quarta-feira, 8 de julho de 2015

10 cidades onde se encontra o melhor café


O uso do café nasceu na Etiópia, foi difundido pelo Egito e mundo árabe, onde substituiu o vinho proibido pela religião e se viu espalhado em grande escala, e rapidamente, devidamente à expansão do islamismo. A segunda grande difusão deu-se com os Descobrimentos: um dos apetites que os europeus tinham pelas colônias era o muito rentável café. E o café construiu fortunas e impérios.

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, suplantado apenas pela água. É atualmente a segunda matéria-prima mais importante para as economias em desenvolvimento. A exportação de café para os países desenvolvidos contribui para o crescimento econômico de cerca de 60 países produtores e o seu cultivo garante a subsistência de 100 milhões de pessoas.


Rio de Janeiro - Brasil

O cafezinho está presente na vida dos brasileiros, desde os botecos até os mais requintados restaurantes. O visual do Rio de Janeiro harmoniosamente combina com a charmosa bebida. O centro histórico é repleto de confeitarias de estilo colonial, como a tradicional Colombo, que abriu uma filial no imponente Forte de Copacabana. Entretanto, a maioria das cafetarias estão na zona sul, com a vista privilegiada para os parques e praias da cidade. Algumas sugestões para quem gosta do bom café são o Cafeína, Terzetto Café, Café do Alto e Gringo Café.

© Creative Commons/leandrociuffo/Flickr

Viena - Áustria

Viena tem cafeterias tão tradicionais que foram declaradas Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Sentar em uma cafeteria e apreciar um bom café e conversar é um dos hábitos mais comuns na capital austríaca. Pela cidade encontra-se vários estabelecimentos que traduzem a história do país. Uma das variações mais consumidas é o melange - um café expresso coberto por chantilly e acompanhado de figos secos. Entre as cafetarias de Viena destaca-se entre as muitas a Imperial, Central e Sperl; todas fundadas no século 19.

Creative Commons/Till F. Teenck

Havana - Cuba

É um dos maiores produtores de café do mundo e um dos lugares melhores para se desfrutar de uma xícara de café é na colorida capital cubana. Para aqueles que gostam de um café bem doce, é o lugar perfeito. Em Cuba é consumido com muito açúcar e em uma dose pequena, para ser tomado em apenas um gole. A principal cafeteria da cidade é a Dulceria Bianchini.

© Shutterstock

Paris - França

Apreciar um bom café em Paris é um acréscimo ao charme da cidade. As cafeterias de Paris estão sempre cheias. A bebida, às vezes é acompanhada com chicória, o que a deixa mais amarga. Entretanto, os cardápios são muito variados e usualmente são consumidos com croissant. Completando o roteiro pode-se tomar um xícara de café com a vista privilegiada para os monumentos como a Torre Eiffel e o 
Museu do Louvre. Café Le Fumoir, o Marly, o Francis e o Café de la Paix são boas pedidas.

© Shutterstock

Roma - Itália 

O café está na vida dos italianos, berço dos famosos cappuccinos (café expresso e leite com toque de chocolate) Roma é a capital nacional da bebida, a cada esquina encontra-se um cafeteria. Algumas intitulam-se até como a melhor do mundo, não apenas da Europa. Podemos encontrar muitas variações: Macchiato (servido com um fio de leite) e Freddo (com açúcar e gelo). As delícias podem ser experimentadas no Gran Caffe la Caffettiera e o Barnum Cafe.

© Shutterstock

Adis Abeba - Etiópia

Aqui foi o início de tudo. O café, na Etiópia é muito mais que uma bebida. Protagoniza rituais, além de ser o principal exportador. Tradicionalmente são realizadas cerimônias de café etíope nas casas das pessoas, mas também é possível experimentá-lo em lojas e restaurantes. O rito consistem em acender incensos para começar a produção: os grãos ainda verdes são expostos para os clientes. Em seguida são lavados e torrados em pequenos fornos e depositados em pilões que filtram o pó e derramam a bebida nas xícaras. Os café italianos também são famosos no país. A mais famosa cafetaria é a Tomoca, que dispõe de cinco filiais na cidade.

© Shutterstock

Triângulo do Café - Colômbia

A região turística abriga gigantescos cafezais e disponibiliza ótima estrutura hoteleira para os amantes da bebida. Na região são produzidos os melhores cafés do país - entre os departamento de Risaralda, Quindío e Caldas. Além da tradicional degustação, aos turistas podem circular pelas fazendas e experimentar a culinária local. Em relação ao café brasileiro, o colombiano é mais ralo e suave.

© Shutterstock

Seattle - Estados Unidos

Seattle tem a tradição do consumo popular do café, é o berço da famosa rede Starbucks. Além da rede mundial de cafeterias há também os cafés menos badalados que fornecem a bebida igualmente saborosa. A cidade é também consumidora assídua dos tradicionais expressos e cappuccinos, além de ser o local onde foi inventado o frappuccino. Nos Estados Unidos o café é servido em generosas porções de 500 ml.

© Shutterstock

Londres - Inglaterra

Em Londres, a terra dos chá, além das Starbucks também conta com cafeterias de qualidade que investem em cafés dos mais variados países, entre eles estão os italianos, etíopes e até os brasileiros. Apesar do chá ainda ser o preferido dos londrinos, o chamado "Flat white" - café que consiste em uma dose dupla de expresso com uma camada de leite é também muito pedido na Inglaterra.

© Shutterstock


"Primeiro, café. Depois os planos". Leanna Renee Hieber -