaram a união dinástica entre os dois reinos ibéricos, criando a Monarquia Católica, que em 1512 passaria a ser conhecida por Monarquia de Espanha. 

Napoleão e Josefina
Depois de sobreviver a um casamento infeliz e quase perder a cabeça na guilhotina, Madame de Beauharnais teve a sorte de estar viva em 1794. Uma década depois, seria mais conhecida como Josefina, imperatriz da França e esposa de Napoleão Bonaparte . Os dois governaram um imenso império enquanto mantinham um relacionamento tempestuoso. Napoleão se divorciou dela em 1810 porque Josephine não pôde entregar um herdeiro, mas eles permaneceram em bons termos. Diz-se que em seu leito de morte em 1821, as últimas palavras de Napoleão foram "França, exército, chefe do exército, Josefina".
Elfandarilha
© Pinterest

Cleópatra e Júlio César
Em 48 aC, Cleópatra de 21 anos estava brigando com seu irmão mais novo pelo trono egípcio quando Júlio César, de 52 anos, chegou para atuar como artífice. A rainha experiente escondeu-se em um tapete enrolado, entregue ao líder romano. Ela se revelou e defendeu sua aliança: os exércitos de César poderiam colocá-la no trono, e a riqueza de Cleópatra poderia financiar seu retorno ao poder em Roma. Encantado e convencido, César apoiou sua reivindicação e tornou-se seu amante. A parceria parecia frutífera depois que ela lhe deu um filho, mas  em 44 aC César foi assassinado.
Elfandarilha
© Pietro de Cortona / Museu de Belas Artes de Lyon, França.

Alexandre o Grande e Heféstion
Amigos da infância, Alexandre, o Grande (à direita) e seu general Heféstion (centro) eram companheiros próximos por toda a vida. Muitos historiadores acreditam que os dois eram amantes, mas acabaram com o lado amoroso de seu relacionamento quando se casaram e formaram uma família. Heféstion continuou sendo um favorito de confiança de Alexandre ao longo de sua carreira. Sua morte repentina em 324 aC afetou profundamente Alexandre, que o lamentou abertamente. Diziam que eles eram muito parecidos, que alguns não podiam distingui-los.
Elfandarilha
© Ann Ronan Fotos, Print Collector / Getty

Theodora e Justinian I 
Ela era uma ex-atriz e ele um plebeu, Theodora e Justiniano I, se levantaram para governar o Império Romano do Oriente no século 6 DC. Theodora se tornou uma das mulheres mais poderosas de seu tempo, e seu marido confiava em seus conselhos na maioria das questões domésticas. Juntos, eles cancelaram os motins de Nika , promoveram os direitos das mulheres e construíram alguns dos monumentos mais emblemáticos de Constantinopla, como a Hagia Sophia .
Elfandarilha
© Fine Art America

Fernando e Isabel 
Casados por 35 anos, Isabella de Castela e Fernando II de Aragão combinaram suas forças para fazer da Espanha uma potência dominante no século XV. Eles politicamente e religiosamente uniram a Espanha, derrotaram a última fortaleza muçulmana na Europa Ocidental e lançaram a era da exploração apoiando Cristóvão Colombo, que estabeleceu as bases para o Império Espanhol.
Elfandarilha
© National Geographic

Shah Jahan e Mumtaz Mahal
O reinado do imperador Mughal do século 17 Shah Jahan é conhecido pelos triunfos arquitetônicos, o mais famoso é o Taj Mahal, que ele construiu para homenagear Mumtaz Mahal, sua terceira esposa. Em 1612, Shah Jahan se casou com ela e ela se tornou sua companheira predileta. Em 1631, ela morreu durante o nascimento de seu décimo quarto filho, e o imperador enlutado construiu seu mausoléu como prova de seu amor.
Elfandarilha
© Dailyhunt.in

Anne Murray e Frederick Douglass
Um líder abolicionista, Frederick Douglass encontrou sua liberdade nos braços de sua esposa, Anne Murray. Anne nasceu em Maryland - o primeiro dos 12 filhos de seus pais que nasceram livres. Ela se mudou para Baltimore quando tinha 17 anos para ganhar sua fortuna. Em 1838, Anne conheceu Frederick, que foi escravizado. Os dois se apaixonaram e ela o ajudou a fugir para a liberdade em Nova York. Os dois juntaram seu dinheiro e recursos (ela costurou seu disfarce de marinheiro), para que ele pudesse viajar para o norte, onde os dois estavam reunidos e se casaram. Eles embarcaram em uma missão vitalícia - escrever, falar e hospedar uma parada na Estrada de Ferro Subterrânea - para acabar com a escravidão nos Estados Unidos.
Elfandarilha
© Esquerda fotografia cedida pelo National Park Service; Fotografia direita por Corbis/Getty

Marie e Pierre Curie
Uma parceria de mentes e corações, Marie e Pierre Curie foram uma força motriz da ciência. Os dois se conheceram em 1891, quando Maria Sklodowska e Pierre Curie assistiram à Sorbonne em Paris, na França. Eles ficaram impressionados um com o outro (tanto pessoal quanto profissionalmente) e se casaram em 1895. Passaram a lua de mel pedalando pelo interior da França, antes de retornarem ao laboratório e às pesquisas científicas. Seu trabalho foi recompensado: em 1903, eles receberam o Prêmio Nobel .
Elfandarilha
© wikimedia commons

Gertrude Stein e Alice B. Toklas
No início do século XX, expatriados americanos em Paris clamavam por um convite para o salão de beleza de Alice B. Toklas (à esquerda) Gertrude Stein (à direita). As duas mulheres se apaixonaram em 1907, quando Toklas se mudou para a França. Stein, um famoso dramaturgo, poeta e romancista, morava lá desde 1903. As duas mulheres se mudaram juntas e moraram na rue de Fleurus, 27. As reuniões em sua sala de estar moldavam a arte moderna e a literatura, já que Picasso, Hemingway, Matisse e Fitzgerald eram apenas alguns dos luminares que procuravam sua companhia.
Elfandarilha
© Pinterest

Frida Kahlo e Diego Rivera
Dois dos artistas visuais mais importantes do século XX, Frida Kahlo e Diego Rivera, eram uma combinação volátil de opostos. Casaram em 1929, quando ela tinha 22 anos e ele 42, ela era pequena, enquanto ele, descomunal (sua família, que não aprovou a partida, apelidou-os de "o elefante e a pomba"). Rivera trabalhou muito: murais e afrescos que ocupavam paredes inteiras. Kahlo trabalhou menor, um mestre de detalhes e complexidade em seus auto-retratos complexos. Seu relacionamento era turbulento, mas ambos admitiram que eram o amor da vida um do outro.
Elfandarilha
© fridakahlo.org / Wikipedia

Fonte: MSN

"Onde me devo abster da moral, deixo de ter poder." - Johann Goethe -