quarta-feira, 9 de setembro de 2015

15 municípios brasileiros onde mais de 40% da população é analfabeta


Para fins estatísticos, analfabeta é a pessoa acima de 15 anos que não sabe ler e escrever pelo menos um simples bilhete. O analfabetismo é um grave problema na maioria dos países subdesenvolvidos, comprometendo o exercício pleno da cidadania e o desenvolvimento socioeconômico do país.

A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.

A Revista Exame divulgou uma lista com os 30 municípios onde quase metade da população é analfabeta. Veja a lista completa dos 30 municípios, aqui 



1 - Alagoinha do Piauí - 44,4% da população é analfabeta

Alagoinha do Piauí é um município brasileiro do estado do Piauí. O município tem 7.349 habitantes e foi criado em 1986. IDH-M 0,576.



2 - Minador do Negrão - 43,8% da população é analfabeta

É um município brasileiro do estado de Alagoas. População 5.280 habitantes, foi criado em 1962. IDH-M 0,569.


3 - Caraúbas do Piauí - 43,8% da população é analfabeta

Município brasileiro do estado do Piauí, criado em 1997, população 5.522 habitantes. IDH-M 0,487.

Reprodução Google Street View


4 - Caxingó - 43,7% da população é analfabeta

É um município brasileiro do estado do Piauí. Criado em 27 de dezembro de 1995 e tem população de 5.039 habitantes. IDH-M 0,5.


5 - Paquetá - 43,6% da população é analfabeta

Município do estado do Piauí, criado em 26 de Janeiro de 1994, população 4.147 habitantes. IDH-M 0,529.


6 - Vera Mendes - 43,9% da população é analfabeta

É um município brasileiro do estado do Piauí. População 2.987 habitantes. IDH-M 0,515.
Reprodução Google Street View


7 - Massapê do Piauí - 43,4% da população é analfabeta

Município brasileiro do estado do Piauí. Fundação 13 de Dezembro de 1995, população 6.325 habitantes. IDH-M 0,504.
Reprodução Google Street View


8 - Salgadinho - 43,2% da população é analfabeta

É um município brasileiro do estado de Pernambuco. Foi criado em 1963, população 10.252 hab. IDH-M 0,534.
Reprodução Google Street View


9 - Pedro Régis - 42,8% da população é analfabeta

Município no estado da Paraíba. Criado em 29 de abril de 1994, população 5.779 habitantes. IDH-M 0,532.


10 - Traipu - 42,6% da população é analfabeta

É um município brasileiro do estado de Alagoas. Fundação 1892, população 27.648 habitantes. IDH-M 0,532.


11 - São José da Lagoa Tapada - 42,3% da população é analfabeta

Município do estado da Paraíba. Fundação 28 de julho de 1959, população 7.564 habitantes. IDH-M 0,551.


12 - Olho d'Água Grande - 41,9% da população é analfabeta

É um município brasileiro do estado de Alagoas. Criado em 1962, população 4.957 habitantes. IDH-M 0,544.


13 - Branquinha - 41,5% da população é analfabeta

Município brasileiro do estado de Alagoas. Fundação 1962, população 10.586 habitantes. IDH-M 0,513.
Imagem G 1


14 - Mato Grosso - 41,5% da população é analfabeta
É um município no estado da Paraíba. Criado em 1994, população 2.702 hab. IDH-M 0,553.
Fonte da imagem


15 - Cuité de Mamanguape - 41,2% da população é analfabeta

Município no estado da Paraíba. Criado em 1994, população 6.198 hab. IDH-M 0,544.
Fonte da imagem


Referências: Wikipédia - Exame - IBGE Censo 2010.



“A alfabetização é a primeira coluna da estrutura social; o analfabetismo pode ser a segunda.” – Carlos Drummond de Andrade -


terça-feira, 8 de setembro de 2015

Dormir como um anjo é possível, em um mosteiro


Estas paredes foram projetadas exatamente para criar um espaço de paz, reflexão, isolamento. Imagine dormir em um local em que não se ouve buzina de carro nem a confusão dos transeuntes, alguns deles não se pode ouvir até mesmo o som de uma televisão distante.

São mosteiros ativos que oferecem serviços de cuidados paliativos, ou abadias que deixaram os seus fins religiosos para se tornar um hotel, na Espanha.


Monasterio de Poblet, Tarragona - Província de Tarragona - Catalunha

Seu tamanho impressiona de longe. A pousada é um ponto de referência para a gestão ambiental, o que lhe rendeu um prêmio da Associação Europeia de Energias Renováveis.

elfandarilha© Jose Goncalves/Creative Commons



Hospedería San Martín Pinario, Santiago de Compostela - Galiza, noroeste da Espanha.

É um edifício do século XVI perfeitamente preservado. A calma do claustro ao pôr do sol, ler um livro, enquanto toma chá no jardim ou desfrutar de um sorvete tradicional na sala de recepção, são algumas das atmosferas diferentes que podem ser apreciadas em um lugar onde cada pedra fala da história.
elfandarilha© José Mario Pires/Creative Commons



Mosteiro de Santa María de Huerta - Santa Maria de Huerta, Soria

Não podemos perder uma visita ao refeitório, grande, uma jóia da arquitetura gótica em Espanha. Aqui você pode caminhar, ler, meditar ... 
elfandarilha
© Ecelan/Creative Commons



Monasterio de Santa María del Olivar - Estercuel

Aqui impossível ouvir o barulho dos carros, porque há apenas uma estrada asfaltada que leva des Township Estercuel para o mosteiro.
elfandarilha© Cedida por: Turismo de la comarca de Andorra-Sietencontramos



Real Monasterio de Guadalupe, Cáceres

Aqui é comum você se deparar na estrada com um hóspede que aprecia um bom livro em uma das margens do mosteiro, e aqui é fácil encontrar um lugar privado para desfrutar do silêncio e tranquilidade.
elfandarilha© Jörn Wendland/Creative Commons


Mais informações AQUI


“A arte, para os que não se enclausuraram todos nela como nos muros de um mosteiro, poetiza singularmente a existência.” - Eça de Queiroz -


segunda-feira, 7 de setembro de 2015

16 muros que separam povos


Duas décadas após a queda do "muro da vergonha" - o muro de Berlim - ainda há barreiras físicas que continuam a dividir países sociedades e culturas. Quando caiu o muro de Berlim haviam 16 barreiras a separar povos, hoje são 66.

O penúltimo começou a ser construído na Hungria em Julho. Os motivos para as construções variam e podem ter origem mais ou menos longínquas, mas a intenção é normalmente clara: separar e isolar territórios e povos.

O mais recente foi construído pela chefe do executivo brasileiro para impedir manifestações contrárias ao seu governo nas comemorações do Dia da Independência.


Irlanda Católica-Irlanda Protestante
Em Belfast os "muros da paz" dividem as duas comunidades. Atualmente existem 99 barreiras na cidade de Belfast e outras semelhantes na cidade de Derry. Somam um total de aproximadamente 5 km.
Foto: Nick (CC)



Coreia do Norte-Coreia do Sul
Foi construído há 60 anos o objetivo era reforçar uma separação ideológica e política. Tem 241 km e nos últimos anos muitas pessoas morreram tentando atravessar a fronteira ilegalmente.
elfandarilhaFoto: CC BY 2.5 – Mattflaschen


Índia-Bangladesh
Tem 4.093 km está entre os maiores do mundo. A construção foi aprovada pelo Parlamento indiano em 1986 para evitar a entrada de imigrantes ilegais. A construção teve início em 1993 e estima-se que tenham morrido 800 cidadãos desde o ano 2000.



Índia-Paquistão
Começou a ser construído em 2003 depois de um acordo de cessar-fogo e é conhecido como "Linha de Controle". Índia e Paquistão são rivais desde 1947, desde então defrontaram-se em três guerras, uma das quais pela disputa do território de Caxemira.
Crédito: Mukesh Gupta/Reuters



Bagdá
Militares norte-americanos construíram em 2007 um muro no distrito de Adhamiya , Bagdá, com a finalidade de separar a comunidade sunita e xiita. Tem cerca de 5 km e apesar de ter sido apresentada como uma medida provisória, ainda continua de pé.
Foto: Kai Weidenhöfer


Geórgia-Ossétia do Sul
As tropas russas começaram a construir esta barreira com 400 km em 2014 entre a Geórgia e a Ossétia do Sul, território reconhecido pela Rússia como Estado soviético. Com isso a aldeia Dvani ficou dividida. Em 2008 a Geórgia e Rússia travaram uma guerra na região, que terminou com a retirada das tropas da Geórgia.


Chipre
Há mais de 40 anos Chipre é um país dividido por uma linha de 180 km controlada pelas Nações Unidas, que separa cipriotas gregos de cipriotas turcos. Foi criada em 1974, quando a Grécia ditatorial tentou anexar a ilha e a Turquia ocupou a parte norte do território, para proteger a minoria muçulmana. A entidade não é reconhecida internacionalmente e é um entrave à entrada da Turquia na União Europeia.
Stéphane M. Grueso / Wikimedia Commons


Cisjordânia-Israel
Começou a ser construído em 2002 e tem 676 km. O que é para Israel uma "parede de segurança" é para os plestinos um "muro de apartheid". Os israelitas afirmam que a divisão provocou uma diminuição do número de ataques suicidas, os palestinos vêem na barreira uma dificuldade para o reconhecimento do país como Estado independente. Os papas Bento XVI e Francisco visitaram o muro e apelaram para que fosse derrubado.
elfandarilha
Foto: Jacob Rask from Alingsås


Israel-Faixa de Gaza
Os dois territórios estão divididos desde 1994 por um muro que é protegido por tropas israelitas. Estende-se por aproximadamente 64 km e há apenas alguns pontos onde é permitida aos cidadãos a travessia da fronteira.
Foto: FINBARR O'REILLY / REUTERS


Egito-Faixa de Gaza
Foi construído em 2009 após um acordo entre o governo egípcio e o israelita. O Egito concordou com a criação de uma zona tampão entre o seu território e a Faixa de Gaza e destacou tropas para impedir militantes ou contrabandistas de ultrapassar a linha da fronteira. Em conjunto com a parte israelita, a barreira fica com 255 km de extensão.
Foto DENIS POROY/AP


Bulgária-Turquia
Em 2014 o governo búlgaro começou a reforçar o controle da sua fronteira com a Turquia. Uma das medidas foi a construção de 160 km de muro ao longo da fronteira, um dos principais pontos de contrabando para o autodenominado Estado Islâmico, que opera na Síria e Iraque. O objetivo é diminuir o fluxo de imigrantes e prevenir ataques terroristas.
elfandarilhaFotos: Andrew Testa /The New York Times


Hungria-Sérvia
Esta barreira começou a ser construída em julho de 2015, deverá estender-se por 175 km para diminuir o fluxo de de imigrantes que utilizam a rota dos Balcãs para alcançar a Europa Ocidental. A decisão teve apoio da maioria parlamentar, mas foi muito contestada pela Sérvia.
Foto LASZLO BALOG/REUTERS



Marrocos-Saara Ocidental
A parede de areia que separa o Marrocos do Saara Ocidental foi construída em 1987. Tem aproximadamente 2.700 km e é a segunda maior barreira de segurança do mundo. Sua finalidade é por fim aos ataques de tropas separatistas no Saara Ocidental. Ainda é guardada por trincheiras, arame farpado, minas terrestres bem como um número substancial de soldados.
Foto: CC BY-SA 2.0 Dzlinker



Espanha - Marrocos
Tem aproximadamente 15 km e seu objetivo principal é impedir a entrada ilegal de cidadãos africanos na União Europeia. Estão em Ceuta e Melilla e separam a Espanha do Norte da África.
Foto: Wikimedia Commons


EUA-México
A construção teve início em 1991 e já ocupa 1/3 da extensão da fronteira entre os dois países, de cerca de 3.200 km. Em 1992 os Estados Unidos decidiram intensificar o controle de segurança sob a alçada da chamada "Operação Guardião". Tem como principais objetivos, diminuir a imigração ilegal e a violência.
Foto: Domínio Público


Brasília - Brasil
Um muro de 2 m de altura cercou o local onde se realizaria o tradicional desfile e cerimônia do 193º Dia da Independência. Não é comum no Brasil que se faça a segurança de autoridades com a instalação de muros.
Fotos: Twitter


Que ninguém nos ouça, mas... 

“Se você se sente só é porque construiu muros em vez de pontes.”

Antoine de Saint-Exupéry


domingo, 6 de setembro de 2015

Fotografias fascinantes nem parecem reais



Dependendo do ângulo podemos fazer fotos incomuns, bem como ilusões de ótica.


- A fotografia abrange várias áreas da vida e do cotidiano, é este mecanismo que no permite eternizar um momento.

As ilusões surgem quando os “julgamentos” implícitos na análise inconsciente da cena entram em conflito com a análise consciente e raciocinada sobre ela.


Realmente parece ter sido aparadas com Photoshop.
elfandarilha© Reddit


Assim ficaram estas árvores na Hungria, marcando o ponto alto do derramamento de lama de alumínio tóxico.
elfandarilha© Reddit


Como você vê esse vestido?
elfandarilha
© Pinterest


Em Dubai este barco parece flutuar no ar.
elfandarilha© http://emgn.com/


Pilhas de madeira e uma piscina.
elfandarilha© Florian Schaller


Um terremoto deformou estes trilhos de trem.
elfandarilha© Flickr


Cupins ou fogo? O estrago foi grande.
elfandarilha© Pinterest


Edifício em Paris, apenas olhando e maré.
elfandarilha
© Reddit


Escultura na Nova Zelândia.
elfandarilha© otherside


Salar de Uyuni, o maior lago de sal do mundo, na Bolívia.
elfandarilha© Chechevere 


Oxenhope Bradford County, Inglaterra.
elfandarilha© Brian Middleton


Granada, a Alhambra e Sierra Nevada, Espanha. 
elfandarilha© Guido Montanes Castillo


Paisagem de Gansu, na China.
elfandarilha© Pinterest


Gelo na Suíça.
elfandarilha

© Randall Stevens



"Não há beleza perfeita que não contenha algo de estranho nas suas proporções". - Francis Bacon -


quinta-feira, 3 de setembro de 2015

10 das mais horripilantes estradas do planeta


A mais velha estrada asfaltada conhecida do mundo foi estabelecido no Egito em algum momento entre 2600 e 2200 a.C.

A estrada é uma via, rota, ou caminho em terra entre dois lugares que tem sido pavimentadas ou não melhoradas para permitir a viagem por algum transporte, incluindo um cavalo, carro, bicicleta ou automóvel. Incluindo pontes, túneis, estruturas de apoio, entroncamentos, cruzamentos, intercâmbios e estradas com portagem (pedágios), mas não ciclovias.

Seja por aventura ou até mesmo pela curta distância a ser percorrida, muitas vezes o avião não é o meio escolhido por alguns turistas. Entre as escolhas estão viagens de trem, cruzeiros, aluguéis de carros ou mesmo os famosos mochileiros. Por isso algumas estradas ao redor do mundo são preparadas para receber turistas, contendo informações bilíngues e sendo verdadeiras atrações por si só.

Entre os destinos turísticos para os viajantes aventureiros e mais corajosos existem as estradas que margeiam penhascos, sinuosas e algumas com histórias sombrias. Apresentam um visual que impressiona, pela quantidade de curvas íngremes e proporcionam uma visão deslumbrante, conheça 10 destas estradas.

Estrada Passo do Stelvio, nos Alpes Italianos
A estrada Passo do Stelvio, nos alpes italianos, é uma das mais altas, mais belas e mais perigosas de toda a Europa.Percorre 140 km entre as cidades de Stelvio e Bormio, próximo à fronteira com a Suiça. Fica 2700 metros de altura e possui cerca de 60 curvas.
© Shutterstock


Colorado State Highway 82 - Estados Unidos
Localizada próximo à cidade de Aspen, no Colorado, famoso destino de esqui nas Montanhas Rochosas. O local é cheio de declives íngremes, curvas apertadas, e trechos estreitos onde apenas um carro pode passar por vez. Está a mais de 3600 metros acima do nível do mar. Durante o inverno a estrada fica fechada.
© Shutterstock


Túnel de Guoliang - China
A história desta rodovia remete aos anos 1970, quando as montanhas de Taihang serviam de abrigo para um pequeno povoado - com cerca de 300 pessoas -
Totalmente isolado do resto da China, a Vila de Guoliang. Nos anos 1970 as montanhas de Taihang serviam de abrigo para cerca de 300 pessoas de um povoado. Para não correr riscos pediram ao governador que construisse uma estrada, como não foram atendidos, construíram-na por conta própria, abrindo um túnel em meio às montanhas, deixando janelas, para jogar os entulhos da escavação. Continua perigosa, há trechos que a largura da pista não ultrapassa 4 metros e ainda assim é mão dupla.
© Shutterstock


Trollstigen - Noruega
É uma das rodovias mais conhecidas da Europa, são 11 curvas sinuosas e inclinações acentuadas, emoldurada por vales, montanhas, lagos e cachoeiras.
© Shutterstock


Saddle Road, Estados Unidos
Apesar de ser uma estrada muito bem pavimentada pode ser tornar perigosa, com os intensos nevoeiros, comuns na região e os inúmeros trechos irregulares e repletos de lombadas. É também chamada de "Hawaii Route 200".
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Dalton Highway, Alasca
É das mais penosas e perigosas do planeta. Ao longo do percurso mais de 660 km, as temperaturas são de congelamento, estradas de cascalho,a avalanches, tempestades de neve, e a ausência quase total de sinal de celular. Já foi cenário até para um reality show de motoristas aventureiros, nos Estados Unidos.
elfandarilha© Shutterstock


Dades Gorge - Marrocos
Um conjunto de vales áridos e a pista sinuosa. Esta é a estrada de Dades Gorde, um trecho da rodovia que corta uma parte da Cordilheira do Atlas, em Marrocos. O zigue-zague de curvas leva à aldeias remotas, palmeiras e rios que formam um belo cenário.
© Shutterstock


California State Route 1 - Estados Unidos
É uma das mais famosas estradas do Estados Unidos. Um dos lugares mais conhecidos é a Bixby Creek Gorge, na Big Sur. A paisagem é deslumbrante, entre as montanhas e as águas geladas do Pacífico.
© Shutterstock


Tail of the Dragon - Estados Unidos
O nome não é por acaso. Estre trecho da U.S.Route 129 tem 318 curvas em um percurso de 17 km na divisa entre os estados da Carolina do Norte e Tennesse. É muito frequentado por motociclistas. Entretanto o número de acidentes é tão alto que existe um pequeno "memorial" improvisado em uma árvore, chamada "árvore da vergonha". Lá estão destroços de motos para "homenagear" os pilotos.
© Creative Commons/drich78/Flickr


Camino a Los Yungas - Bolívia
A Estrada Yungas, também conhecida como estrada da morte é uma estrada de cerca de 80 km de extensão, ligando a cidade de La Paz e região de Los Yungas, a nordeste. Famosa por seu extremo perigo e o número de mortes em acidentes de trânsito por ano (uma média de 209 acidentes e 96 pessoas mortas por ano). Atualmente, existe uma estrada mais moderna e mais seguro conectando La Paz com as Yungas que substituiu este itinerário, eliminando a Rota 3.
© Creative Commons/Claire POUTEAU

Fonte: MSN


"Não siga a estrada, apenas; ao contrário. Vá por onde não haja estrada e 
deixe uma trilha." - Ralph Waldo Emerson -