O fenômeno meteorológico chuva resulta da precipitação de gotas líquidas ou sólidas da água das nuvens sobre a superfície da Terra, isso todos sabemos, mas também é do nosso conhecimento que a atividade humana pode desencadear acontecimentos graves, o desmatamento e erosão afetam negativamente a capacidade da terra de captar e reter água.
Não chove onde você mora? Em Mawsynram, um vilarejo da Índia, o oposto é problema.
Abaixo a lista dos locais mais úmidos do planeta.
1. Mawsynram, Meghalaya, Índia
O lugar em que mais chove no mundo é a cidade de Maysynram, localizado no estado indiano de Meghalaya, tem a precipitação anual média mais alta. Fica a apenas 15 km de Cherrapunji. Os moradores costumam colocar isolamento acústico em suas residências para se proteger das ensurdecedoras chuvas. 11.872 mm de média precipitação anual.
2. Cherrapunji, Meghalaya, Índia
Ironicamente, apesar de estarem em um dos lugares em que mais chove no mundo, os moradores de Cherrapunji têm dificuldades com o fornecimento de água no inverno, quando não chove por meses. Na foto, a ponte que dá acesso ao vilarejo, percorrida diariamente por cerca de 50 pessoas. Média anual de precipitação anual 11.777 mm.
3. Tutunendo, Colômbia
O rio Tutunendo não é um lugar muito conhecido da Colômbia. Pela proximidade com o equador, eles experimentam praticamente nenhuma variação sazonal da temperatura. As pessoas possuem pequenas casas no local, mas elas ficam quase sempre cobertas pela água. Trata-se de um local isolado e habitado apenas pela população nativa, cerca de 1.000 habitantes. 11.770 mm de média anual de precipitação.
4. Rio Cropp, Nova Zelândia
O rio Cropp, na Nova Zelândia, tem apenas 9 km de extensão, mas recebe chuva a maior parte do ano. Média anual de precipitação 11.516 mm.
5. San Antonio de Ureca, ilha de Bioko, Guiné Equatorial
San Antonio de Ureca é o lugar onde mais chove no continente africano, com a estação seca sendo apenas de novembro a março. Nesta curta estação, as tartarugas colocam seus ovos. 10.450 mm de média de precipitação anual.
6. Debundscha, Camarões
A aldeia de Debundscha fica no pé do monte Camarões, o mais alto pico da África. Diferente do resto do continente, chove muito por lá. Média de precipitação anual 10.299 mm.
7. Big Bog, Maui, Havaí
Mais um lugar no Havaí: a ilha Maui é a segunda maior do arquipélago. É um dos locais mais procurados por turistas pelas belas paisagens. 10.272 mm de média anual de precipitação.
8. Mt. Waialeale, Kauai, Havaí
O nome de Mt. Waialeale significa “água abundante escorrendo”. O solo é tão ensopado e escorregadio que o acesso à pé ao local é quase impossível. Há apenas dois dias por ano, onde o sol passa em cima tornando possível ver o fundo de um avião. Os pesquisadores acreditam que o formato em cone é o que torna o local tão úmido. 9.763 mm de média de precipitação anual.

© Facebook
9. Kukui, Maui, Havaí
Puu Kukui é o pico mais alto de Mauna Kahalawa, localizado no Havaí (EUA). O pico é formado por um vulcão, cuja caldeira erodiu e se tornou o que hoje é chamado de vale Iao. Média de precipitação anual 9.293 mm.
10. Emei Shan, província de Sichuan, China
O monte Emei, o mais alto das Quatro Montanhas Sagradas do Budismo tem a mais alta taxa de precipitação da China. Um fenômeno chamado “mar de nuvens” provoca uma camada dupla de nuvens, que resulta em quedas d'água imensas. A cidade foi reconhecida como patrimônio universal da UNESCO em 1996. Média de precipitação anual 8.169 mm.
© Pookieevans/Creative Commons
"O bom da chuva é que parece que não tem fim". - Mario Quintana -