Com a premiação, na noite de 24 de maio de 2015 a 68.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes, em França, encerrou-se. Após 12 dias de exibição de filmes e muitas presenças ilustres, atores, atrizes, diretores, realizadores e muitos jornalistas. Veja quem foram os vencedores.
Palma de Ouro
O filme "Dheepan", do francês Jacques Audiard, foi o vencedor no Festival de Cannes, a Palma de Ouro da 68ª edição. Nem era um dos favoritos a ganhar o prêmio principal. Conta a história de um ex-guerrilheiro do grupo Tigres de Libertação da Pátria Tamil do Sri Lanka que chega a França com um passaporte falso, ao lado de uma jovem e de uma criança que se passam por sua família.
(Foto: Anne Christine Pojoulat / APF)
Grande Prêmio
O filme "Saul Fia" ("Son of Saul"), uma impactante história em um campo de concentração, do jovem cineasta húngaro Laszlo Nemes.
(Foto: Valery Hache / AFP)
Melhor diretor
O taiwanês Hou Hsiao-Hsien recebeu o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes pelo filme "The Assassin", sobre uma assassina na China da dinastia Tang.
(Foto: Anne Christine Pojoulat / APF)
Prêmio do Júri
O grego Yorgos Lanthimos ganhou o Prêmio do Júri por "The Lobster", protagonizado por Colin Farrell.
(Foto: Anne Christine Pojoulat / APF)
Câmera de Ouro
O filme "La tierra y la sombra", do colombiano César Acevedo, sobre as relações de uma família em uma plantação de açúcar, foi o vencedor da categoria Câmera de Ouro, que premia o melhor filme de um diretor estreante no Festival de Cannes.
(Foto: Valery Hauche/AFP)
Melhor roteiro
O filme "Chronic" do mexicano Michel Franco, impactante retrato de um enfermeiro que cuida de pacientes em estado terminal interpretado pelo britânico Tim Roth.
(Foto: Valery Hauche/AFP)
Melhor Atriz
A americana Rooney Mara ("Carol") e a francesa Emmanuelle Bercot ("Mon Roi") foram anunciadas neste domingo como as vencedoras do prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes.
(Foto: Anne Christine Pojoulat / APF)
Melhor ator
O ator francês Vincent Lindon venceu o prêmio de interpretação masculina do Festival de Cannes por seu papel de desempregado no filme "La loi du marché" "(A lei do mercado"), do diretor francês Stéphane Brizé.
(Foto: Valery Hache / AFP)
Curta-metragem
O prêmio foi para o filme "Waves '98", do diretor libanês Ely Dagher.
(Foto: Anne Christine Pojoulat / APF)
* A idade é uma questão de atitude. Quando você sabe o que quer e tem
paixão pela vida, permanece jovem" - Jane Fonda -