quinta-feira, 7 de maio de 2015

Riverdance, um fenômeno de dança


É um fenômeno de dança irlandesa conhecida como Riverdance.



Espetáculo teatral surpreendente é, na sua essência, a história da cultura irlandesa e da imigração para a América, retratado através tradicional dança irlandesa da etapa, a música e o canto. A combinação de música tradicional e moderna, com coros e dança irlandesa resultou perfeita, apaixonando o público imediatamente pela cultura do país.  É reconhecida pela surpreendente rapidez do movimento de pernas dos dançarinos e aparente imobilidade da cintura para cima.


O início

Apresentando campeões de dança irlandesa Jean Butler e Michael Flatley , e com uma pontuação composta por Limerick nativa Bill Whelan , que se originou como um intervalo de desempenho durante o Festival Eurovisão da Canção 1994 . Pouco depois, marido e mulher equipe de produção John McColgan e Moya Doherty expandiu-lo em um show no palco, que abriu em Dublin em 9 de Fevereiro de 1995.

Riverdance está celebrando seu 20º aniversário. 


Foi realizada pela primeira vez como ato de intervalo no Festival Eurovisão da Canção em 1994. Duas décadas depois do primeiro o show foi visto por mais de 25 milhões de pessoas em 46 países em todo o globo.


A dança tem a capacidade de limpar mente. Ela exige 100% de concentração sobre o movimento do seu corpo, não deixando tempo para outros pensamentos. Em cada passo é demonstrada velocidade hipnotizante e muita técnica.



Riverdance conta com um grupo musical reduzido, composto por Davy Spillane, o violonista espanhol Rafael Riqueni, a búlgara multi-facetada instrumentalista Nikola Parov, o acordeonista Máirtín O'Connor e percussionista Noel Eccles.



* A arte de viver é mais parecida com a luta do que com a dança, na medida em que está pronta para enfrentar tanto o inesperado como o imprevisto e não está preparada para cair. - Marco Aurélio -