sábado, 1 de maio de 2021

Após 15 estados de emergência, Portugal tem desconfinamento quase total


O Governo decidiu antecipar a quarta e última fase do plano de desconfinamento com início decretado para as 00:00 de sábado, 1.º de Maio, mantendo-se, porém, o "dever cívico de confinamento".
Após 15 estados de emergência, Portugal tem desconfinamento quase total
Facebook - Jornal Reconquista
Três meses e meio depois do segundo confinamento geral o Presidente da República anunciou na terça-feira o fim do estado de emergência, o 15.º desde o início da pandemia. A nova fase aplica-se a 270 dos 278 concelhos do Continente.

Teremos o regresso dos grandes eventos exteriores e dos interiores, com diminuição da lotação, esta fase prevê o levantamento das restrições horárias dos restaurantes, cafés e pastelarias, que têm de limitar a seis o número de pessoas nas mesas, no interior, e a 10, nas esplanadas.

O regresso de todas as modalidades desportivas e da atividade física ao ar livre e nos ginásios, bem como dos casamentos e batizados, embora com apenas 50% da lotação, constam também do plano.

Fronteiras terrestres com Espanha reabrem. As fronteiras estiveram fechadas desde janeiro devido à pandemia de covid-19, sendo apenas permitida a passagem, em 18 pontos autorizados.
Após 15 estados de emergência, Portugal tem desconfinamento quase total
Outdoor em Estações Comboios de Lisboa

O Primeiro-Ministro António Costa revelou que foi pedido aos peritos responsáveis pelo aconselhamento técnico do plano de reabertura que "preparem agora o conjunto de regras que deve vigorar em todo o país a partir do momento em que toda a população com mais de 60 anos esteja vacinada". Uma situação que as autoridades esperam registar-se no final do mês de maio.

Quanto ao uso de máscaras:

“Não quero antecipar o que vai estar previsto no plano, mas, se tivéssemos de fazer uma aposta, diria que em 99,999999% a probabilidade é que a obrigatoriedade do uso de máscara se prolongue até atingirmos pelo menos o grau de imunização de grupo no final de Verão".


"Este vírus é o inimigo público número um de todo o mundo". - Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitais Privados -