segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Ano bissexto, curiosidades e tradições


O mês de fevereiro deste ano tem 29 dias. O motivo para ter este 29° dia, o dia bissexto, é puramente astronômico. Se fosse mantido todos os anos com 365 dias, os meses iriam gradualmente variar com o sol até que o verão se transformaria em inverno, por exemplo.

Desse modo, planejar o futuro seria extremamente complicado, principalmente, quando o assunto é a manutenção de tradições religiosas como a Páscoa e o Natal e as temporadas agrícolas. Por isso, várias culturas estabeleceram um sistema preciso e previsível.

Associadas ao ano bissexto existem curiosas marcas, tradições, curiosidades e crendices
. Confira.

St. Petersburg, na Flórida, se tornou uma cidade independente em um dia bissexto de 1892, e Hattie McDaniel se tornou a primeira atriz negra a ganhar um Oscar, melhor atriz coadjuvante em  "E o Vento Levou..." na cerimônia de 1940, que realizou-se no dia 29.
 title=© via Wikimedia Commons


Um bebê nascido no dia 29 de fevereiro é chamado de "bebê bissexto". A probabilidade de se nascer em um dia bissexto é de uma em 1.461, já que quatro anos tem 1.460 dias e o dia extra é o bissexto, completando 1.461.
elfandarilha© Monty Fresco/Topical Press Agency/Getty Images


Durante o reinado de Júlio Cesar o mês tinha 30 dias. Quando César Augusto chegou ao poder, ele quis que agosto (mês em homenagem a ele), que tinha 29 dias, tivesse 31 dias, como julho (mês de Júlio Cesar). Para isso, ele roubou alguns dias de fevereiro para completar o número de dias de agosto e torná-lo tão grande quanto julho. Desde então fevereiro tem 28 dias e 29 em anos bissextos.
 title=
© The Modesto Bee/MCT via Getty Images


Um ano solar tem 365 dias e um quarto de duração (cerca de 365,242 dias). A cada quatro anos, um dia a mais é adicionado ao calendário para compensar aquele 0,242 dia. Como o ano solar tem 0,242 dias a mais que o ano civil, e não exatamente 0,25, o calendário juliano se afastava do solar um dia a cada 128 anos. O calendário gregoriano corrigiu o problema através da criação de um modelo que considerou um ano bissexto a cada quatro.

Além disso, de acordo com cálculos gregorianos, qualquer ano que é divisível por 100 e não por 400 não será considerado um ano bissexto (por exemplo, o ano 1900). Especialistas, no entanto, dizem que ainda há pequenas discrepâncias com este método e o sistema gregoriano terá que ser revisado ... em cerca de 10 mil anos.
 title=© Olivier Le Moal/Getty Images


O primeiro Playboy Club foi inaugurado por Hugh Hefner em Chicago, Illinois, nos EUA, em 29 de fevereiro de 1960, um ano bissexto.
 title=© Keystone Features/Getty Images


Em sua última viagem às Índias Orientais, o explorador Cristóvão Colombo usou o eclipse lunar de 29 de fevereiro de 1504 a seu favor. Depois de ter ficado parado na Jamaica por meses, com a população nativa recusando-se a ajudar, Colombo reuniu os chefes indígenas neste dia e, sabendo que haveria um eclipse lunar, disse que Deus os puniria pintando a lua de sangue se eles não cooperassem. Aliviados, quando a lua reapareceu, os chefes fizeram tudo o que o explorador queria.
elfandarilha
© GeorgiosArt/Getty Images 


A tradição de mulheres serem propostas em casamento em ano bissexto tem muitas referências históricas. Uma crença remonta ao século 5, quando Santa Brígida queixou-se a São Patrício que as mulheres tinham de esperar por muito tempo com os homens para serem pedidas. São Patrício então liberou o último dia de fevereiro para este fim.
elfandarilha
© Andrew Milligan/Press Association


Na Dinamarca, a tradição é que as mulheres podem propor casamento a um homem no dia do ano bissexto, dia 29 de fevereiro, e que se o homem recusar deverá dar a ela 12 pares de luvas, a tradição existe desde o império romano. Na Finlândia, a tradição é que se um homem recusar a proposta de casamento no dia do ano bissexto, ele deve comprar pra ela os tecidos pra uma saia.
elfandarilha© Amarita/Getty Images


Os astrólogos dizem que pessoas nascidas no dia bissexto têm habilidades extraordinárias, reflexo da peculiaridade do dia em que nasceram.
 title=© Craig Dingle/Getty Images


Outra crença é que vegetais e tubérculos plantados no dia bissexto vão crescer "do jeito errado".
elfandarilha© donald_gruener/Getty Images


Em alguns países, anos bissextos são associados à má sorte e em alguns, como na Grécia, aconselha-se a não fazer coisas como se casar e comprar casa. Na Rússia, anos bissextos são associados com mudanças abruptas do clima e má sorte.
elfandarilha© pepifoto/Getty Images


A cidade de Anthony, no Texas, é conhecida como a capital mundial do ano bissexto e tem festas que incluem uma visita guiada a uma tumba indígena, festa no estábulo e dança. Em 2016, o festival tem previsão para os dias 25, 26, 27, 28 e 29.
 title=© Joe Raedle/Getty Images 


O Código Civil chinês de 10 de outubro de 1929 sugere colocar como data legal de um bebê bissexto o dia 28 de fevereiro. Em Hong Kong, o dia considerado é dia 1º de março.
 title=© MCT via Getty Images


O dia 29 de fevereiro é o dia das doenças raras. A data é comemorada anualmente no último dia de fevereiro.
elfandarilha
© voinSveta/Getty Images


O premiê da Tasmânia, Sir James Wilson (1812-1880), é a única pessoa 'universalmente notável' a ter nascido em um dia bissexto.
elfandarilha
© J.W. Beattie (1859-1930) (State Library of Tasmania), via Wikimedia Commons


Fonte: MSN/Wikimedia Commons


"O ano bissexto é uma invenção do homem para controlar suas ações e 
se sentir parte do universo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.