sábado, 27 de dezembro de 2014

É a ferradura símbolo de boa sorte?




Sim, é considerada um símbolo de sorte desde a Grécia do século IV.

É um dos mais populares objetos dos quais se vale a crença supersticiosa. Muitas são as pessoas que alimentam a crença de que a ferradura é um talismã de boa sorte. 

- Dá sorte achar uma ferradura na rua e levá-la para dentro de casa, pregando-a sobre a porta, com as extremidades voltadas para cima? 

- Para muitos, o formato da ferradura simboliza o céu e o telhado da casa, representando, assim, a vida material e espiritual do homem. 

- A crença diz que o poder da ferradura deriva do fato de ter sido criada no fogo sagrado, e feita com o ferro – metal igualmente sagrado. 

- Antigamente acreditava-se que a ferradura era fixada, com pregos, no casco dos animais, e estes não sentiam dor, simplesmente por se tratar de um objeto poderoso.

Na Grécia do século IV, a ferradura era considerada um amuleto poderoso. Primeiro porque era feita de ferro, um elemento que os gregos acreditavam proteger contra todo mal. Além disso, a forma lembrava a Lua, em crescente, símbolo de fertilidade e prosperidade. Os romanos também adotaram o talismã grego e passaram a crena aos cristãos. 

Estes, por sua vez, creditaram a superstição a São Dunstan de Canterbury (924-988), ferreiro inglês, Segundo a lenda, Dunstan teria colocado ferraduras no próprio demônio e somente as retirou depois de ouvir a promessa de que nunca mais se aproximaria do objeto. A tradição manda colocar a ferradura no alto da porta. Mas sempre com as pontas viradas para cima, senão a sorte vai embora.




* A crença em uma fonte sobrenatural do mal não é necessária. O homem, 
por si só, é capaz de toda maldade. - Joseph Conrad -


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.