quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Quantos destes gestos já não fazemos mais?


Com o advento da tecnologia, há muitos gestos que não fazemos mais, como para memorizar o número de telefone dos nossos amigos ou escrever "obrigado" em um post-it. Essas pequenas ações encarna a essência da simplicidade, mas hoje nós esquecemos.

Lembrar números de telefone

Os números de telefone dos nossos pais, dos nossos melhores amigos e nossos parceiros, lembrá-los pelo coração e poderíamos digitá-los cegamente. Hoje, no entanto, nós preferimos não treinar a memória através da gravação de todos eles ao telefone.
elfandarilha
© Tatomm/Getty Images

Telefone de mesa

Muito de nosso tempo livre até alguns anos atrás, foi dedicado a ouvir amigos em uma linha de telefone fixo. A maioria dos telefones clássicos foram mais tarde substituídos por sem fio e, finalmente, por celulares. Mas o encanto de estar sentado ao lado do aparelho nunca desvanece.
elfandarilha
© schimke/Getty Images

Colar as fotos no álbum fotográfico

Fazer álbuns de fotos era a melhor maneira de preservar memórias e fotografias. Hoje, no entanto, as imagens são preservadas muito bem no disco rígido, na nuvem virtual e também podem ser transferidos sem dificuldade. Para isso, imprimir fotos e colá-las em um álbum parece um gesto antigo.
elfandarilha
© Eddisonphotos/Getty Images

Coleção de CDs

Ter uma enorme coleção de CDs foi um fato para se orgulhar. Agora, com a capacidade de download de música digital no laptop, CDs e música tornou-se menos comum.
elfandarilha
© moodboard/Getty Images

Marcar o tempo no relógio para saber a duração exata

Houve um tempo em que para saber o tempo de duração de uma chamada era um grande problema. Agora, rodeado por relógios em todos os lugares (no laptop, mas especialmente no smartphone), é escusado será dizer que não nos serve mais.
elfandarilha
© Andreas Rentz/Getty Images

Chamada para informar-se sôbre horários de filmes

O filme on-line e a possibilidade de reservar bilhetes para o cinema atualmente as informações de calendários de show é dispensável.
elfandarilha
© Bob Koller / NY Daily News Archive via Getty Images

Gravar programas de TV em cassetes de vídeo

Gravávamos nossos programas favoritos em fitas de vídeo. Hoje ninguém faz mais, especialmente porque cada broadcast, filme ou episódio está disponível on-line ou através de serviços especiais pagos.
elfandarilha
© Kirby Hamilton/Getty Images

Guardar recortes

Enquanto liamos os jornais, cortaávamos os artigos ou as fotografias mais interessantes, ou aqueles que se destinava a ler em outro momento. Hoje, no entanto, cada jornal tem uma versão on-line ou pdf, e isso quase nao é feito mais.
elfandarilha
© David Giesbrecht / NBC / NBCU Photo Bank via Getty Images

Enciclopédia na biblioteca

Os grandes enciclopédias que encheram nossas bibliotecas foram substituídas por enciclopédias online que podem ser baixados em PCs ou em telefones e consultadas a qualquer momento.
elfandarilha
© photogl/Getty Images

Usar as cabines de telefone

As cabines de telefone já não são vistas nas nossas estradas, e quando os vemos nos parecem objetos do passado. Dado o amplo uso de telefones celulares, não são mais necessárias.
elfandarilha
© Bruce Leighty/Getty Images

Sempre ter dinheiro em espécie 

Hoje podemos nos dar ao luxo de sair de casa com pouco dinheiro. É possível fazer pagamentos em quase todos os lugares por débito ou cartão de crédito.

© PHILIPPE LOPEZ/AFP/Getty Images

Dar livros como presentes

Alguns dão ainda, e há aqueles que gostam de receber como presentes. Mas a doação de livros tornou-se uma escolha óbvia fora do tempo: é mais simples baixá-los diretamente no tablet ou no Kindle.
elfandarilha
© Kate Hiscock/Getty Images

Revelação de fotos em rolos

Depois de um feriado ou cerimônia, todos iam ao fotógrafo para revelar os nossos filmes fotográficos. Esta ação romântica foi suplantada pelo uso de câmeras digitais que permitem muitas imagens, sem nenhum custo, para vê-los em tempo real e até mesmo editá-las.
elfandarilha
© Anelina/Getty Images

Pagar com cheques

Até recentemente, grandes somas era preferível pagar com cheques, mas agora temos cartões de crédito e débito que tornam a vida mais fácil.
elfandarilha
© YinYang/Getty Images

Trazer mil moedas

Era necessário usar uma carteira específica para a moeda, para usar no telefone público. Mas agora nós preferimos não adicionar peso para os nossas bolsas.
elfandarilha
© Ulrich Baumgarten via Getty Images 

Posts no post-it

Eram usados para escrever mensagens de agradecimento e muito mais no post-it amarelo. Hoje são poucos os que fazem gestos semelhantes.
elfandarilha
© draganajokmanovic/Getty Images

Comprar passagens em uma agência de viagens

Alguns portais de reservas online são visitados por muitos viajantes, tendo assim reduzido a necessidade de visitar uma agência física de viagens.
elfandarilha
© stocknroll/Getty Images

O livro de telefones

Já vão anos desde a última vez que usamos o livro de telefone. Desde que os telefones móveis tornaram-se parte integrante de nossas vidas, nós paramos de comprar e usá-lo para gravar números de parentes.
elfandarilha
© LiaYank/Getty Images

Caneta e agenda

Com a conquista dos telefones, perdemos o hábito de tomar notas sobre a agenda que levávamos na bolsa.
elfandarilha
© VioNet/Getty Images

Gravar fitas cassetes mistas

Gravar fitas cassete mistas era um hobby de muitas pessoas que foram parando de fazê-lo. Raramente vemos uma pessoa a gravar CDs ou cassetes para dar aos amigos ou para ouvir durante o piquenique.
elfandarilha
© itakdalee/Getty Images

Observar a estrada no mapa de papel

Quando fazíamos uma viagem, sempre olhávamos os enormes mapas de papel. Hoje o espírito da viagem foi substituído pelos aplicativos móveis e de software que dão indicações sobre o caminho para o destino que queremos alcançar.
elfandarilha
© Clare Lawrence/Getty Images

Escrever cartas à mão

As letras escritas à mão representavam o amor em palavras que veio sendo gradualmente perdida com e-mails e mensagens de texto.
elfandarilha
© Anterovium/Getty Images

Ter um rádio analógico

Com os nossos telefones bem equipados, não sentimos a necessidade de ter um rádio analógico para entrar em sintonia com as várias estações. Hoje são artigos decorativos.
elfandrilha
© Artem Barinov/Getty Images 

Despertador tradicional

O despertador tradicional agora é usado por muito poucas pessoas. A maioria de nós têm telefones que nos permitem definir o alarme de uma só vez.
elfandarilha
© bgton/Getty Images

Ver televisão utilizando o tempo em que eles são transmitidos


Nós nos esquecemos os dias em que fizemos os passeios para chegar em casa a tempo de assistir ao nosso programa favorito. Hoje podemos ver a programaão quando queremos.
elfandarilha
© Gerard Launet/Getty Images

Guardar recibos e faturas de contas

Manter uma pasta com todos os documentos relativos às contas era uma exigência até recentemente. Hoje podemos ter acesso online a informações bancárias ou informações de cartão de crédito a qualquer momento.
elfandarilha
© Stockbyte/Getty Images


"A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente." - Albert Einstein -