quarta-feira, 5 de agosto de 2015

9 locais famosos sob ângulos não convencionais


Os arredores de alguns dos mais conhecidos cartões postais do mundo, quando enquadrados sob ângulos não convencionais, surpreendem.

Os turistas buscam sempre registrar as atrações tal qual estão nos cartões postais, e o resultado são imagens muito semelhantes.

Um novo enquadramento, um ângulo, outro recurso fotográfico é suficiente para mostrar que os arredores de determinados pontos turísticos estão muito distante daquilo que habita o imaginário de muita gente.

O Taj Mahal, é um dos mais famosos monumentos da Índia, senão o mais. No interior beleza, luxo e grandiosidade impressionam, enquanto o lado externo apresenta cenários que muitos visitantes não chegam a conhecer.

As fotogênicas Pirâmides de Gizé, no Egito, do alto, revelam que estão bem próximas da cidade do Cairo, diferente das imagens de revistas e publicações promocionais de viagens que estamos habituados a ver.

Veja 9 pontos famosos retratados de forma oposta ao habitual.

Muitos turistas imaginam as Pirâmides de Gizé, principal cartão postal do Egito, inseridas no meio de um deserto, com areia por todos os lados.

elfandarilha© Shutterstock

Do alto, no entanto, a imagem mostra que os monumentos estão bem próximos à periferia da cidade do Cairo, em um ambiente nada severo.

elfandarilha© Creative Commons/Raimond Spekking




O famoso letreiro "Hollywood", no monte Lee, em Los Angeles, foi criado em 1923 como uma peça publicitária do ramo imobiliário e acabou ficando no local permanentemente.

© Shutterstock

Uma visão mais afastada revela que as letras são menores do que parecem e podem até passar despercebidas por quem visita a cidade mais populosa da Califórnia.

© Shutterstock



Santorini, uma das ilhas mais famosas da Grécia, é procurada especialmente por casais em lua de mel. O contraste das construções caiadas de branco com o azul intenso das águas do mar Egeu formam uma paisagem única e inesquecível.
elfandarilha© Shutterstock

Com uma visão a partir do mar ou aérea, é possível notar melhor que as características edificações brancas foram construídas sobre penhascos, em torno de uma caldeira vulcânica que originou a ilha de Santorini.

© Shutterstock



O ângulo mais conhecido do Taj Mahal, na cidade indiana de Agra, é o da frente, de onde dá para perceber a simetria do edifício erguido pelo imperador Shah Jahan em homenagem póstuma à sua esposa predileta.

© Dhirad/Creative Commons 

Na parte de trás a história é outra. Nos arredores da luxuosa obra de mármore é possível ver uma grande quantidade de lixo às margens do rio Yamuna, o que, de certa forma, reflete a verdadeira situação caótica da cidade.

© Shutterstock



No passado, o Portão de Brandemburgo, já foi usado para representar a separação da cidade, entre os lados Oriental e Ocidental. Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, ele passou a simbolizar a unificação e a prosperidade alemã.
elfandarilha© Shutterstock

Uma fotografia tirada do alto mostra que os edifícios do entorno, de alturas semelhantes ou maiores, escondem o monumento alemão e ofuscam a sua monumentalidade arquitetônica inicial, quando foi projetado para lembrar o Propileu, a famosa porta da Acrópole de Atenas, na Grécia.
elfandarilha© Shutterstock



A Acrópole de Atenas foi construída por volta de 450 a.C. sob a administração do célebre estadista Péricles. Dedicado à deusa Atena, o complexo engloba quatro das mais importantes obras primas da arquitetura grega clássica: o Partenon, o Propileu, o Erecteion e o Templo de Atena Niké.
© Shutterstock

O que mostra uma foto por outro ângulo é que a área em torno deste importante cartão postal da Grécia está tomada pelas construções da cidade, ocupando até as encostas da colina onde está situado.

© Shutterstock



Um dos principais símbolos de Copenhague, capital da Dinamarca, a estátua da Pequena Sereia, conta a história de uma sereia que desiste de tudo para ficar ao lado de um príncipe humano, foi inspirada no conto de fadas do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

© Shutterstock

Ao registrar a quantidade de turistas em torno da icônica escultura de bronze nota-se o quão ela é realmente pequena, suas medidas são: 1,25 m de atura e pesando cerca de 175 quilos.

© Shutterstock



Localizado na cidade de Keystone, no estado norte-americano da Dakota do Sul, o Monte Rushmore tem o rosto de quatro importantes ex-presidentes dos Estados Unidos esculpidos: George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln.

© Domínio público/Creative Commons 

Quando enquadrado nas fotos de cartões postais o monumento parece imponente, quando é registrado em um ângulo mais aberto ele quase desaparece na paisagem verde ao redor.

© Shutterstock



Completa comunhão com a natureza e cercada por muito verde é a impressão que deixam os cartões postais que retratam as Cataratas do Niágara, atração que marca a fronteira do estado norte-americano de Nova York com a província canadense de Ontário.
© Shutterstock

Vista de outro ângulo, revela que o famoso conjunto de quedas d'água fica em uma área que abriga estradas e edifícios modernos ao redor, como o Fallsview Casino Resort da rede de hotéis Hillton.
© Shutterstock

Referências: MSN



"Viajar é mudar o cenário da solidão". - Mario Quintana -



2 comentários:

  1. Sobre as cataratas do Niagara, o lado americano é realmente sem graça (que é o mostrado na foto). Mas a catarata canadense é até interessante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo a intenção, mostrar justamente o que os cartões postais e pacotes de viagem não mostram.

      Obrigada

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.