O aquecimento global é uma grande ameaça. Líderes mundiais discutem soluções e cientistas estão procuram fontes alternativas de energia de baixo custo. Mas esse não é uma problema que não nos diz respeito, todos temos que tomar medidas para colaborar para a desaceleração do aquecimento global para proteger a Terra.

Reciclar e reutilizar
Reutilizar alguns produtos tais como, garrafas de água. Comprar garrafas reutilizáveis ao invés de garrafas de plástico, bem como produtos com um mínimo de embalagem. Outros produtos recicláveis: papel, plástico e vidro. Reciclar o lixo reduz milhares de quilos de dióxido de carbono.

Trocar as lâmpadas
Lâmpadas fluorescentes compactas ao invés de incandescentes, irá economizar cerca de 60% de energia.

Instale um termostato inteligente
Dispositivos programáveis reduzem automaticamente o aquecimento e ar condicionado à noite e mantém uma temperatura moderada de dia. Pela simples programação de dois graus mais baixo no inverno e mais dois graus no verão, irá reduzir significativamente seu gasto de eletricidade.

De preferência a aparelhos energeticamente eficientes
São um pouco mais caros, mas a longo prazo vai custar-lhe menos dinheiro.

Desligue os dispositivos eletrônicos
Aparelhos em standby evite. Pensamos que consomem nada ou quase, está errado.

Descongele a geladeira

Panelas tapadas
Uma panela se estiver tapada ferverá mais rapidamente e reduz o consumo de gás. Aconselha-se também ter em casa uma panela de pressão.

Esqueça o secador de roupas
Estender a roupa no varal como nos velhos tempos. Por não usar o secador vai economizar em sua conta e ainda proteger o ambiente.

Plantar uma árvore
Uma árvore absorve uma média de 21 quilos de dióxido de carbono por ano, aproximadamente uma tonelada em 40 anos. Próximo às árvores a atmosfera é sempre fria, demonstre assim sua gratidão à Mãe Natureza, plante uma árvore.

Faça um balanço de energia
Solicite um auditor de energia elétrica em sua casa e saberá o quão eficiente é a sua casa e onde poderá ter mais eficiência energética.

Fontes de energia renováveis
É sabido que o custo de instalação de painéis solares é um pouco alto, mas a longo prazo a economia pode compensar. Também pode procurar se o governo disponibiliza subsídios ou isenções fiscais.

Andar a pé
Usando menos o carro vai economizar dinheiro e combustível, reduzir emissões de carbono e melhorar a sua saúde vascular. Ir ao mercado, restaurante ou à padaria no final da rua, caminhar 16 quilômetros por semana reduz suas emissões de dióxido de carbono em 226 kg por ano.

Reduzir o consumo de água
Limite água quente requer muita energia para ser aquecida. Usar menos água todos os dias, você irá reduzir o seu consumo de energia. A redução do consumo dá-se tendo hábitos simples, como desligar a torneira ao fazer a barba ou escovar os dentes, e vazamentos não deixe de consertá-los.

Tratar a condição de seus pneus
Quando os pneus são ligeiramente vazio, o carro geralmente consome mais combustível e produz, obviamente, mais dióxido de carbono. Então, veja a pressão regularmente: vai fazer mais quilômetros com um tanque cheio e vai manter seus pneus por mais tempo.

Bom isolamento das paredes
Com isso pode economizar até 25% na sua fatura de energia por ter melhores condições de aquecimento.

Incentivar outras pessoas a economizar energia

© Dev Carr/Cultura/Getty Images
Fonte: MSN/FR
"O maior desafio tanto no nosso século quanto nos próximos é salvar o planeta da destruição. Isso vai exigir uma mudança nos próprios fundamentos da civilização moderna – o relacionamento dos seres humanos com a natureza." - Mikhail Gorbachev -