segunda-feira, 20 de junho de 2016

15 cidades onde a tecnologia facilita muito a vida



Cidades inteligentes, cidades do futuro, cidade do século XXI, são várias designações que podemos usar.

As cidades são hoje o motor da economia. E, a economia de consumo produz para as pessoas consumirem e gastarem na cidade.

São inúmeras aplicações para smartphones apresentadas pelas empresas e que podem ajudar o cidadão no seu dia a dia. Apps para estacionamento inteligente e transportes públicos inteligentes que interagem em tempo real com os seus utilizadores. Ou ainda plataformas para a gestão de frotas municipais ou para a partilha de veículos e muitos outros.


Masdar, Abu Dhabi

Masdar é uma eco-cidade inteligente que está sendo construída. Abu Dhabi, tem fontes de energia solar e renovável ou seja toda a cidade é neutra em carbono. Desenhado por um escritório de arquitetura britânico sobre o princípio da "archology" (arquitetura e ecologia), os edifícios estão em forma para extrair o ar para dentro da cidade para a refrescar e as ruas são projetados para caminhadas e ciclismo.
© Blooomberg  

York, Reino Unido

O que têm Tel Aviv, San Francisco e Barcelona em comum com a cidade de York no Reino Unido? Os habitantes de York no Reino Unido podem agora desfrutar de acesso ao wi-fi em toda a cidade. Pode usar o mapa do Bing, enquanto passeia pelas ruas da cidade.
© Getty 

Amesterdã

Amesterdã construiu um dos primeiros bairros flutuantes do mundo. Tem também uma tecnologia avançada tornando a vida mais fácil para os habitantes, incluindo os trens urbanos que tem assentos gratuitos e aplicativos smartphone com uma listagem de eventos que se passam em Amesterdã.
© AP

Barcelona

A segunda maior cidade de Espanha aposta em luzes LED de rua para economizar energia, unidades de carregamento para veículos elétricos, pontos de carregamento do celulares nos ônibus e ecrãs interativos em todo o centro da cidade com informações de transporte. Barcelona também passou a controlar todas as suas operações de energia, água e transporte remotamente, melhorando a eficiência e baixando o custo das infraestruturas da cidade.
© Blooomberg

Songdo, Coreia do Sul

Construído no que é basicamente um pedaço de areia não muito longe de Seul na Coreia do Sul. Foi construída como a própria definição de uma "cidade inteligente" (ou pelo menos vai ser quando for concluída em 2018). Os eletrodomésticos são controlados por aplicativos em "smartphones", haverá um parque gigante no centro da cidade que compensa as emissões de dióxido de carbono (na verdade, 40% da cidade), e os resíduos de cozinha são sugados diretamente numa vasta rede de túneis que eliminam os desperdício.
© Corbis


Xangai

Xangai é a primeira cidade do mundo que tem trens que flutuam sobre ímãs acima dos trilhos. São oficialmente os trens mais rápidos do mundo pois atingem velocidades até 431 quilômetros por hora. Para além de líder no futuro das viagens, arquitetonicamente a cidade tem o maior número de arranha-céus do mundo. Está também no top 10 da lista das melhores Startups de elevada tecnologia.
© Reuters

Boston

Boston foi uma das primeiras cidades da América com ShotSpotter, uma nova tecnologia de detecção de tiros que pode identificar instantaneamente quando uma arma foi disparada e notifica automaticamente a polícia. No futuro, a tecnologia pode acumular dados para ajudar a polícia a deter o crime antes mesmo de começar. Outros projetos inovadores incluem aplicativos de smartphone  para prevenir o departamento de serviços públicos quando há buracos, ataques criminosos e outros problemas. E, claro, Boston é a "casa" do MIT - Massachusetts Institute of Technology - onde os próximos grandes desenvolvimentos tecnológicos estão sempre a acontecer.
© Getty Images

Dubai

Uma pista de esquiar no meio de um deserto? O edifico mais alto do mundo? Um mapa criado por ilhas artificias? Hotéis embaixo de água? Dubai é uma das cidades mais futuristas do mundo e tudo feito com o luxo em mente, sempre pensando em mais e melhor. Tem, por exemplo, o maior sistema de metropolitano automatizado do mundo.
© Getty Images

Helsinque, Finlândia

Além de incentivar os percursos pedestres, a cidade criou um aplicativo de smartphone que cruza os aplicativos atuais Citymapper e Uber: calcula rotas, integrando todas as diferentes opções de transporte que a cidade oferece e também lhe permite pagar antecipadamente através da app. Helsinque já mostrou que é top de linha quando se trata de fazer o transporte mais fácil para os seus moradores, a app em breve irá integrar os horários dos ônibus locais. Também há acesso wi-fi em toda a cidade.
© Getty Images

Hong Kong

Recuando no tempo em 1997, Hong Kong introduziu o Octopus, um sistema de cartão inteligente sem contato, que agora pode ser usado em tudo, desde o transporte público para máquinas de venda automática e parquímetros para lojas de fast food. O  seu objetivo é " Tornar a vida diária mais fácil ", o que parece ser uma boa indicação para Hong Kong, onde a tecnologia, tais como cartões de identidade inteligentes e leitores de impressões digitais permitem - por exemplo - que os moradores passem pela alfândega.
© REX/Paul Brown

Londres

Londres, seguiu Hong Kong com o cartão Oyster para transportes, e lançou no ano passado uma forma de pagamento sem contato através de cartões de débito. Londres já tem uma taxa de congestionamento e regime de aluguel de bicicletas para reduzir o tráfego e as emissões e wi-fi na maioria das estações de metrô. Agora espera-se uma nova frota de trens sem condutor, até ao final deste ano.
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Rio de Janeiro

O Rio tem investido muito em muitas infraestruturas, especialmente com as Olimpíadas de 2016 à vista. Salientamos a criação de um centro de operações com a empresa de tecnologia IBM. O centro de comando central vai coletar dados de 30 secretarias municipais diferentes, tais como a polícia, transporte e eletricidade, para ajudar a reprimir o crime e ajudar a responder a eventos em tempo real.
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Singapura

Singapura construiu um enorme parque "eco-friendly"  formado por estruturas em forma de árvore única, até 16 andares de altura, que recolhe a chuva e a energia solar, absorve o calor e proporciona sombra aos visitantes e residentes. A cidade é tão verde que não tolera o desperdício. O tráfego tem tendência para aumentar pelo que a cidade introduziu uma rede de câmeras em tempo real, sensores e GPS para monitorizar o tráfego e prever onde será o congestionamento.
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Seul

O Ministério da Ciência da Coreia do Sul anunciou que vai lançar 5G em 2020, e Seul é esperado para ser o campo de testes para esta nova tecnologia. Seul é o lar de mais de 10.000  pontos gratuitos de wi-fi, por isso haverá uma infinidade de lugares para experimentar a conexão 5G. Para fazer melhor uso da sua conectividade, a cidade tem entregue smartphones em segunda-mão a idosos residentes, pessoas com deficiência ou com baixos rendimentos.
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Tóquio

Tóquio tem estado sempre um passo à frente do resto do mundo. Agora a capital do Japão ganhou a licitação para os Jogos Olímpicos 2020 e está planejando uma aldeia olímpica futurista em que todo o aquecimento e energia virá de energia "limpa" de hidrogênio, que produz apenas água como subproduto. A aldeia olímpica pode tornar-se um modelo para futuras cidades limpas e inteligentes.
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Fonte: MSN/PT


"Eu temo o dia em que a tecnologia ultrapasse nossa interação humana, e o mundo terá uma geração de idiotas." - Albert Einstein -


domingo, 19 de junho de 2016

Prora o projeto de resort ambicioso de Hitler


Prora foi desenhado pelo arquiteto Clemens Klotz para ser uma colônia de férias, composta por oito edifícios idênticos sob a organização da Kraft durch Freude (organização política da Alemanha Nazi com o objetivo de organizar, controlar e sincronizar as atividades de lazer da população alemã, foi criada em 1933). Esteve em construção entre 1936 e 1939.

Localiza-se na ilha Rügen, Alemanha, era um projeto imponente, acomodaria 20 mil turistas. Os edifícios se estendem ao longo de um comprimento de 4,5 km e são cerca de 150 metros da praia. Os planos de Hitler para Prora eram muito mais ambiciosos, inclusive queria que fosse convertido em um hospital militar em caso de guerra.

Em novembro de 2006, a agência federal para o setor imobiliário adquiriu o Bloco 5. Com o apoio financeiro do governo federal e do estado de Mecklenburg-Vorpommern em julho de 2011, foi aberto o hotel da juventude com 96 quartos.

Em 2010 os blocos 1 e 2 um grupo de investidores germano-austríaco anunciaram que serão reformados e destinados a habitação para idosos e um hotel com 300 camas, quadras de tênis e um pequeno centro comercial.

Na Primavera de 2013, os desenvolvedores começaram a comercialização de apartamentos remodelados no "Colossus" por até 700.000 euros cada. Atualmente quatro dos edifícios estão em processo de reconstrução, um quinto é usado como albergue da juventude, enquanto os restantes estão em ruínas.


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© Google maps

"Prora" é o nome do hotel mandado construir por Hitler anos antes do início da II Guerra Mundial.
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© Google maps

A construção do hotel surgiu no âmbito do programa "Kraft durch Freud", que significa "Força pela Alegria".

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© Google maps

Quando foi planejado, o hotel tencionava fazer frente ao concorrente britânico, Butlins.
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É também chamado de "O Colosso" dado sua dimensão, estende-se por mais de 4 km.
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© Google maps


Uma imagem global do projeto.

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© Google maps

Tem 10 mil quartos que podem acolher até 20 mil pessoas.
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© Google maps

O edifício nunca foi utilizado. A construção foi interrompida a pouco tempo de ser terminada, quando iniciou-se a II Guerra Mundial.
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Trabalhavam no local 9 mil pessoas. Todas foram transferidas para fábricas de armas.
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Outro aspecto geral do hotel que nunca foi terminado.
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© Google maps

Todos os quartos têm vista para o mar. O complexo está a apenas 150 metros da água.
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A imagem de um dos corredores.
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© Flickr

O complexo incluiria também um cinema, um teatro, um salão de festas e várias piscinas.

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© Dr. Schorsch /Commons

Durante a II Guerra Mundial serviu de refúgio aos habitantes de Hamburgo, que fugiam para a ilha quando os Aliados bombardeavam o país.
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© Flickr

Com o fim da II Guerra, o complexo passou a ser usado pela Alemanha Oriental para fins militares.
© Flickr

No entanto, o edifício ficou vazio de novo com a queda do Muro de Berlim.

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© Google maps

Durante mais de 20 anos, o edifício esteve abandonado. Mas foi comprado por uma empresa privada.
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© Google maps

Prora foi leiloado por cerca de 2.8 milhões de euros.
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© Google maps

Agora pode ter nova vida: a empresa tenciona transformar o local num complexo de férias.
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© Google maps

Parte ainda continua em ruínas.
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© Flickr

Prora o velho e o novo.
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© freelance



“Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos”. 
- Winston Churchill -


quinta-feira, 16 de junho de 2016

12 estrelas de Hollywood que recusaram grandes papéis


Existem personagens que marcam tanto a carreira de um ator que nunca mais conseguimos desligar um do outro.

Conhecemos os filmes com os personagens que desempenharam o papel, mas e se outros atores, que foram convidados e recusaram tivessem feito o papel, o sucesso seria o mesmo?  

E quem não se lembra daquele "cruzar" de pernas de Instinto Fatal? Kim Basinger não quis interpretar a Catherine Tramell de "Basic Instint" (1992), e assim, Sharon Stone deixou a sua grande marca em Hollywood.
© acervo.oglobo sharon

© Alan Light kim/Commons kim


Jodie Foster deu uma prova do seu enorme talento quando interpretou a Clarice Starling em "O Silêncio dos Inocentes" (1991). Porém, a atriz só ficou com o papel porque a primeira escolha para interpretá-lo, Michelle Pfeiffer, se recusou a trabalhar no filme por considerá-lo demasiado violento.
© Greg Wiliams Jodie


© Jeremiah Christopher/Commons Michele


Inicialmente deveria ter sido Mel Gibson a interpretar Batman nas versões de Tim Burton para o papel do herói. Porém, o ator recusou-se por acreditar que a produção seria um fracasso. Michael Keaton ganhou o papel e alcançou o papel de galã do cinema no início dos anos 90.
© Georges Biard/Commons Mel


© Gage Skidmore/Commons Michael


Al Pacino recusou o papel de Han Solo nos primeiros filmes da saga "Guerra das Estrelas", nas décadas de 70 e 80. Sortudo ficou Harrison Ford, que ganhou mais um grande personagem para o seu rico historial no mundo da ação.
©  Fansshare




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Tudo porque Jack Nicholson considerava melhor que alguém com sangue italiano interpretasse o personagem, Al Pacino conquistou para si um dos papéis mais importantes da sua carreira, o de Michael Corleone na trilogia 'O Padrinho'. 
© Thomas Schulz/Commons Al Pacino


© Michael Tighe Archive Jack


Julia Roberts dispensou o papel de Leigh Anne Tuohy no filme "The Blind Side". Sandra Bullock agarrou a oportunidade e venceu o Oscar de Melhor Atriz.
©  Dan MacMedan/WireImage Julia


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Como o veterano Sean Connery não gostou da ideia de fazer o Gandalf da trilogia de "O Senhor dos Anéis", acabamos por ver outro grande ator, Ian McKellen desempenhar, e muito bem, o papel.
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© feelgrafix Ian


E se o venerado Ferris Bueller de "Ferris Bueller's Day Off" (1986) fosse interpretado por Johnny Depp em vez de Matthew Broderick? Teríamos gostado mais do filme mais? Menos? Da mesma forma? Nunca o saberemos. O que sabemos é que Depp recusou o papel, que veio a ser o mais relevante da vida de Broderick.
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© Georges Biard/Commons deep



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Um dos filmes mais rentáveis da história, "Avatar" (2009) foi protagonizado por Sam Worthington. Matt Damon dispensou o papel.
© Eva Rinaldi/Commons Sam



© Biography Matt


Sarah Jessica Parker é praticamente um sinônimo de Carrie Bradshaw, a sua extravagante personagem na série e nos filmes de "Sex and the City". Sabiam que a primeira escolha para o papel principal foi a atriz Dana Delany?
© David Shankbone/Commons sara



©  Alan Light/Commons dana


Bette Midler foi a primeira convidada para protagonizar "Sister Act" (1992). Mas ela achou que o papel ficaria melhor nas mãos de Whoopi Goldberg
© dbking/Commons bette



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Imaginemos John Travolta como "Forrest Gump" (1994), não? Tom Hanks ficou com o personagem, numa interpretação que lhe rendeu um dos seis Oscars que teve o filme.
© Pinterest travolta


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© Getty Images 


Referências: MSN/Commons



"A sorte não existe. Aquilo a que chamais sorte é o cuidado com os pormenores." - Winston Churchill -